Vale de Orcia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vale de Orcia 

Vale de Orcia

Tipo Natural
Critérios iv, vi
Referência 1026
Região Europa e América do Norte
País  Itália
Coordenadas 43° 04′ N, 11° 33′ L
Histórico de inscrição
Inscrição 2004

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

O Vale de Orcia ou Valdorcia é uma região da Toscana, Itália central, que se estende do sul das colinas de Siena ao Monte Amiata. É caracterizada pelas colinas cuidadosamente cultivadas, salpicadas com cidades e vilas pitorescas como Pienza (reconstruída como "cidade ideal" no Século XV sob o patronato do Papa Pio II), Radicofani (lar do famoso herói Ghino di Tacco) e Montalcino (o Brunello de Montalcino é tido como um dos vinhos mais prestigiosos da Itália). É uma paisagem que tornou-se familiar graças às paisagens das obras de arte da Renascença à fotografia moderna.

Patrimônio Mundial da UNESCO

[editar | editar código-fonte]

Em 2004 o Vale de Orcia foi adicionado à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO pela importância do Vale nas obras de arte desde a Renascença.

Nesta região são produzidos os vinhos Sangiovese e Trebbiano, com a denominação de Denominazione di origine controllata (DOC). Os vinhos tintos DOC são compostos no mínimo de 60% Sangiovese com outras variedades locais, como a Abrusco. Os vinhos brancos e o Vin Santo DOC são compostos de no mínimo 50% Trebbiano e o restante com outras variedades locais. Todas as uvas para produção de vinhos DOC são limitados a um máximo de 10 toneladas por hectare com uma graduação alcoólica mínima de 12%.[1]

Vale de Orcia com o Monte Amiata
[editar | editar código-fonte]

O livro Guerra no Vale de Orcia de Iris Origo é um romance sobre a Segunda Guerra Mundial nesta região.

Referências

  1. P. Saunders Wine Label Language pp. 188 Firefly Books 2004 ISBN 1-55297-720-X

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]