Ordem Nacional da Legião de Honra – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ordem Nacional da Legião de Honra
Ordre National de la Légion d'Honneur
Classificação
País  França
Outorgante Presidente da França
Tipo Ordem de mérito
Agraciamento Civis e Militares
Condição Em uso
Histórico
Criação 19 de maio de 1802
Primeira concessão 14 de julho de 1804
Hierarquia
Superior a Ordem da Libertação

A Ordem Nacional da Legião de Honra (em francês: Ordre National de la Légion d'Honneur) é uma condecoração honorífica francesa. Foi instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte e recompensa os méritos à nação e à pátria francesa. É a ordem máxima do país, sendo concedida e entregue pelo Presidente da República Francesa.

O Chefe de Estado, recebe a grã-cruz e torna-se Grão-mestre da ordem durante a cerimónia de posse presidencial.

Napoleão Bonaparte com a Grã-cruz da ordem.

Em 15 de julho de 1804, numa grandiosa cerimônia que se realizou no Hôtel des Invalides, em Paris, Napoleão entrega as primeiras condecorações da Legião de Honra aos marechais, soldados, inválidos de guerra, cientistas, artistas e escritores com méritos destacados. O Presidente da República Francesa usa a faixa de grã-cruz dessa ordem em algumas cerimonias do cargo presidencial.

Suas cinco categorias, em ordem decrescente, são:

  • Grã-Cruz
  • Grande-Oficial
  • Comendador
  • Oficial
  • Cavaleiro
Cinco categorias da ordem

Dom Pedro II e a ordem

[editar | editar código-fonte]

Aquando do falecimento de Dom Pedro II na Europa a França o enterrou com honras apesar de protestos do governo brasileiro: o motivo das honras foi que Dom Pedro II foi agraciado com a grã-cruz da ordem durante o período imperial. Dom Pedro II foi enterrado com a grã-cruz da ordem no peito.

Escolas e locais relacionados com a Ordem

[editar | editar código-fonte]

Um total de 68 cidades e vilas, entre elas, Liège em 1914, Belgrado em 1920, Luxemburgo em 1957 e Stalingrado em 1984 foram condecoradas com a ordem, assim como foram condecorados 51 regimentos militares e a Academia Militar de Autun.

A ordem tem a sua própria rede de escolas privadas em Saint-Denis e Les Loges na floresta de Saint-Germain-en-Laye. Filhos e netos de membros da ordem estudam nestas escolas. Um dos benefícios da ordem são as escolas acessíveis aos descendentes.

Brasileiros com Grã-cruz

[editar | editar código-fonte]

Poucos estrangeiros receberam a Grã-cruz da ordem. Os brasileiros que a receberam, desde 1804, foram:

Portugueses com Grã-Cruz

[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, desde 1925, receberam autorização para envergar as insígnias da Ordem Nacional da Legião de Honra quase 200 pessoas.[2] Deste grupo, com o grau de Grã-Cruz, foram sinalizados os seguintes distinguidos:[3]

Referências

  1. Instituto Fernando Henrique Cardoso, CV_extenso_PORTUGUES_2011, p. 08
  2. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». "Resultado da pesquisa depois de seleccionados: "País"="França"; "Ordem"="Nacional da Legião de Honra". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 27 de maio de 2014 
  3. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». "Resultado da pesquisa depois de seleccionados: "País"="França"; "Ordem"="Nacional da Legião de Honra"; "Grau"="Grã-Cruz". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 27 de maio de 2014 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ordem Nacional da Legião de Honra