Villa del Balbianello – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Villa del Balbianello

A Villa del Balbianello é uma villa na comuna de Lemnos (província de Como), Itália, com vista para o Lago de Como. Ele é localizado na ponta de uma pequena península de bosque na costa ocidental do Lago de Como, não muito longe da Isola Comacina e é famosa por seus elaborados jardins e terraços.

A villa foi construída em 1787 no sítio de um convento franciscano do Cardeal Angelo Maria Durini. As duas torres, que podem ser vistas na foto são o campanili do convento da igreja. Depois da morte do cardeal, em 1796, a vila passou para o seu sobrinho, Luigi Porro Lambertenghi. Entre os hóspedes de Lambertenghi, foram o escritor e patriota Silvio Pellico, que ensinava os filhos de Lambertenghi. Quando ele foi forçado a deixar a Itália, Lambertenghi vendeu a casa a seu amigo, Giuseppe Visconti di Modrone, avô de Luchino Visconti.[1] Visconti fez melhorias em seus jardins e a loggia.

Pelo início do século xx, os edifícios tinham caído em um estado de negligência quando o empresário norte-americano, Butler Ames, adquiriu e renovou a villa e o seu jardim. Em 1974, os herdeiros de Ames venderam a casa para o explorador Guido Monzino (líder da primeira expedição italiana para escalar o Monte Everest), que encheu-o com ricas coleções, incluindo artefatos adquiridos nas suas expedições. Monzino, que morreu em 1988, deixou a casa para o Fondo per l'Ambiente Italiano, o Tesouro Nacional da Itália. Suas terras fazem parte agora da Grandi Giardini Italiani.

Uma série de longas-metragens usam a moradia como set de filmagens, inclusive A Month by the Lake (1995), "Casino Royale" (2006). A casa também foi utilizado para as cenas em Naboo em Star Wars: Episódio II Ataque dos Clones (2002), no entanto o  CGI foi usado no exterior da villa.

  1. "Villa del Balbianello" Amigos da FAI Arquivado em 10 de junho de 2016, no Wayback Machine. página visitada em 20 de Maio de 2016

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]