Chevrolet Astra – Wikipédia, a enciclopédia livre

Chevrolet Astra
Chevrolet Astra
Visão geral
Nomes
alternativos
Holden Astra
Vauxhall Astra
Opel Astra
Saturn Astra
Produção 1998-2011 (Brasil)
Fabricante Chevrolet, grupo General Motors
Modelo
Classe Segmento C
"Médio" no Brasil
Carroceria hatchback, 2 e 4 portas
sedan, 4 portas
perua, 4 portas (Europa)
conversível, 2 portas (Europa)
Ficha técnica
Motor 1.8L 8V G ou E, I4, dianteiro transversal
2.0L 8V flex, I4, transversal
2.0L 16V gasolina, I4, transversal
Transmissão 4 marchas, automática
5 marchas, manual
Modelos relacionados Chevrolet Zafira
Chevrolet Vectra
Citroën C4 VTR
Fiat Stilo
Ford Focus
Hyundai i30
Peugeot 307
Renault Fluence
Volkswagen Golf
Fiat Tipo
Fiat Bravo
Fiat Punto
Dimensões
Comprimento 4.199,4 (hatch)
4.342,4 (sedan)
Entre-eixos 2.614mm
Largura 1.709
Altura 1.431 (notchback)
1.425 (sedan)
Peso 1.150 (notchback 2 portas)
1.180 (coupé 4 portas)
1190 (sedan)
Cronologia

O Chevrolet Astra foi um automóvel fabricado pela Chevrolet lançado e produzido no Brasil entre 1998 e 2011, porém vindo importado da Bélgica na sua primeira geração (1994-1996). De porte médio, quando foi descontinuado era produzido exclusivamente com motor 2.0 bicombustível de 133 cv de potência (gasolina) e 140 cv (álcool), embora tenha tido outros motores.

O carro era disponível em versões hatchback, sedan e station wagon, situando-se acima do Corsa e abaixo do Vectra. Atualmente, o Astra é comercializado em uma nova geração muito mais moderna no mercado Europeu, onde é fabricado como Opel Astra e Vauxhall Astra (para países com direção do lado direito como Inglaterra, Japão e África do Sul) pelas subsidiárias europeias da General Motors, a Opel e a Vauxhall. Nos Estados Unidos, o carro era vendido como Saturn Astra e na Austrália como Holden Astra.

Em setembro de 2007 foi lançado no Brasil um novo modelo derivado do Astra europeu, com o nome de Vectra GT. O desenho traseiro do modelo é semelhante ao europeu, com a frente da última geração do Chevrolet Vectra nacional, que foi projetado no Brasil como uma versão sedã do Astra europeu. Compartilhava também a plataforma e conjunto motriz com o Vectra nacional, herdados da atual linha Astra.

  • 1994 - Início da comercialização do modelo no mercado brasileiro, importado da Bélgica. Lançado também em versão perua (station wagon). Utilizava o motor 2.0.
  • 1998 - Início da produção pela Chevrolet do Brasil. Lançado nas versões GL 1.8-8V, GLS 2.0-8V e GLS 2.0-16V nas carrocerias notchback duas portas e sedan quatro portas. Uso da direção eletro-hidráulica.
  • 2000 - Lançada a versão Sport 2.0-8V que contava com body kit da preparadora alemã Irmscher, bancos com tecido exclusivo, rodas exclusivas, faróis/lanternas/painel exclusivos e opcional de teto solar. lançada a versão Milenium em comemoração a virada do século. Este contava com motor 1.8 8v e bancos com grafismo diferenciado escrito "Milenium 2000" além de contar com vários itens de série ausentes na versão GL.
  • 2001 - Adoção dos repetidores de pisca nos pára-lamas em todas as versões. A versão GL ganha calotas e conta-giros. Fim da direção eletro-hidráulica.

- Fim da versão Milenium.

