Gatilho (banco de dados) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Este artigo é sobre recurso de programação de banco de dados. Para o estúdio de animação japonês, veja Studio Trigger.

Gatilho ou trigger é um recurso de programação executado sempre que o evento associado ocorrer. Trigger é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele.

É muito utilizada para ajudar a manter a consistência dos dados ou para propagar alterações em um determinado dado de uma tabela para outras. Um bom exemplo é um gatilho criado para controle de quem alterou a tabela, nesse caso, quando a alteração for efetuada, o gatilho é "disparado" e grava em uma tabela de histórico de alteração, o usuário e data/hora da alteração.

Em SQL, para se criar um trigger utiliza-se do CREATE TRIGGER, e para removê-lo deve-se usar DROP TRIGGER. Um gatilho típico é composto de três componentes, que seguem o Modelo: evento - condição - ação[1].

Exemplo: (MS-SQL Server)

CREATE TRIGGER nome_do_gatilho ON dono.Nome_da_tabela FOR INSERT (ou SELECT ou UPDATE ou DELETE) AS Codigo para execucao 

Outro exemplo:

CREATE TRIGGER <Nome>          Momento_Exec (BEFORE/AFTER)          Evento_disparador (INSERT/UPDATE/DELETE) ON tabela_evento [REFERENCING NEW AS novo_nome OLD AS nome_antigo] (Opcional, em caso de delete para copiar os dados para outra tabela) [nivel_gatilho] (FOR EACH ROW (linha) / FOR EACH STATEMENT (comando) - determina como será executado o BLOCO_COMANDOS_SQL) [condição_exec] (WHEN <condição>) BLOCO_COMANDOS_SQL 

Referências

  1. Programando em SQL - Profa. Késsia Marchi (http://kessia.blogs.unipar.br/files/2009/04/trigger.pdf)
Ícone de esboço Este artigo sobre banco de dados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.