Desmoronamento – Wikipédia, a enciclopédia livre

Trabalhadores em uma mina subterrânea, expostos ao risco de um desmoronamento, preparando-se para realizar a remoção do minério através de vagões (1976).

Desmoronamento é a movimentação dos solos pela força da gravidade terrestre, ocorrendo frequentemente como um deslizamento de terra, tendo diversas causas possíveis, entre elas:

Desmoronamentos com vítimas

[editar | editar código-fonte]
Teresina (PI) - Presidente Lula visita áreas atingidas pela chuva no Piauí Foto: Ricardo Stuckert/PR
Casa e antena em área de risco no Morro do Centenário, durante a enchente em Blumenau em 2008.

Os desmoronamentos provocam frequentemente vítimas fatais em acidentes que poderiam ser evitados. Diversas famílias podem ficar desabrigadas e perder seus bens materiais.

Como a ocupação das encostas é precedida por desmatamento, o solo fica exposto à erosão. Nos períodos em que o índice de chuvas aumenta, o solo torna-se mais pesado, tendendo ao desmoronamento em áreas de declive acentuado. Para impedir que isso aconteça, deve-se evitar o desmatamento e a ocupação das encostas.

Voçoroca ou Boçoroca (iby=terra e soroc=fenda) em Avaré, Brasil. Localização geográfica: Lat. 23º12'24" sul e Long. 48º47'59" oeste. 2005/2006

Antes da ocupação de terrenos, seja para a construção de fábricas, casas ou rodovias, é necessário realizar estudos e um planejamento, para garantir a segurança e o adequado uso do solo, de forma a evitar desmoronamentos e acidentes.

Desmoronamento em Ferguson, na autoestrada 140 do Estado da Califórnia, em 21/04/2008 02:36:01 PM PDT
Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.