Rede Integração – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rede Integração
Rádio Televisão de Uberlândia Ltda.
Rede Integração
Tipo Rede de televisão comercial
País Brasil
Fundação 1 de maio de 1964 (60 anos)
por Edson Garcia Nunes
Pertence a Grupo Integração
Proprietário Tubal de Siqueira Silva
Presidente Rogério Nery
Cidade de origem Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Sede Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Estúdios Uberlândia
Uberaba
Ituiutaba
Araxá
Divinópolis
Juiz de Fora
Slogan Minas é Você
Formato de vídeo 16:9
Afiliações TV Globo
Cobertura Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Noroeste e Zona da Mata de Minas Gerais
Emissoras próprias TV Integração (Uberlândia)
TV Integração (Juiz de Fora)
TV Integração (Ituiutaba)
TV Integração (Araxá)
TV Integração (Uberaba)
Nome(s) anterior(es) TV Triângulo, Rede Triângulo (1964-2001)
Página oficial redeglobo.globo.com/mg/tvintegracao
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Canal 07 (Ituiutaba)
Canal 08 (Divinópolis e Uberlândia)
Canal 09 (Carangola)
Canal 10 (Patos de Minas)
Canal 11 (Viçosa)
Canal 12 (Araxá)
Digital
Canal 30 (Araxá, Itaúna, Juiz de Fora, Uberlândia e Patos de Minas)
Canal 30 (8.1) (Viçosa)
Canal 31 (Divinópolis)
Canal 39 (Uberaba)
Disponibilidade por satélite
Canal 05 (HD) (Juiz de Fora - satélite SES-6)
Canal 12 (HD) (Araxá - satélite SES-6)
Canal 18 (Juiz de Fora - satélite Amazonas)
Disponibilidade por cabo
Canal 12 (Uberlândia)
Canal 17 (Uberaba)
Canal 19 (Juiz de Fora)
Canal 512 (HD) (Uberlândia)
Canal 517 (HD) (Uberaba)
Canal 519 (HD) (Juiz de Fora)
MasterCabo
Canal 09 (Divinópolis)
Canal 12 (Itaúna)
Conecta TV Fibra
Canal 02 (Juiz de Fora)

A TV Integração é uma rede de televisão brasileira afiliada à TV Globo, sediada em Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Sua cobertura integra as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Centro-Oeste de Minas Gerais, Noroeste de Minas Gerais, Zona da Mata e Campo das Vertentes e parte do Sul de Minas.

Possui representação em cidades mineiras com suas exibidoras, sendo elas: Uberlândia, Uberaba, Araxá, Ituiutaba e Juiz de Fora. Além disso, conta com correspondentes de jornalismo em Patos de Minas e Barbacena.

Cada região tem sua programação própria, como o Integração Notícia, o MG1 e MG2, além de versões locais do Globo Esporte para o Triângulo Mineiro e Zona da Mata.

A TV Integração é ligada ao Grupo Integração, que opera 4 emissoras de rádio: Cultura FM 95,1 e Mix FM 106,5, ambas em Uberlândia; Regional FM 104,7, em Araguari; e Cultura FM 103,9, em Perdizes. O Grupo Integração conta, ainda, com uma produtora de vídeo, a Imaginare Filmes.

