Q-Max – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
Um Q-Max ou Qatar-Max é um tipo de navio metaneiro, dedicado ao transporte de gás natural liquefeito (GNL). A classificação de Q-Max aplica-se aos navios com as dimensões máximas permitidas para poderem ser recebidos nos terminais de GNL do Qatar. Os navios deste tipo são os maiores transportadores de GNL do mundo.
Descrição técnica
[editar | editar código-fonte]Um navio Q-Max terá de ter um comprimento de 345 m (1 132 pés), uma boca de 53,8 m (177 pés) e uma altura de 34,7 m (114 pés). Tem uma capacidade para transportar 266 000 m³ de gás natural liquefeito. É propulsado por dois motores diesel de baixa velocidade, considerados mais eficientes e amigos do ambiente do que as tradicionais turbinas a vapor. O sistema de reliquefação de bordo permite uma redução das perdas de GNL, produzindo benefícios económicos e ambientais. Em geral, estima-se que os Q-Max consumam menos 40 % e emitam menos 40 % de dióxido de carbono para a atmosfera que os transportes de GNL convencionais.
Referências
[editar | editar código-fonte]- HAYLER, William B., American Merchant Seaman's Manual, Cornell Maritime Press, 2003
- ESPARTEIRO, António M., Dicionário Ilustrado de Marinha (reimpressão), Lisboa: Clássica Editora, 2001
- FONSECA, Maurílio M., Arte Naval (5ª edição), Rio de Janeiro: Serviço de Documentação Geral da Marinha, 1989