Quilombo (escola de samba) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo foi uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. Fundada pelos compositores Candeia, Neizinho, Wilson Moreira e Mestre Darcy do Jongo, em 8 de dezembro de 1975.
Sua sede ficava em Fazenda Botafogo, rua Ouseley, 810 – Fazenda Botafogo. Nunca foi filiada a nenhuma liga carnavalesca, não participando de nenhum desfile competitivo.
História
[editar | editar código-fonte]Surgiu como iniciativa dos sambistas para resgatar valores originais do samba, que segundo eles estariam se perdendo em meio ao Carnaval comercial, que excluiria as comunidades.
Buscando o retorno aos desfiles, o Quilombo que nunca deixou de funcionar em sua comunidade com trabalhos sociais e culturais, tem no lançamento do filme Eu sou povo! (que conta sua história) mais um incentivo.[1]
A escola inspirou a criação da GRES Quilombo, em São Paulo, por dissidentes da Barroca Zona Sul.[2]
Referências
- ↑ «Cópia arquivada». Consultado em 23 de agosto de 2008. Arquivado do original em 2 de setembro de 2008
- ↑ Cinthia Gomes, 4ºano de Jornalismo e Gabriela Watson, 3º ano de Rádio e Televisão, para a Fundação Casper Líbero. «Samba e resistência». Consultado em 20 de maio de 2014. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2007
- Web