Velo de novia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Velo de novia
Velo de novia
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50 min
Criador(es) Janete Clair e Caridad Bravo Adams
Elenco Susana González
Eduardo Santamarina
Héctor Suárez
Carmen Salinas
Entre outros
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios 135
Produção
Diretor(es) Sergio Cataño
Produtor(es) Juan Osorio
Sergio Jiménez
Tema de abertura "De corazón a corazón", Darina
"Mas Que tu amigo", Marco Antonio Solís
Tema de encerramento "Busca un sueño", por Alan.
Exibição
Emissora original Televisa
Transmissão original 30 de junho de 2003 - 2 de janeiro de 2004
Cronologia
Niña... amada mía
Amarte es mi pecado
Programas relacionados Véu de Noiva
Velo de novia (1971)
Vende-se um véu de noiva
Yo no creo en los hombres

Velo de novia é uma telenovela mexicana produzida por Juan Osorio para a Televisa e exibida entre 30 de junho de 2003 a 2 de janeiro de 2004, sucedendo Niña... amada mía e antecedendo Amarte es mi pecado[1].

É uma versão mesclada das obras Véu de Noiva de Janete Clair e Yo no creo en los hombres de Caridad Bravo Adams, produzidas em 1969 e 1991, respectivamente.

A primeira etapa é protagonizada por Susana González e Eduardo Santamarina e antagonizada por Cynthia Klitbo, Blanca Guerra e Héctor Suárez com a atuação especial de Marlene Favela[2].

Na segunda etapa ainda é protagonizada por Susana González e Eduardo Santamarina, apresentando a antagonista principal Cynthia Klitbo com as demais particpações de Jorge Poza e Lilia Aragón. Atuação Especial de Carmen Salinas.

Andrea é uma bela mulher jovem ansiosa para viver, no entanto, é preciso tempo, uma vez que sofre do coração. Ela é uma estilista de moda e desenha o véu da noiva Raquel, que se casará com José Manuel. O véu, feito com muito amor e dedicação, pelos caprichos da vida não será utilizado e apenas para mesma Andrea.

Andrea vive com seus pais, que mantiveram uma casa que auxilia os alunos, permitindo-lhes viver modestamente, mas muito perto. Esta casa está próxima a um bairro habitado por outras pessoas e suas famílias.

José Manuel percebe tarde demais que ele ama Angela, a irmã de sua noiva Raquel. Angela, lhe corresponde mas ele sabe que esse amor é impossível. Angela sofre um terrível acidente no qual perderá vida ao mesmo tempo, Andrea tem um ataque cardíaco. O coração de Angela milagrosamente vai voltar à vida em Andrea.

Após este acidente onde ele perde o seu verdadeiro amor, José Manuel muda radicalmente, o alegre e jovial rapaz que foi agora em nada se permanece. Perde a vontade de viver e mostrar evasivo para o amor.

José Manuel é apresentado uma nova oportunidade para o amor quando ele conhece Andrea, que sempre o admirou como um atleta, uma vez que ele é campeão internacional de ciclismo. Ele não suspeita que sua admiradora tem o coração de Angela.

Há muitos obstáculos que foram apresentadas a Andrea e José Manuel para viverem seu amor. Raquel Villaseñor percebe que o fantasma de sua irmã foi devolvido ao arrebatar o amor de seu amado.

O casal é afetado pelas intrigas que se originam no seio da família Villaseñor Álamo. Fazem Andrea acreditar que José Manuel está ela por sua recordação de Angela. Enquanto José Manuel sofre as pressões de Azael Villaseñor, pai de Raquel, para cumprir o compromisso de casar com sua filha.

A único amiga de Andrea, com quem ela chora e desabafa suas mágoas, e tem seu apoio é incondicional, é chamado de Vida, em alusão à sua filosofia humanista: lutar para viver e amar.

Vida vive junto da sua amiga na casa estudantil, onde covive com o Rosario e Memo, seus irmãos. Ela tem um táxi com o que trabalha de sol a sol, é uma garota determinada e forte, capaz de enfrentar tudo para proteger a sua amiga.

O grande amor de Andrea para com José Manuel faz com que procurem superar o impossível para cristalizar os seus sonhos, decidem casar José Manuel e Andrea, mas o pior Ricarda mata José Manuel. Andrea fica muito triste pela morte de José Manuel, então ela e sua amiga Vida vão viver em Guadalajara, ao mesmo tempo que Raquel, vai também com uma tia que ela tenha, um dia um Andrea encontra Jorge e se apaixona por ele (que é o Eduardo Santamarina), ela fica surpresa ao saber que Raquel também o conhece, e agora Raquel voltará a fazer sofrer Andrea, mesmo ela já não acreditando nos homens se apaixona por Jorge do mesmo modo como amava José Manuel.

Foi a segunda novela da Televisa a ser gravada com sinal de alta definição[3].

Devido à audiência não satisfatória, o produtor Juan Osorio fez drásticas mudanças na trama. Começando pela mudança de roteiristas, onde entrou Marcia del Río no lugar de María Antonieta Calú, que apenas decidiu os rumos dos personagens. Vários atores que estavam sobrando foram dispensados nessa segunda fase da novela, ficando intactos apenas o trio protagonista. E por fim, nesta nova fase foi incrementada à história os livretos de Yo no creo en los hombres, com o objetivo de turbinar a audiência[4].

Foi reprisada pelo TLNovelas entre 23 de fevereiro e 28 de agosto de 2009, substituindo Las vías del amor e sendo substituida por Si Dios me quita la vida. [5]

A trama obteve 21,1 pontos de média[6].

Referências

  1. «Arrancó producción de Velo de novia de Televisa». Produ. 12 de maio de 2003. Consultado em 12 de março de 2023 
  2. «Disfrutará poco su Velo». Vlex. 30 de junho de 2003. Consultado em 12 de março de 2023 
  3. «Velo de novia será grabada en alta definición». Produ. 23 de junho de 2003. Consultado em 12 de março de 2023 
  4. «Cambios drásticos en Velo de Novia de Televisa». Produ. 22 de agosto de 2003. Consultado em 12 de março de 2023 
  5. «Velo de Novia por Canal TLNovelas». De Telenovelas. 20 de fevereiro de 2009. Consultado em 12 de dezembro de 2015 
  6. «IBOPE: Rating De Las Telenovelas Por Horario». Telenovelas Board. 8 de julho de 2019. Consultado em 12 de março de 2023 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]