Suco de laranja – Wikipédia, a enciclopédia livre

Copo de suco de laranja

Suco (português brasileiro) ou sumo (português europeu) de laranja é uma bebida produzida através da extração do líquido da polpa da laranja. Pode ser adicionado açúcar ou adoçante ao sumo para deixá-lo mais saboroso, de acordo com o gosto.

Está disponível no comércio o suco concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do suco original. O suco de laranja está entre os mais apreciados e consumidos, sendo uma boa fonte de vitamina C e outros nutrientes. Seu comércio e produção envolvem grandes movimentações financeiras.

O Brasil era no século XX o maior produtor e exportador mundial do suco de laranja concentrado, sendo que as principais indústrias do setor no Brasil, são: a Cutrale, a Citrosuco, a Citrovita e a Louis Dreyfus.

O valor nutricional do suco de laranja natural é (para 1 xícara):

Água (%) 88, calorias (kcal) 110, proteína (g) 2, gordura (ácido graxo saturado (g) 0,1, ácido graxo monoinsaturado (g) 0,1, ácido graxo poliinsaturado (g) 0,1), colesterol (mg) 0, carboidratos (g) 26, cálcio (mg) 27, fósforo (mg) 42, ferro (mg) 0,5, potássio (mg) 496, sódio (mg) 2, vitamina A (UI) 500, (retinol equivalente) 50, tiamina (mg) 0,22, riboflavina (mg) 0,07, niacina (mg) 1 e ácido ascórbico (vitamina C) (mg) 124.[1][2]

Referências

  1. «Nutrition Facts and Analysis for Orange juice, raw». Nutritiondata.self.com. Consultado em 11 de novembro de 2012 
  2. «Acids». British Soft Drinks Association. Consultado em 12 de setembro de 2006. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2006 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.