Ulrica Luísa de Solms-Braunfels – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ulrica Luísa
Princesa de Solms-Braunfels
Ulrica Luísa de Solms-Braunfels
Pintura por autoria desconhecida localizada em Hesse.
Condessa de Hesse-Homburgo
Reinado 10 de outubro de 17467 de fevereiro de 1751
Antecessor(a) Cristina Carlota de Nassau-Ottweiler
Sucessor(a) Carolina de Hesse-Darmstadt
 
Nascimento 1 de maio de 1731
  Hungen, Solms-Braunfels, Sacro Império Romano-Germânico (atualmente em Hesse, Alemanha)
Morte 12 de setembro de 1792 (61 anos)
  Bad Homburg vor der Höhe, Hesse-Homburgo, Sacro Império Romano-Germânico (atualmente em Hesse, Alemanha)
Sepultado em Castelo de Bad Homburgo
Cônjuge Frederico IV de Hesse-Homburgo
Descendência Frederico V de Hesse-Homburgo
Maria Cristina Carlota Guilhermina
Casa Solms-Braunfels
Hesse-Homburgo (por casamento)
Pai Frederico Guilherme, Príncipe de Solms-Braunfels
Mãe Sofia Madalena Benigna de Solms-Laubach-Uphte

Ulrica Luísa de Solms-Braunfels (em alemão: Ulrike Louise; Hungen, 1 de maio de 1731Bad Homburg vor der Höhe, 12 de setembro de 1792)[1][2] foi uma nobre alemã. Ela foi condessa de Hesse-Homburgo pelo seu casamento com Frederico IV de Hesse-Homburgo, e mais tarde foi regente em nome do filho, Frederico V.

Ulrica Luísa foi a filha primogênita de Frederico Guilherme, Príncipe de Solms-Braunfels, e de sua segunda esposa, Sofia Madalena Benigna de Solms-Laubach-Uphte.

Os seus avós paternos foram Guilherme Maurício de Solms-Braunfels e Madalena Sofia de Hesse-Homburgo. Os seus avós maternos foram Carlos Otão de Solms-Laubach-Utphe-Teclemburgo e Luísa Albertina de Schönburg-Waldenburg.

Ela teve quatro meio-irmãos mais velhos por parte do primeiro casamento do pai com Madalena Henriqueta de Nassau-Weilburg, incluindo Fernando de Solms-Braunfels, sucessor do pai.

Por parte de mãe e pai, teve vários irmãos, entre eles: Amália Leonor, esposa de Carlos Luís, Príncipe de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym, Madalena Sofia, esposa de Vítor Amadeu, Príncipe de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym, Cristina Frederica Carlota, quarta esposa de Simão Augusto, Conde de Lipa-Detmold, etc.

No dia 10 de outubro de 1746,[2] aos 15 anos, a princesa se casou com o seu primo Frederico, de 24 anos, em Hungen, em Solms-Braunfels. Frederico era filho de Casimiro Guilherme de Hesse-Homburgo e de Cristina Carlota de Solms-Braunfels, que era tia de Ulrica Luísa.

Logo após o casamento, tropas do Condado de Hesse-Darmstadt marcharam até Hesse-Homburgo, e ocuparam a cidade de Bad Homburgo, assim como o Castelo de Homburgo. A disputa foi resolvida, e Frederico foi restaurado ao título de conde.

Após a morte do marido em 7 de fevereiro de 1751, a condessa viúva passou a governar como regente, com a permissão do imperador Francisco I do Sacro Império Romano-Germânico, junto ao conde Luís VIII de Hesse-Darmstadt, em nome de seu filho Frederico V, que só tinha três anos à época. Assim, ela conseguiu preservar a soberania do estado de Hesse-Homburgo.

Ela foi regente até o filho atingir a maioridade, em 1766.

Ulrica Luísa faleceu em 12 de setembro de 1792, aos 61 anos, e foi enterrada no Castelo de Bad Homburgo. [3]

Descendência

[editar | editar código-fonte]

Referências