Villa Costaguti Torlonia – Wikipédia, a enciclopédia livre
Villa Costaguti Torlonia, conhecida também como Villa Bracciano, era uma villa localizada no grande terreno delimitado pela Via Palestro, onde ficava a entrada principal, a Via XX Settembre, a Muralha Aureliana ao longo da Viale del Policlinico e a Via Montebello, no rione Castro Pretorio de Roma[1], perto da Porta Pia. O local hoje é ocupado pela Embaixada do Reino Unido em Roma.
História
[editar | editar código-fonte]Esta villa foi criada no século XVII pelo cardeal Giovanni Battista Costaguti (1636-1704) e era caracterizada por belos jardins e por suas fontes. Em 1825, a propriedade foi adquirida por Marino Torlonia, duque de Bracciano, que contratou Antonio Sarti para reconstruir o palacete (casino) entre 1835 e 1839[2]. Os Torlonia eram proprietários também de uma grande villa na Via Nomentana[3].
Em 31 de outubro de 1946, quando a villa já era a sede da embaixada, o antigo palacete foi severamente danificado em um atentado terrorista perpetrado pelo grupo sionista Irgun[4]. Um novo edifício foi inaugurado em 1971 depois da demolição do antigo palacete pelo arquiteto Sir Basil Spence[5].
O mesmo complexo abriga ainda a embaixada do Reino Unido à Santa Sé, a San Marino e a representação diplomática dos Territórios Britânicos Ultramarinos na Itália. Além disto, residência oficial do embaixador britânico fica na Villa Wolkonsky, perto da basílica de San Giovanni in Laterano.
Referências
- ↑ «Villa Costaguti a Via Pia» (em italiano). InfoRoma
- ↑ «British Embassy to the Holy See/ Ambasciata di Gran Bretagna (Britannica)» (em inglês). Rome Tour
- ↑ «Porta Pia» (em inglês). Rome Art Lover
- ↑ Biagini, Furio (2004). «L'Irgun e la resistenza ebraica in Palestina. L'attentato all'ambasciata britannica di Roma (ottobre 1946)». Nuova Storia Contemporanea (em italiano). 8 (5): 75–92
- ↑ «Sir Basil Spence Archive: British Embassy, Rome» (em inglês). Historic Scotland