Clã Tokugawa – Wikipédia, a enciclopédia livre
O clã Tokugawa, também grafado clã Tocugaua[1] (em japonês: 徳川氏; transl. Tokugawa-shi), é uma família japonesa, que entre os anos de 1603 e 1868 governou o Japão, durante o período da história do país que ficou conhecido como Período Edo.[2][3] Eles descenderam do imperador Seiwa (850-880) e antecederam o clã Minamoto (Seiwa Genji) pelo clã Nitta.
Membros da família
[editar | editar código-fonte]- Tokugawa Ieyasu
- Tokugawa Hidetada
- Tsuruhime
- Tsukiyama
- Matsudaira Nobuyasu
- Yūki Hideyasu
- Matsudaira Ietada
- Matsudaira Tadaaki
- Matsudaira Tadanao
- Matsudaira Tadatsune
- Tokugawa Mitsukuni
Vassalos
[editar | editar código-fonte]Clãs
[editar | editar código-fonte]Vassalos importantes
[editar | editar código-fonte]Jogos
[editar | editar código-fonte]- Na série Samurai Shodown, um personagem fictício, Yoshitora Tokugawa, leva o sobrenome "Tokugawa" e é herdeiro do cargo de xogum. A época em que se passa os eventos em que o personagem participa é o período Sengoku, em 1786.
- No jogo The Asian Dynasties, na campanha japonesa, um dos personagens é Tokugawa Ieyasu e outro é Torii Motatada. A história se passa no Xogunato Tokugawa na Batalha de Sekigahara em 21 de Outubro de 1600.
- No jogo Civilization IV, Tokugawa é o líder da civilização japonesa.
Referências
- ↑ LEONARD, J. N. Japão Antigo. Tradução de Thomas Scott Newlands Neto. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 143.
- ↑ «Hoje na História: Revolução Meiji acaba com xogunato no Japão». operamundi.uol.com.br. Consultado em 2 de junho de 2020
- ↑ «Período Edo». InfoEscola. Consultado em 2 de junho de 2020