Segundo Exército (Reino Unido) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Insígnia usada na Segunda Guerra Mundial

O Segundo Exército do Reino Unido foi um exército de campo ativo durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Durante a Primeira Guerra Mundial, o exército esteve ativo na Frente Ocidental durante a maior parte da guerra e, posteriormente, na Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército foi a principal contribuição britânica para o desembarque na Normandia em 6 de junho de 1944 e avançou pela Europa até a conquista de Berlim.

Primeira Guerra Mundial

[editar | editar código-fonte]

O Segundo Exército fazia parte do Exército Britânico formado em 26 de dezembro de 1914, quando a Força Expedicionária Britânica foi dividida em duas por se tornar grande demais para controlar suas formações subordinadas.[1] O Segundo Exército passou a maior parte da guerra posicionado ao redor do saliente de Ypres, mas foi redistribuído para a Itália como parte da Força Expedicionária Italiana entre novembro de 1917 e março de 1918.[1]

Em 1919, foi reconstituído como o Exército Britânico do Reno.[2]

Segunda Guerra Mundial

[editar | editar código-fonte]

Na Segunda Guerra Mundial, o Segundo Exército foi empregado na reconquista da Europa pelos Aliados, com destaque para a Operação Overlord e a Operação Cobra.

  1. a b «Welcome». The Long, Long Trail (em inglês). Consultado em 1 de maio de 2023 
  2. Edmonds (1987)
  • Edmonds, James (1987). The Occupation of the Rhineland, 1918–1929. [S.l.]: HMSO. ISBN 0-11-290454-8 
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.