Fukuoka – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados de Fukuoka, veja Fukuoka (desambiguação).
Japão Fukuoka

福岡県

Fukuoka-ken

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 福岡県
 • Rōmaji Fukuoka-ken
Símbolos
Bandeira de Fukuoka
Bandeira
Selo de Fukuoka
Selo
Localização
Localização de Fukuoka
Localização de Fukuoka
Coordenadas
País Japão
Região Kyushu
Ilha Kyushu
Administração
Capital Fukuoka
Governador Seitaro Hattori (desde abril de 2021)
Características geográficas
Área total 4,971,01 km²
 • Área molhada  2.3%
População total (1 de junho de 2019) 5 109 323 hab.
Densidade 1,024,63 hab./km²
Outras informações
Distritos 12
Municipalidades 60
Flor Ume (Prunus mume)
Árvore Azaléa (Rhododendron tsutsusi)
Ave Japanese bush warbler (Cettia diphone)
Sítio [1]

Fukuoka (福岡県 Fukuoka-ken?) é uma prefeitura do Japão na ilha Kyūshū.[1] A capital é a cidade de Fukuoka.[2]

Fukuoka (prefeitura) inclui as antigas províncias de Chikugo, Chikuzen, e Buzen.[3]

Mapa da prefeitura de Fukuoka.

A prefeitura de Fukuoka enfrenta o mar em três lados, na fronteira das prefeituras Saga, Ōita, e Kumamoto e voltado para Yamaguchi (prefeitura) através do Estreito de Kanmon.

A partir de 1 de abril de 2012, 18% da área de terra da prefeitura foi designada como parques nacionais: Parque Nacional Setonaikai, Genkai, Kitakyūshū, e Yaba-Hita-Hikosan quasi-national parks, e Chikugogawa, Chikuhō, Dazaifu, Sefuri Raizan, and Yabegawa Parques Naturais Prefeitural.[4] Fukuoka inclui as duas maiores cidades de Kyushu: Fukuoka e Kitakyushu, concentrando em si as principais indústrias da região. Fazem também parte de Fukuoka algumas ilhas junto à costa setentrional de Kyushu.

Vista noturna da cidade de Fukuoka.

Em negrito, a capital da prefeitura.

Expansão de Kurume

[editar | editar código-fonte]

A 5 de Fevereiro de 2005 as antigas localidades de Kitano (do distrito de Mii), Jojima e Mizuma (do distrito de Mizuma), e Tanushimaru (do distrito de Ukiha) fundiram-se na cidade de Kurume.

Fusão de Fukutsu

[editar | editar código-fonte]

A 24 de Janeiro de 2005 as antigas localidades de Fukuma e Tsuyazaki (do distrito de Munakata) fundiram-se, formando a cidade de Fukutsu.

As principais cidades da prefeitura de Fukuoka constituem alguns dos principais centros industriais do Japão, concentrando em si cerca de 40% da economia de Kyushu. As principais indústrias incluem a produção de automóveis, semicondutores e aço.

A prefeitura possui alguns dos grandes eventos de atletismo anuais: A Corrida Internacional de Fukuoka e Maratona Aberta Internacional de Fukuoka. A maratona vem ocorrendo na cidade desde 1959 e já foi palco de muitos recordes mundiais quebrados na história.[5]

A prefeitura possui o maior número de grupos de yakuza entre todas as prefeituras: o Kudo-kai, o Taishu-kai, o Fukuhaku-kai, o Dojin-kai e o Kyushu Seido-kai. [6] Entre 2004 e 2009, e no começo de 2011,[7] a maior incidência de acidentes com armas no Japão ocorre na prefeitura de Fukuoka.[8] Esses incidentes são causandos principalmente pelos grupos de yakuza locais, mais especificamente o Kudo-kai, o Dojin-kai e o Kyushu Seido-kai.

A prefeitura de Fukuoka tem o maior índice de crime cometido por jovens entre todas as prefeituras do Japão desde 2003.[9]

Em Fukuoka nasceu em 1953 o escultor Etsuro Sotoo, célebre por trabalhar no Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona. Em Fukuoka nasceu também, em 1978, Ayumi Hamasaki, uma das cantoras de J-pop mais bem-sucedidas e famosas do Japão e de toda Ásia.

  • Museu de Arte de Fukuoka - situa-se no Parque de Ohori; abriga uma ampla seleção de arte contemporânea dentre outras de vários países do mundo.
  • Museu de Arte Asiática de Fukuoka - abriga obras de arte de vários países da Ásia.
  • Museu da Cidade de Fukuoka - mostra uma grande variedade de itens da história da região, incluindo um espetacular selo de ouro.
  • Museu da Invasão Mongol - localiza-se no Parque Higashi Koen; expõe armas e armaduras japonesas e mongóis do século XIII bem como pinturas de temas históricos.
  • Museu Folclórico Hakata Machiya - dedica-se a exibir as tradições, discursos e a cultura da região de Fukuoka.
  • Fukuoka Tower - O maior arranha-céus costeiro do Japão mede 234 metros. Do seu topo, é possível ver a maior parte da cidade.[10]
Fukuoka Dome, casa do Fukuoka SoftBank Hawks.

A prefeitura possui um time de beisebol, o Fukuoka SoftBank Hawks, três times de futebol (Avispa Fukuoka, Giravanz Kitakyushu e Fukuoka J. Anclas), um time de basquetebol Rizing Zephyr Fukuoka e três times de rugby (Coca-Cola Red Sparks, Fukuoka Sanix Blues e Kyuden Voltex).

  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Fukuoka-ken" na Japan Encyclopedia, p. 218, p. 218, no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Fukuoka" no p. 218, p. 218, no Google Livros.
  3. Nussbaum, "Províncias e prefeituras" no p. 780, p. 780, no Google Livros.
  4. «General overview of area figures for Natural Parks by prefecture» (PDF). Ministério do Meio Ambiente. 1 de abril de 2012. Consultado em 8 de dezembro de 2013 
  5. Nakamura, Ken. Marathon - A history of the Fukuoka International Marathon Championships por K. Ken Nakamura - Parte 1 1947-1966. IAAF. Acessado em 2010-02-28. (em inglês)
  6. "Site da Agência de Polícia Nacional", p.15 Arquivado em 27 de setembro de 2011, no Wayback Machine., Masahiro Tamura, 2009. (em japonês)
  7. "Gunfire, The worst in the nation, None has been solved" Arquivado em 2012-09-05 na Archive.today, 23 de junho de 2011, Nishinippon Shimbun (em japonês)
  8. "Fukuoka yakuza groups tackle police pressure in all-out war", 4 de maio de 2010, The Tokyo Reporter, de Kodansha-Friday 14 de maio, p.22-23 (em japonês)
  9. 非行防げ、捜査員奮闘…少年犯罪全国ワースト1の福岡 Arquivado em 12 de fevereiro de 2009, no Wayback Machine. - Yomiuri Shimbun (em japonês)
  10. Site da prefeitura de Fukuoka (em inglês)

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Fukuoka
Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Fukuoka


  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Fukuoka. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.