Relógio Municipal – Wikipédia, a enciclopédia livre

Relógio Municipal
Relógio Municipal
Vista do Relógio Municipal.
Informações gerais
Estilo dominante Neoclássico
Arquiteto Coriolano Durand
Construção 31 de março de 1929 (95 anos)
Inauguração 28 novembro 1929
Estado de conservação Restaurado
Património nacional
Classificação CEDPHA
Data 16 de junho de 1988
Geografia
País Brasil
Cidade Manaus, AM
Coordenadas 3° 08′ 10″ S, 60° 01′ 30″ O
Mapa
Localização em mapa dinâmico

O Relógio Municipal é um relógio de torre localizado no Centro Histórico da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Possui arquitetura neoclássica e sua engrenagem foi importada da Suíça.

O monumento faz parte do programa de embelezamento da cidade do ex-prefeito José Francisco de Araújo Lima em meados do século XX.[1] Foi instalado mais precisamente na Avenida Eduardo Ribeiro, com sua frente voltada para o rio Negro.

Características

[editar | editar código-fonte]

Instalado no início da Avenida Eduardo Ribeiro, o Relógio Municipal foi encomendado a uma relojoaria da Suíça, sendo montado e revisado por Pelosi & Robert, antigos ourives de Manaus. A base quadrangular tem 5 metros de altura e é toda de pedra com moldura de cimento.[2]

Há uma frase em latim gravada na borda do Relógio Municipal – “vulnerant omnes, ultma necat”, que na língua portuguesa diz: “todas ferem, a última mata”. Significa que para tudo há um tempo de acabar, até mesmo a vida.

Referências

  1. «Monumentos e Espaços Públicos Tombados». Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Consultado em 1 de novembro de 2019 
  2. «Edificações e Monumentos Históricos». Viva Manaus. Consultado em 1 de novembro de 2019