Bicentenário da Argentina – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bicentenário da Argentina
Bicentenario de la República Argentina
Bicentenário da Argentina
Logotipo oficial do Bicentenário da Argentina
Outros nomes Bicentenario de Argentina
Participantes Argentinos
Localização Buenos Aires (principalmente)
Data 21 - 25 de maio de 2010[1]

Bicentenário da Argentina envolve uma série de comemorações e festividades públicas nacionais ocorridas entre os dias 21 e 25 de maio de 2010[1] na Argentina, duzentos anos após a Revolução de Maio que destituiu o Vice-Reino do Rio da Prata e formou uma Junta de Governo. A Junta, composta por representantes locais de Buenos Aires, viria a ser o primeiro governo genuinamente argentino.

A Revolução de Maio e a formação do primeiro governo argentino também tiveram a influência de forças políticas de outras regiões, como Tarija, Mendoza, Corrientes e Yapeyú, além da capital Buenos Aires. A maior parte do extenso território anexado pelos revolucionários foi o que engodou as Províncias Unidas do Rio da Prata.

As festividades foram inciadas em 21 de maio na cidade de Buenos Aires,[1] com milhões de espectadores em participação do evento, o que o tornou o maior evento festivo ao ar livre da história do país.[2]

Homenagens estrangeiras

[editar | editar código-fonte]

Por conta das festividades, a partir da primeira semana de maio o canal televisivo América 24 modificou suas cores para as cores da bandeira argentina. O mesmo foi realizado pela emissora Todo Noticias, que trocou suas cores vermelho e azul para braco e azul-celeste. A TV Pública mudou seu logotipo para um botton nas cores argentinas.

Na Itália, a partir da meia-noite de 25 de maio, o Coliseu foi iluminado nas cores argentinas, incluindo uma projeção do brasão de armas e da bandeira. O lema (disposto em italiano e espanhol) Argentina batte giunto a Te/Argentina palpita junto a tí (Argentina, bate junto a você, em português) também foi projetado sobre a fachado do monumento.[3] No mesmo dia, o Presidente da Itália Giorgio Napolitano emitiu uma nota de saudação à Presidência argentina ressaltando o forte vínculo cultural e econômico entre os dois países.

Nos Estados Unidos, o Empire State Building prestou homenagem a Argentina projetando as cores da bandeira em sua antena.

Referências

  1. a b c Fox, Michael (27 de maio de 2010). «Venezuela's Chávez Attends Argentina's Bicentennial Independence Celebrations». Venezuela Analysis 
  2. «Argentina celebrates 200 years of its revolution». Google News. 24 de maio de 2010 
  3. «Remembering a revolution». Times of Malta. 26 de maio de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre a Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.