  • Em 1962 foi assinado o Ato de Outorga da TV pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores para a criação de uma emissora de TV em Uberlândia, por iniciativa de Adib Chueire, uberlandense de origem libanesa, que tinha esse sonho, conseguiu a concessão e vendeu a ideia ao empresário Edson Garcia Nunes.
  • A Rede Integração surgiu em 1964[1]. Na época, chamava-se TV Triângulo. Sua primeira transmissão foi uma entrevista entre o advogado e primeiro diretor da nova TV, Wilson Ribeiro, e o Dom Almir Marques Ferreira, primeiro bispo de Diocese de Uberlândia. Entre 1964 e 1971, transmitiu programação produzida localmente como programas de auditório, telejornais e três telenovelas (ou teleteatro). Também fazia parte de sua programação conteúdo produzido pelas TVs Excelsior, TV Record e a recém-inaugurada TV Globo.
  • Em 1967 estreou A Marcha do Mundo, o primeiro telejornal constante da TV Triângulo, com os apresentadores Darci José e Danúbio Bezerra. O telejornal, veiculado até o início da década de 70, tinha uma duração de uma hora e trazia notícias de Uberlândia.
  • No ano de 1970, ocorre a mudança para as novas instalações da emissora para o bairro Umuarama.
  • Em 1971, o grupo se afiliou à Rede Globo, sendo a primeira empresa a trabalhar como afiliada ao grupo carioca.
  • Atualmente, a TV Integração exibe localmente para seu público o MG1 e MG2, o Integração Notícia, o MG Rural, o Cê Viu e o Globo Esporte local para as geradoras do Triângulo (Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba) e para a Zona da Mata (geradora de Juiz de Fora). Além de compartilhar programação com a TV Globo Minas para a produção do Bom Dia Minas e o programa Tô Indo. Já nas transmissões de futebol, as emissoras de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Araxá seguem o Campeonato Mineiro em rede com a Globo Minas. Até 2020, a emissora de Juiz de Fora seguia o Campeonato Carioca em rede com a Globo Rio e só entrava em rede com a emissora da capital mineira quando ocorriam jogos no Mineiro envolvendo os times da cidade (Tupynambás ou Tupi) com os times da capital. Com a rescisão do contrato do estadual carioca, a emissora de Juiz de Fora passou a seguir integralmente o Mineiro em rede com a emissora da capital. Nos demais campeonatos, cada emissora tem a liberdade de escolher as transmissões conforme a relevância.
  • Ao todo, 229 cidades e aproximadamente 6 milhões de habitantes recebem o sinal da TV Integração.
  • No ano de 2006, o Prêmio Tubal Siqueira surge com o intuito de incentivar e reconhecer talentos da comunicação, além de contribuir para o desenvolvimento do mercado publicitário através da premiação dos trabalhos mais criativos. Até 2017 quando ocorreu sua última edição, o Prêmio Tubal Siqueira foi a mais importante premiação publicitária do interior de Minas Gerais. O prêmio leva o nome do presidente da rede.
  • No dia 1 de abril de 2016, foi inaugurada a TV Integração Uberaba, quinta emissora da Rede Integração.[2]
  • No dia 22 de novembro de 2017, o sinal analógico foi desligado na cidade de Itaúna, ficando no ar somente o sinal digital.
  • No dia 5 de dezembro de 2018, o sinal analógico foi desligado na cidade de Uberaba, ficando no ar somente o sinal digital.
  • Uberlândia, a "cabeça" da rede, passou a transmitir sua programação em HDTV, sistema digital no dia 16 de março de 2009 para mais de 800 mil habitantes na região.

Composição acionária

[editar | editar código-fonte]

Em 1997, a Globo passa a ser dona de parte da Rede Integração por ter comprado as ações do empresário Luis Dorça. Em 2002, essa sociedade é desfeita e hoje a rede é de propriedade exclusiva do empresário Tubal de Siqueira Silva. Em 2007, a Rede Integração adquiriu parte da TV Panorama, afiliada Globo de Juiz de Fora, expandindo a empresa também para a Zona da Mata, controlando assim 4 das então 8 emissoras da Rede Globo em Minas Gerais e se tornando a maior empresa de comunicação do interior mineiro. Cinco anos mais tarde, a Rede Integração assumiu a totalidade da TV Panorama que com isso, passou a se chamar TV Integração Juiz de Fora. Em 2017 adquire 66% das ações do Grupo Mirante.

