Sistema dos Três Domínios – Wikipédia, a enciclopédia livre

Árvore filogenética baseada na configuração do rRNA, mostrando a separação dos grandes grupos biológicos: Bacteria; Archaea e Eukarya.

Sistema dos Três Domínios é uma forma de agrupamento de diferentes reinos da taxonomia em três grandes clados designadas por domínios. Esse sistema foi proposto por Carl Woese em 1990, tendo ganhado larga aceitação (embora não universal). O sistema de classificação em três domínios é baseado em análise molecular e genética e discorda da classificação em 5 reinos proposta por Robert Whittaker em 1969.

Estrutura da classificação

[editar | editar código-fonte]

No Sistema dos Três Domínios, a categoria domínio é o segundo nível hierárquico de classificação científica dos seres vivos, depois da categoria suprema que enquadra o universo constituído por todos os seres vivos, o super-domínio Biota. Nele são considerados os seguintes três agrupamentos (daí o nome):

A classificação anterior não inclui os vírus dada a dificuldade em integrá-los entre os seres vivos por conta da ausência de algumas das características definidoras de vida. Não obstante essas dificuldades, surgiu uma classificação alternativa, criando um quarto domínio, não relacionado evolutivamente com os outros três, chamado Aphanobionta, composto exclusivamente pelos vírus. Nesse grupo a nomenclatura utilizada é não binomial.