Tárique – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tárique ibn Ziade
Nascimento c. 670
Morte 720 (50 anos)
Damasco, na Síria
Ocupação líder militar
Alandalus em 910

Tárique ibn Ziade (em árabe: طارق بن زياد; romaniz.: Tāriq ibn Ziyād; ca. 670720) ou Táriq[1][2] foi um comandante omíada que iniciou a conquista muçulmana da Hispânia visigótica (atual Espanha e Portugal) em 711-718 DC.

Ele liderou um exército e cruzou o Estreito de Gibraltar vindo da costa norte-africana, consolidando suas tropas no que hoje é conhecido como o Rochedo de Gibraltar. O nome "Gibraltar" é a derivação espanhola do nome árabe Jabal Ṭāriq (جبل طارق), que significa "montanha de Ṭāriq", que leva o seu nome.

É possível que Tárique tenha sido um escravo liberto de Muça ibne Noçáir, governador do Norte de África (Magrebe). Muça incumbiu-o de defender a posição de um grupo de herdeiros do rei Vitiza, uma facção inimiga do Reino Visigótico, com altas posições na hierarquia visigótica.[2] A 30 de abril de 711, o exército de Tárique desembarcou no rochedo a que, posteriormente, se chamou Jabal Tárique ("monte de Tárique"), que hoje é conhecido como Gibraltar. Depois de ter todo o exército em terra, conta-se que mandou queimar os navios e teria dito aos seus soldados:

As tropas mouras, quase unicamente constituídas por berberes, invadiram o reino visigótico e obtiveram uma vitória decisiva a 19 de julho de 711, na Batalha de Guadalete (em Jerez de la Frontera), onde foi morto o rei Rodrigo. Seguiram-se as tomadas de Córdoba e de Toledo, em outubro do mesmo ano. Pouco depois receberia reforços de Muça ibne Noçáir. Com este, apoderou-se de quase toda a península. A tomada de Saragoça é o marco do final desta conquista. Tárique teria sido governador das terras conquistadas, mas por pouco tempo. Muça teve contratempos políticos e Tárique o acompanhou de volta a Damasco, onde Tárique morreu em 720.

Referências

  1. «Árabes na Península Ibérica: as terras do al-Andalus». Árabes na Península Ibérica: as terras do al-Andalus. Consultado em 12 de outubro de 2019 
  2. a b «Tariq Ibn Ziyad (século VIII. Encyclopædia Universalis (em francês) 
  3. Tarik's Address to His Soldiers, 711 CE. The Breath of Perfumes

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Tárique
Ícone de esboço Este artigo sobre História da Península Ibérica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.