Programação

[editar | editar código-fonte]
Antigo estúdio do MGTV em Uberlândia

Programas atuais

[editar | editar código-fonte]
  • MG1 de Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba apresentado por Vanessa Carlos; de Juiz de Fora apresentado por Erica Salazar; de Uberaba apresentado por Tatiane Ferreira; de Divinópolis e Araxá, apresentado por Ana Tereza Arruda .
  • MG2 - apresentado por Muriele Silva para Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba, por Bruno Dourado para Uberaba, Araxá e Divinópolis e por Camila Saenz para Juiz de Fora e Zona da Mata. Aos sábados, a edição é gerada para toda a abrangência da Rede em rodízio de apresentadores.
  • Globo Esporte - bloco local produzido e apresentado em Uberlândia por Rogério Simões para as geradoras de Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba e que acompanham também a edição nacional; em Juiz de Fora a edição local é apresentada por Inácio Novaes. Já Divinópolis e Araxá acompanham o Globo Esporte Minas na íntegra.
  • MG Rural - produzido e apresentado de Juiz de Fora por Márcio Santos para toda a abrangência da Rede Integração.
  • Tô Indo - programa de entretenimento da emissora apresentado por Mário Freitas (cantor da dupla Marco & Mário) para toda a abrangência da Rede Integração e da TV Globo Minas.
  • Cê Viu - programa de entretenimento da emissora, apresentado por Cecília Ribeiro para toda a abrangência da Rede Integração.
  • Integração Notícia - apresentado por Leandro Moreira para Uberlândia, Ituiutaba e Patos de Minas, por Gabriel Bonfim para Uberaba, Araxá e Divinópolis e por Ana Paula Cruzeiro para Juiz de Fora e Zona da Mata.
  • Churrasqueadas - programa de culinária apresentado por José Almiro, exibido para toda a área de abrangência da Rede Integração.[3]

Programas extintos

[editar | editar código-fonte]
  • Bom dia Triângulo – primeiro programa do horário (começo das manhãs) de Minas Gerais, exibido de 6h30 às 7h30 da manhã de segunda a sexta-feira, em Minas Gerais.
  • Carona - programa de entretenimento da emissora, apresentado por Cecília Ribeiro - de 2010 a 2011, foi apresentado por Marília Rogacheski - para toda a abrangência da Rede Integração.
  • Bem Viver (2006) - programa sobre qualidade de vida e bem-estar da emissora, apresentado por Mônica Cunha para toda a abrangência da Rede Integração. Foi o primeiro programa em TV aberta focado exclusivamente em qualidade de vida.
  • Terra de Minas - programa de variedades, turismo e cultura mineira produzido pela Globo Minas. O programa era exibido em uma versão reduzida, porém foi retirado do ar para dar espaço aos programas Tô Indo e Carona.
  • Triângulo Rural – programa dirigido aos agropecuaristas.
  • Jornal das Sete – antecessor do MG2, jornal do começo da noite em todas as emissoras que compõem a Rede Integração.

Atualização gráfica

[editar | editar código-fonte]

Em 27 de agosto de 2018, a emissora de Uberlândia ganhou novos cenários e um novo visual nos seus telejornais que passaram a ficar mais dinâmicos e interativos, contando com a participação do telespectador[4].

Em 22 de outubro, a emissora de Uberaba também ganha novo cenário e grafismo nos seus telejornais, passando a ficar mais dinâmico e interativo.

Em 17 de dezembro, foi a vez da emissora de Araxá também ganhar um novo cenário e grafismos nos seus telejornais, passando a ficar mais dinâmico e interativo.

Em 1 de julho de 2019 foi a vez de Juiz de Fora também ganhar um novo cenário e grafismos nos seus telejornais, passando a ficar mais dinâmico e interativo.

Sendo um grupo com operação totalmente em regiões de interior, cidades marcadas pelo empreendedorismo, a Rede Integração sempre apostou muito em inovação. Algumas novidades foram implantadas antes mesmo de serem oferecidas pela TV Globo, como:

  • Aplicativo de colaboração jornalística – muito antes da popularização do WhatsApp e de outros aplicativos de bate-papo, a TV Integração ofereceu a seu público um aplicativo de colaboração. O VC no MGTV era um aplicativo que possibilitava ao público enviar fotos, imagens e sugestões de pauta à produção dos telejornais, lançado em 2012[5].
  • Interatividade Ginga – logo que a TV digital nasceu, e sendo uma de suas promessas na área técnica , a TV Integração colocou no ar a primeira experiência de jornalismo no Brasil com uso do Ginga, software que é entregue na casa do público pela transmissão aberta em televisores digitais. O aplicativo permitia o acesso a informações secundárias durante os telejornais da TV Integração.
  • Uso de QR Code na tela – Apesar de existente há mais de 10 anos, só em 2019 o QR Code passou a ser usado pra valer nas telas de televisão. Aproveitando a boa definição da transmissão digital e das telas flat, a TV Integração lançou em meados de 2019 o uso permanente e QR Code como “acessório” do jornalismo. A ferramenta permite o acesso direto às notícias nos portais da emissora: G1 Triângulo, G1 Zona da Mata e G1 Centro-Oeste de Minas[6].

