Queridas Manhãs – Wikipédia, a enciclopédia livre

Queridas Manhãs
Queridas Manhãs
Informação geral
Formato talk show
Duração 180 minutos
Criador(es) Júlia Pinheiro
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Produção
Apresentador(es) Júlia Pinheiro (2014-2018)
João Paulo Rodrigues (2014-2018)
Cláudio Ramos (2016-2018)
Ana Marques (2018)
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição 16:9
Transmissão original 3 de fevereiro de 2014 - 20 de dezembro de 2018
Cronologia
Querida Júlia
O Programa da Cristina

Queridas Manhãs foi um talk show português transmitido na SIC, apresentado por Júlia Pinheiro, João Paulo Rodrigues, Ana Marques e Cláudio Ramos. O programa estreou a 3 de Fevereiro de 2014 substituindo o seu antecessor Querida Júlia ocupando o horário das 10h00 da manhã até às 13h00.

Entre 3 de Fevereiro de 2014 e 10 de setembro de 2018, o programa foi apresentado por João Paulo Rodrigues e Júlia Pinheiro e a partir de dia 11 de setembro de 2018 e até 20 de dezembro de 2018 (último programa), Ana Marques e Cláudio Ramos substituiram Júlia Pinheiro na condução do programa, visto que Júlia Pinheiro assumiu em outubro do mesmo ano as tardes da SIC com o programa Júlia.

Terminou por não ter conseguido impôr-se frente à concorrência, tendo resultados de audiências aquém do esperado[1] a 20 de dezembro de 2018, sendo substituído pelo O Programa da Cristina em 7 de janeiro de 2019.

Queridas Manhãs é um programa que retrata factos da actualidade e dá destaque a temas e pessoas que marcam a sociedade portuguesa. O programa tem várias rubricas diárias, sendo uma delas conduzida pelo jornalista Hernâni Carvalho, que analisa crimes da actualidade que marquem a agenda noticiosa.[2] Cláudio Ramos aborda os destaques da vida social dos famosos na rubrica "Jornal Rosa" que já existia em Querida Júlia. O passatempo para os telespectadores ganharem dinheiro é o "Furo da Sorte".

Entre 11 de Setembro de 2017 e 6 de Julho de 2018 foi alterado o horário do Queridas Manhãs; assim começa às 09h30 e acaba à mesma hora (13h), pois a rubrica A Vida das Cartas terminou por falta de audiências[3] e o programa Queridas Manhãs ocupará o espaço aberto.

Entre o dia 9 de Julho de 2018 e 20 de Dezembro de 2018, o último programa, o horário voltou ao mesmo, assim entre as 10h da manhã até a 13h.[4]

O Jornal Rosa é a rubrica onde Cláudio Ramos aborda os destaques da vida social dos famosos com notícias que saem nas revistas cor-de-rosa.

Querida Saúde

[editar | editar código-fonte]

A rubrica Os Doutores do extinto programa Boa Tarde, passou para o Queridas Manhãs depois do fim do programa das tardes. Nesta rúbrica os especialistas esclarecem os espectadores sobre os vários problemas de saúde. Em 2016 a rubrica mudou de nome para "Querida Saúde".

Consultório Sentimental

[editar | editar código-fonte]

Esta rúbrica também conta com a opinião de Cláudio Ramos. Os espectadores também podem participar dando a sua opinião e expondo as suas dúvidas.

Atualidade Criminal

[editar | editar código-fonte]

A "Atualidade Criminal" é sempre feita no final do programa. Com comentários de Hernâni Carvalho e com Luís Maia como repórter.

Colaboradores

[editar | editar código-fonte]

Furo da Sorte

[editar | editar código-fonte]

O Furo da Sorte é o passatempo do programa. O objetivo é escolher 4 algarismos, onde a cada algarismo cai uma bola de uma cor, se todas as bolas tiverem a mesma cor o participante ganha o Jackpot mais uma quantia garantida que ganha ao atender o telefone.

  • Durante as férias de Júlia Pinheiro, Rita Ferro Rodrigues chegou a apresentar algumas emissões do programa ao lado de João Paulo Rodrigues. A partir de 2016 isso deixou de acontecer. Na ausência de um dos apresentadores, o colaborador Cláudio Ramos ajuda na apresentação do programa.
  • Na emissão do dia 17 de Novembro de 2014, Júlia Pinheiro sentiu-se mal em direto e teve de abandonar o programa a meio. A apresentadora teve mesmo de receber assistência hospitalar.
  • Na emissão do dia 17 de Agosto de 2016 um "incêndio doméstico" obrigou à interrupção do programa. Segundo Júlia Pinheiro, os bombeiros de Carnaxide chegaram rapidamente e extinguiram o fogo, que a apresentadora classificou de "pequeno incêndio doméstico". O foco de incêndio começou na cantina, numa fritadeira industrial. Por motivos de segurança, todo o estúdio foi evacuado. Não houve feridos a registar. O programa foi interrompido, por volta das 11 horas, tendo sido retomado, mais ou menos, 45 minutos depois. Segundo apurou o JN, o fogo foi controlado em cerca de 25 minutos.

Referências

  1. andrekanas (22 de julho de 2018). «Daniel Oliveira decide terminar com o «Queridas Manhãs»». Quinto Canal. Consultado em 20 de dezembro de 2018 
  2. Raquel Silva (28 de fevereiro de 2011). «Querida Júlia». Espalha-Factos. Consultado em 30 de junho de 2011 
  3. «Já não há "vida nas cartas". SIC termina com programa de tarô e prolonga "Queridas Manhãs" - N-TV». N-TV. 4 de setembro de 2017 
  4. Group, Global Media (9 de julho de 2018). «Mudanças na grelha da SIC. Eis as duas primeiras mexidas de Daniel Oliveira na programação do canal». DN 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]