Refusenik (Israel) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Os refuseniks (em hebraico סרבנים , transl. sarvanîm, de sarav : "aqueles que se recusam") são objetores de consciência israelenses, que se recusam a servir ao Tsahal. Alguns deles se recusam principalmente a combater nos territórios ocupados. É um movimento importante e crescente, embora a objeção de consciência não seja acatada pelo estado judeu.
O movimento começou em 1979 com Gadi Algazi, o primeiro a se recusar a cumprir o serviço militar nos territórios ocupados da Palestina. Itzik Shabbat foi o primeiro refusenik da guerra do Líbano iniciada em julho de 2006.[1]
Filmografia
[editar | editar código-fonte]- Mur, de Simone Bitton (2004). Documentário sobre os refuseniks e a construção do Muro da Cisjordânia.
Referências
- ↑ (em inglês) O primeiro objetor de consciência da guerra do Líbano. Arquivado em 30 de agosto de 2006, no Wayback Machine. Haaretz.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- (em francês) Israel - Presos por terem se recusado a servir ao Exército, A Voix Autre, 2008
- (em francês) Os refuzniks - reportagem radiofônica de Daniel Mermet, 5 de janeiro de 2009
- (em inglês) Refusenik |(em hebraico)Refusenik
- (em francês) Um piloto israelense, objetor de consciência, em giro pelos Estados Unidos, por Sonia Nettnin. International Solidarity Movement, 28 de março de 2005.
- (em francês) Liberdade para os refuseniks israelenses! Convite do coletivo Euro-Palestine para manifestação pacífica nas proximidades da embaixada de Israel, em Paris, 18 de dezembro de 2003.