Tubal de Siqueira Silva

[editar | editar código-fonte]

Filho de Tubal Vilela da Silva, o empresário Tubal de Siqueira Silva (Uberlândia, 27 de outubro de 1937), bacharel em Direito diplomado pela Universidade Federal de Uberlândia, começou sua carreira no setor imobiliário e tornou-se presidente da então chamada TV Triângulo em 31 de agosto de 1970. Naquele ano, em encontro com o diretor-geral da TV Globo Walter Clark, no Rio de Janeiro, fez um acordo para transmitir em Uberlândia o Jornal Nacional.

Já no primeiro ano de sua gestão, Tubal de Siqueira Silva obteve, para a TV Triângulo, o direito de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 1970 e exibiu o primeiro telejornal infantil, o “Dente de Leite, apresentado por duas crianças.

Em 1971, Tubal de Siqueira Silva fechou a parceria para fazer da TV Triângulo a primeira emissora a participar do sistema de afiliadas da Rede Globo. Outro marco de pioneirismo, em sua gestão, foi em 1974: a TV Triângulo inaugurou seu laboratório cinematográfico e foi a primeira do interior a revelar filmes coloridos.

Em 1980, levou para a grade de programação uma edição local do Jornal Hoje. Comandou, entre 1988 e 1991, os primeiros passos do projeto de formação de uma rede de TV no interior com o surgimento da TV Pontal (Ituiutaba e Uberaba) e TV União (Araxá e Divinópolis).

Na primeira metade da década de 90, Tubal de Siqueira Silva liderou o processo de posicionamento de mercado da rede, uniformizando a identidade visual. Com essa decisão, as marcas TV Ideal, TV Integração (Uberlândia e Patos de Minas) e TV União substituíram marcas e nomes antigos.

Em 2001, Tubal de Siqueira Silva conduz o lançamento do Sistema Digital de Exibição de Comerciais da Rede Integração, um investimento de US$ 2 milhões em equipamentos digitais. No final de 2002, visando impulsionar o modelo de expansão a rede, nomeia seu filho, Rogério Nery, como CEO da Rede Integração. Em 2006, deu nome ao Prêmio Tubal Siqueira, principal reconhecimento publicitário no interior mineiro ao longo de 11 anos.

Cobertura da Rede Integração:
Azul: TV Integração Uberlândia
Violeta: TV Integração Ituiutaba
Verde: TV Integração Araxá
Laranja: TV Integração Juiz de Fora
Rosa: TV Integração Uberaba
Nome Canal analógico Canal digital Cidade Estado
TV Integração Araxá 12 12 (30) Araxá Minas Gerais
TV Integração Ituiutaba 07 07 (30) Ituiutaba
TV Integração Juiz de Fora 05 (30) Juiz de Fora
TV Integração Uberaba 03 (39) Uberaba
TV Integração Uberlândia 08 (30) Uberlândia

Referências

  1. G1 Triângulo Mineiro (19 de setembro de 2014). «TV Integração faz 50 anos com mais de 200 cidades na área de cobertura». G1 TV Integração. Consultado em 18 de junho de 2020 
  2. Da redação (22 de outubro de 2015). «TV Integração assina outorga para geração de conteúdo em Uberaba». G1 Triângulo Mineiro. Consultado em 26 de outubro de 2015 
  3. Redação (4 de dezembro de 2020). «"Churrasqueadas" ganha segunda temporada na TV». Tela Viva. Consultado em 16 de janeiro de 2021. Cópia arquivada em 16 de janeiro de 2021 
  4. Karla Pereira (28 de agosto de 2018). «Com cenário mais moderno e dinâmico, sinal digital e tecnologia avançada, telejornais reestreiam em Uberlândia». TV Integração. Consultado em 28 de abril de 2020 
  5. Marília Marcolini (28 de junho de 2012). «Baixe o novo aplicativo da TV Integração, 'VC no MGTV'». TV Integração. Consultado em 28 de abril de 2020 
  6. Da redação (1 de julho de 2019). «Jornalismo da TV Integração lança QR-Code inédito nos telejornais». TV Integração. Consultado em 24 de abril de 2020 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]