Richard Marner – Wikipédia, a enciclopédia livre

Richard Marner
Nascimento 27 de março de 1921
São Petersburgo
Morte 18 de março de 2004
Perth
Cidadania Reino Unido, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Alma mater
  • Monmouth School
Ocupação ator, ator de cinema, ator de teatro, ator de televisão

Richard Marner (São Petersburgo, Rússia, 21 de Março de 1922Escócia, 18 de Março de 2004) foi um actor russo-britânico.

É mais conhecido pelo seu trabalho na série cómica de televisão 'Allo 'Allo! onde interpretava a personagem Coronel Erich Von Strohm.

Nasceu como Alexander Molchanoff na antiga União Soviética. Falava fluentemente russo, inglês, francês e alemão. Era o filho mais velho do Coronel Paul Molchanoff, militar de um dos regimentos do regime soviético.

Em 1924, toda a sua família deixou a Rússia e emigrou para a Finlândia e depois para a Alemanha antes de se fixar em Londres, onde a avó de Alexander, Olga Novikov (conhecida na família como Babushka London), viveu em Harley Street.

Após ser educado na Monmouth School no País de Gales, tornou-se assistente do tenor russo Vladimir Rosing, que chegou a actuar em Covent Garden. Durante a Segunda Guerra Mundial juntou-se á Royal Air Force e foi mandado para a África do Sul, juntamente com Air Training Corps. Após ser considerado inválido, mudou o seu nome para Richard Marner e começou a sua longa carreira, quer no palco ou como actor de cinema.

Um dos seus primeiros papéis como Drácula, é ainda considerado como uma das melhores interpretações do género. Nos seus filmes incluem-se o You Only Live Twice, The Boys from Brazil, The Spy Who Came in from the Cold, The African Queen, e o filme suíço Four in a Jeep, em que ele fez todo o diálogo em russo. Participou no filme para televisão Birth of the Beatles, como Club Boss.

Nos trabalhos mais recentes, está a participação em Lovejoy em 1994 e no filme The Sum of All Fears, no papel de presidente da Rússia.

Morreu em Perth, na Escócia, tendo deixado mulher, igualmente actriz Pauline Farr (que mantém o nome Molchanoff), filha e três netos.

Referências