Cabo Ocidental – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cabo Ocidental
  Províncias da África do Sul  
Localização
Coordenadas
País África do Sul
História
27 de abril de 1994
Administração
Tipo Sistema parlamentar
Premier Hellen Zille (Aliança Democrática)
Características geográficas
Área total 129 462 km²
População total (2011) 5 822 734 hab.
 • Estimativa (2015) 6 200 100
Densidade 45 hab./km²
Altitude 2 325 m
Sítio westerncape.gov.za

Cabo Ocidental é uma província da África do Sul, situada na costa sudoeste do país.[1] É a quarta maior das nove províncias com uma área de 129 449 km², e a terceira mais populosa, com uma estimativa de 7 milhões de habitantes em 2020. Cerca de dois terços desses habitantes vivem na área metropolitana da Cidade do Cabo, que também é a capital da província e a legislativa do país.[1] Foi criada em 1994 a partir de parte da antiga província do Cabo.[1] As duas maiores cidades são Cidade do Cabo e George.

A província do Cabo Ocidental se estende para norte e leste do Cabo da Boa Esperança, no canto sudoeste da África do Sul.[1] Espalha-se por cerca de 400 km para o norte ao longo da costa atlântica e cerca de 500 km para o leste ao longo da costa sul da África do Sul (sul do Oceano Índico).[1] É limitado a norte pelo Cabo Setentrional e a leste pelo Cabo Oriental.[1] A área total da província é de 129 462 km², cerca de 10,6% do total do país. É aproximadamente do tamanho da Inglaterra. Sua capital e maior cidade é a Cidade do Cabo,[1] e algumas outras cidades importantes incluem Stellenbosch, Worcester, Paarl e George. A Rota Jardim e o Overberg são áreas turísticas costeiras populares.

O Cabo Ocidental é a região mais meridional do continente africano[1] com o Cabo das Agulhas como ponto mais meridional, a apenas 3 800 km da costa antártica. O litoral varia de arenoso entre os cabos, rochoso a íngreme e montanhoso em alguns lugares. O único porto natural é a Baía de Saldanha, na costa oeste, cerca de 140 km ao norte da Cidade do Cabo. No entanto, a falta de água doce na região fez com que apenas recentemente fosse usado como porto. O principal porto da província foi construído na Baía da Mesa, que em seu estado natural estava totalmente exposto às tempestades do noroeste que trazem chuva para a província no inverno, bem como os ventos secos de sudeste quase ininterruptos no verão. Mas a água doce vinda da Montanha da Mesa e do Devil's Peak permitiu que os primeiros colonizadores europeus construíssem a Cidade do Cabo nas margens deste ancoradouro.

A província está dividida em um município metropolitano (Cidade do Cabo) e cinco municípios distritais, que se subdividem em 24 municípios locais.

Referências

  1. a b c d e f g h Britannica, T. Editors of Encyclopaedia. Western Cape. Encyclopedia Britannica, 3 de fevereiro de 2024.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cabo Ocidental
Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Western Cape