  • 2002 - Lançada a série Sunny, a versão CD 2.0-8V e CD 2.0-16V. O câmbio automático estava disponível na versão CD 2.0-8V. Neste mesmo ano foi lançado a série Expression, versão Sedã Completa da categoria com controles do rádio acoplado ao volante.
  • 2003 - O modelo sofre uma nova reestilização para o modelo 2003. Lançada a versão GSi, com motorização 2.0-16V, com 136 cv, com a opção de cinco portas para o notchback. Fim da produção com motor 1.8 à gasolina, foi adotado o motor 1.8 à álcool para frotistas. A placa traseira passa a ser posicionada no para-choque, não mais entre os faróis traseiros[1].
  • 2004 - Uso do motor Flexpower (bicombustível), com motor 2.0-8V à álcool ou à gasolina. Lançadas as novas versões: Comfort, Elegance e Elite. Uso do motor Multipower (GNV, etanol ou gasolina). Lançada a versão Advantage Hatch, 3 portas.
  • 2005 - Fim da versão GSi 2.0-16V(gasolina). Em novembro foi lançada a versão SS 2.0-8V Flexpower.
  • 2006 - A versão Advantage passa a vir também nos modelos de 4 portas Sedan ou 5 portas notchback. Último ano da versão "Comfort".
  • 2007 - Término da produção das versões hatch de 3 portas. É também o último ano das versões "Elite" e "Elegance" (as mais luxuosas).
  • 2008 - Descontinuação da versão "SS", com alguns de seus acessórios (rodas aro 16, faróis de milha e aerofólio) sendo oferecidos como "Kit Esportivo" para o Advantage Hatch.
  • 2009 - Novo motor 2.0 Flexpower com 133 cv (gasolina) e 140 cv (álcool). Apresentado o modelo 2010 do Astra, com muitos menos equipamentos comparado ao Vectra, como exemplo freios ABS, computador de bordo e etc.
  • 2011 - 17 de Agosto de 2011 é anunciado o fim da produção, e que mais tarde daria lugar aos globais Sonic e Cobalt.

O Astra tem um interior clássico que quase não sofreu mudanças de 1998 até o fim de sua produção no Brasil, em 2011. Uma das únicas mudanças foi nos mostradores do painel, que passaram a ter fundo branco. Na Europa o interior do Astra é bem semelhante ao do Chevrolet Vectra do Brasil. A transmissão é oferecida nas versões automática ou manual.

Em 2010 o Astra incorporou desde sua versão básica itens restritos as antigas versões de luxo (acabamento em veludo, ar-condicionado digital, rodas aro 16 e retrovisor eletro crômico), lançando o veiculo nas cores prata, branco, preto e amarelo sendo essa última cor a que fez menos sucesso entre os adeptos do carro. O motor seguiu sendo o antigo 2 litros com 2 válvulas por cilindro mas alterações mecânicas elevaram sua potência para 140 cv utilizando-se álcool e 133 cv com gasolina. O modelo recebia, no fim de sua produção, críticas seu design defasado (com apenas um face-lift em 12 anos) e por ter um motor ainda mais antigo, diretamente herdado do Monza. Já seus entusiastas consideravam essa desatualização irrelevante, por ela não significar desvantagem prática do produto e ainda propiciar um preço competitivo.

A longa sobrevida do Astra explica-se por tratar-se de um veículo médio concorrendo em preço com veículos compactos, mais atualizados, porém inferiores em termos dinâmicos, de habitabilidade e principalmente resistência de sua estrutura. Assim o Astra, em seus últimos momentos, ainda encontrava um bom mercado nos consumidores menos passionais, que priorizavam o fator custo-benefício.

Competições

[editar | editar código-fonte]

Galeria de fotos

[editar | editar código-fonte]

O modelo deixou de ser fabricado, sua retirada de linha é parte do plano de reestruturação da General Motors. Para suceder o Astra, a GMB apresentou o Chevrolet Sonic e Chevrolet Cobalt[2], nas versões hatch e sedan. Na Europa, contudo, o Astra segue em produção, sob a bandeira Opel e encontra-se em sua 4ª geração.

Referências

  • Revista Quatro Rodas - Dezembro de 1994 - Edição 413

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Chevrolet Astra