Szeged – Wikipédia, a enciclopédia livre

Szeged
Vista de Szeged
Vista de Szeged
Vista de Szeged
Símbolos
Bandeira de Szeged
Bandeira
Brasão de armas de Szeged
Brasão de armas
Localização
Coordenadas
País  Hungria
Condado Csongrád-Csanád
Características geográficas
Área total 280,84 km²
População total (2014) 161 921 hab.
Densidade 576,6 hab./km²
Szeged vista do rio Tisza

Szeged (Segedin em sérvio, S(z)egedin em alemão, Seghedin em romeno, Segedín em eslovaco) é uma cidade e um condado urbano (megyei jogú város em húngaro) da Hungria. Szeged é a capital do condado de Csongrád-Csanád e a terceira maior cidade do país.

Após a Primeira Guerra Mundial, a Hungria perdeu seus territórios do sul para a Sérvia, como resultado, Szeged se tornou uma cidade perto da fronteira diminuiu em importância, mas, ao assumir funcões de cidades que passaram para o território sérvio, sua importância aos poucos foi retomada.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Szeged foi capturado pelas tropas soviéticas da 2ª Frente Ucraniana em 11 de outubro de 1944, durante a Batalha de Debrecen. Durante a era comunista, Szeged tornou-se um centro da indústria alimentícia.

Em 1962, Szeged tornou-se a sede do condado de Csongrád. Em 4 de junho de 2020, o nome do condado foi alterado para Csongrád-Csanád.

Szeged é um dos centros da indústria de alimentos na Hungria, especialmente conhecido pela paprica e empresas de comidas processadas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Hungria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Szeged