Shirley Manson – Wikipédia, a enciclopédia livre

Shirley Manson

Shirley Ann Manson, num evento com o elenco de Terminator: The Sarah Connor Chronicles em 13 de Setembro de 2008.
Informações gerais
Nome completo Shirley Ann Manson
Nascimento 26 de agosto de 1966 (58 anos)
Origem Edimburgo, Escócia
País Reino Unido
Gênero(s) Rock, Rock alternativo
Instrumento(s) Vocais, Teclado, Guitarra
Período em atividade 1982 - presente
Outras ocupações Cantora, compositora, atriz e modelo
Gravadora(s) Radioactive Records
Afiliação(ões) Goodbye Mr. Mackenzie
Angelfish
Garbage
Página oficial Site Oficial do Garbage


Shirley Ann Manson (Edimburgo, 26 de agosto de 1966) é uma cantora, atriz e modelo escocesa mais conhecida como vocalista da banda Garbage.

Nascida na capital escocesa, era filha de uma cantora e desde cedo já demonstrava talento. Com apenas 16 anos, ela entrou na banda de seu namorado, que se chamava Goodbye Mr. Mackenzie, tocando teclados e fazendo backing vocals. Dez anos depois, com o fim do Goodbye Mr. Mackenzie (que nunca obteve muito sucesso), Shirley se tornou a vocalista da banda Angelfish.

Nessa época, os outros integrantes do Garbage já estavam trabalhando no projeto e procuravam por uma vocalista. Eles conheceram Shirley pelo videoclipe da música "Suffocate Me", do Angelfish, durante o programa 120 Minutes da MTV estadunidense (o equivalente ao Lado B brasileiro).

À frente do Garbage, Shirley Manson tornou-se ícone do rock alternativo dos anos 90, esbanjando talento, carisma e muita atitude no palco. A banda teve seu ápice em meados dos anos 90 com os álbuns Garbage e Version 2.0 e emplacou hits como Only Happy When It Rains, When I Grow Up e Stupid Girl. Em 2005 a banda entrou em um hiato por tempo indeterminado. O lançamento do álbum solo de Shirley Manson estava previsto para 2008, porém, por pressão da gravadora, ele foi adiado.

Recentemente, ela interpretou a gananciosa empresária Catherine Weaver, no seriado Terminator: The Sarah Connor Chronicles, cuja história se passa entre os filmes Terminator 2: Judgment Day e Terminator 3: Rise of the Machines.

Atualmente, Shirley voltou aos vocais da banda Garbage. No primeiro semestre de 2012 a banda lançou o álbum Not Your Kind of People. O primeiro single da banda com o novo álbum no Reino Unido foi a faixa "Battle In Me" e nos EUA, foi lançado "Blood For Poppies", que ganhou um videoclipe inspirado nos filmes mudos, lançado no canal da banda no site You Tube. Shirley voltou a carreira a todo vapor, além do retorno às apresentações ao vivo da banda em todo o mundo, tem feito muitos trabalhos fotográficos em revistas de moda e música.

Manson se identifica como feminista e foi aclamada como uma ícone feminista.[1][2]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hogan, Marc (6 de maio de 2013). «Shirley Manson Wonders Why Beyonce Didn't Say 'Blow Me' Over 'Unflattering' Photos». Spin 
  2. «Woman on top». The Sydney Morning Herald. 25 de maio de 2012 


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons