Coroados – Wikipédia, a enciclopédia livre
Nota: Se procura por outras acepções, veja Coroado.
O termo coroados é a denominação atribuída no passado pelos portugueses aos indígenas de grupos de filiações linguísticas e regiões geográficas diversas, por usarem o que se entendia como sendo coroas de plumas na cabeça ou mesmo um corte de cabelo que lembrava uma coroa.[1] Foram assim chamados os caingangues de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul[2]; os caiapós do norte de Mato Grosso; bem como os bororos, os coropós, os puris e os xerentes.
Referências
- ↑ OLIVEIRA, E. S. C. O Paradigma da Extinção: Desaparecimento dos Índios Puris em Campo Alegre no Sul do Vale do Paraíba. Anais do XV encontro regional de história da ANPUH-Rio. 2012. Acesso em 7 de junho de 2013.
- ↑ In Ti Fym Sym. BALLIVIÁN, J. M. P. et al.. Revista Agriculturas, vol. 4, núm. 3. Outubro de 2007. Disponível em https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:krllPBwUJMcJ:www.agriculturesnetwork.org/magazines/brazil/3-sementes-da-biodiversidade/in-ti-fy-si-casa-das-sementes-antigas-uma/at_download/article_pdf+caingangues+campinas&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShTiNJT5KdMAP5yW_qeswU4q-goUlJ0akBMUir0hsGH-GG9CLLin9oupa98ZoRZJsoONt6whsCSHY5r_uSPCsM6vVfRaYufgHgDioJzos-jXWMTi9bijUDGGKL3NLfN8tspewAM&sig=AHIEtbTNm2gisoccNV80R0KZO5sf4h8iQA. Acesso em 19 de setembro de 2012.