Terra Santa (Vaud) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. |
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
Geograficamente a Terra Santa está situada entre o Jura e o Lago Lemano, no extremo Sudoeste do cantão de Vaud, na Suíça, entre as cidades de Nyon, do mesmo cantão, e Versoix que pertence ao cantão de Genebra. Faz parte de uma grande região, chamada a Região Lemánica.
Fazem parte da Terra Santa as seguintes comunas : Bogis-Bossey, Chavannes-de-Bogis, Chavannes-des-Bois, Commugny, Coppet, Crans-près-Céligny, Founex, Mies e Tannay.
História
[editar | editar código-fonte]A história da região mostra a antiguidade da localização: colónia romana (ver História da cidade de Nyon) e depois terras saboiardas, foi posteriormente propriedade da Abadia de Saint-Maurice (Agauno) - e o termo Terra Santa viria do facto de não ser terra de laicos - antes de fazer parte do Baronia de Coppet durante vários séculos.
Uma outra explicação pretende que Terra Santa estaria ligada - sempre em relação à Idade Média - ao lugar santo que representa a Igreja de Commugny, igreja que reunia várias aldeias e tinha um cemitério onde eram enterrados todos os cristãos da região.