Emissão alfa – Wikipédia, a enciclopédia livre

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

Por exemplo:

que também pode ser escrito assim:

A partícula alfa é um núcleo de um átomo de hélio. Portanto, a partícula alfa ou “raio alfa’’ é um íon de carga 2+ com dois nêutrons e dois prótons, representado por .[1]

As partículas alfa apresentam grande poder de ionização devido a sua carga. No entanto, seu poder de penetração é inferior ao da partícula beta, dos raios-X e dos raios gama.Antonio Ferrer Soria

Na altura em que foi descoberta a emissão do rádio 226 (1898), por Marie Curie e Pierre Curie, chamou-se ao fenómeno radioactividade ou emissão .

Às partículas emitidas deu-se o nome de partículas apenas por ser a primeira letra do alfabeto grego.

Posteriormente, verificou-se que essas partículas eram um núcleo de hélio, formado por 2 protóns e 2 nêutrons. As partículas emitidas apresentam energias bem definidas e podem ser utilizadas para caracterizar o núcleo de onde provêm.

Referências

  1. «Radioatividade» (PDF). Consultado em 27 de janeiro de 2015. Arquivado do original (PDF) em 3 de março de 2016 
  1. Eisberg, Robert Resnick, Robert (1991), Física cuántica: Átomos, moléculas, sólidos, núcleos y partículas, México D.F.: Limusa. ISBN 968-18-0419-8 . (em castelhano)
  2. Antonio Ferrer Soria, Física nuclear y de partículas, Universitat de València, 2011. ISBN 8-437-08656-6 (em castelhano)
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.