Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pescadores
Nome Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica
Fundação 1 de janeiro de 1944 (81 anos)
Estádio Campo dos Pescadores
Capacidade 1.500
Localização Costa da Caparica, Portugal Portugal
Presidente Portugal António Martins (Tozé)
Treinador(a) Portugal Nuno Ferreira
Patrocinador(a) Century 21
Material (d)esportivo GSport
Competição Portugal Campeonato Distrital AF Setúbal- I Divisão
Website Gdpcostacaparica.emjogo.pt
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica, G.D.P.C.C., é uma instituição de utilidade pública, fundada em 1 de janeiro de 1944, sediada na cidade de Costa da Caparica, concelho de Almada, distrito de Setúbal.

O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica (GDPCC),  foi fundado a 1 de janeiro de 1944, por pescadores da terra, e inicialmente com o nome de Grupo Desportivo da Casa dos Pescadores.

O Clube está filiado na Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio, na Associação de Futebol de Setúbal e na Federação Portuguesa de Futebol, com o número 702.

Tem o estatuto de instituição de utilidade pública desportiva.


Está sediado na cidade da Costa da Caparica, concelho de Almada, distrito de Setúbal, e está situado na Avenida Dom Sebastião, nº78, 2825-405 (GPS: 38.639046,-9.230295)


História do GDPCC

As Casas dos Pescadores, responsáveis pela criação do Clube, constituíam organismos de cooperação social. Formados por pescadores, empresas de pesca, armadores e proprietários de barcos e que tinham como principais fins a educação e a assistência aos trabalhadores marítimos.

As Casas dos Pescadores assumiram também a função de realizar a previdência social aos profissionais da pesca residentes nas suas áreas de atuação.

O emblema do clube representa as cores da terra dos pescadores, o mar, a praia e o barco de pesca tradicional.

A história do clube pode resumir-se a a três grandes períodos:

  1. Antes de 25 de abril de 1974;
  2. Após o 25 de abril de 1974, e;
  3. O período de implementação do Programa Costa Polis na Costa de Caparica.


Antes do 25 de abril o Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica era dirigido pelo senhor Almirante Henrique Tenreiro, que ajudou o clube, quer monetariamente, quer a a nível da dinamização.

A maioria dos jogadores do clube desempenhavam as suas funções laborais em postos de trabalho relacionados com a indústria da pesca, criados pelo Almirante.

Em 1944, as instalações do clube situavam-se onde atualmente se situa o Parque Urbano da Costa de Caparica.


Em 1961, a Freguesia cedeu à Casa dos Pescadores da Costa da Caparica o  terreno onde agora se situam as instalações do clube, acordado na altura pelo Presidente do clube, Senhor Olegário Leonardo.


Após o 25 de abril, surge o associativismo e o clube começou a ser dirigido por sócios eleitos.

No entanto, é o espírito de união, corporativismo e amor pelo clube/vila da Costa da Caparica (atualmente Cidade) que leva grupos de sócios a darem algumas ajudas monetárias e materiais ao clube.

Com o fim das Casas dos Pescadores em 1976, o clube muda o seu nome para Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica, e as instalações desportivas passam para a Segurança Social e não para o clube.

Nos anos 80 do século passado são construídas as bancadas com ajudas dos sócios e em 2001 é colocado o relvado sintético, um dos primeiros do Distrito de Setúbal, entretanto renovado em 2014.

Após o 25 de abril de 1974, o clube criou outras modalidades para além do futebol, entretanto extintas:

O Andebol nos anos 70;

O Futebol de Salão nos anos 80, em que eram organizados torneios de verão, que se mantiveram até meio da década de 90.

Em 1995, foi criada a equipa de rugby chamada Costa de Caparica, formada pelos ex-internacionais Vitor de Sousa, Carlos Moita e António Moita.

Ascendeu à 2ª Divisão na época 96/97 e em 98/99 venceu o Campeonato da II Divisão, tendo nessa época perdido apenas 1 jogo.

Na época de 99/00 obteve o 9º lugar no Campeonato Nacional da I Divisão.


Com o programa Costa Pólis surge a promessa de até 2010 o Campo dos Pescadores passar do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social para o clube, e ser construído um novo complexo na Praia da Mata. Esta promessa adiada até aos dias de  hoje, não permite a intervenção nas infra-estruturas e melhorias, uma vez que as instalações pertenciam à empresa Parque Expo, entretanto extinta, pertencendo atualmente à Costa Pólis, que se encontra em processo de liquidação, e cujo património está repartido entre a Câmara Municipal de Almada (60%), e Junta de Freguesia da Costa de Caparica (40%).

O futuro e a melhoria das instalações do clube dependem fortemente da futura negociação entre as instituições, e do valor/património que caberá ao clube.

Todas as verbas destinadas ao clube desapareceram em 2008, com o inicio do Programa Polis.

O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica, durante a sua existência já conquistou vários títulos, tais como: Campeão da II divisão da Associação de Futebol de Setúbal, 1ª categorias nas épocas de 1948/49, 1955/56 e 2014/2015; Campeão de Juniores em 1957/58 e 1960/61; Campeão da I divisão da Associação de Futebol de Setúbal, 1ª categorias em 1963/64, 1964/65, 1971/72, 1979/80, 1981/82; Campeão do escalão de Seniores da Associação de Futebol de Setúbal em 1985/86 subindo à 3ª Divisão Nacional Série “E”; Campeão Distrital de Juniores em 1986/87; Campeão de Seniores em 1994/95; Campeão distrital de infantis e Iniciados em 2000/2001; Campeão distrital de Juvenis em 2001/02; Campeão distrital de Juniores em 2001/02; Campeão distrital de Infantis em 2002/03, entre vários outros títulos distritais mais recentes, nomeadamente de equipas B, em divisões inferiores.


Este clube, tendo uma perspetiva Desportiva e Social, dinamiza para além do Futebol, outras modalidades como o Halterofilismo, o Jiu-jitsu, que embora sendo modalidades com uma história recente, já têm entre os seus quadros alguns atletas campeões e vice-campeões nacionais, com recordes nacionais. Para além destas, também criou a secção de Futebol de Praia, cuja equipa, participou pelo terceiro ano consecutivo no Campeonato Nacional da modalidade, sob a tutela da Federação Portuguesa de Futebol, tendo em 2018 participado na Euro Winners, no Estádio da Praia da Nazaré

Plantel actual

[editar | editar código-fonte]
Goleiros
N.º Jogador
Portugal Jorge Oliveira
Portugal Filipe Rosa
Portugal Hernâni
Defensores
N.º Jogador Pos.
Portugal Dinis Z
Portugal Carlos Carvalho Z
Portugal Nuno Mendonça Z
Portugal Mauro Fialho Z
Portugal Luís Lopo Z
Portugal Carlos Soares Z
Portugal Ricardo Aires Z
Portugal Valentim Z
Portugal Rúben Nunes Z
Portugal Tiago Meira Z
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
Angola Kaly M
Portugal Pelé M
Portugal Mauro Pereira M
Portugal João Carmo M
Portugal França M
Portugal João Marques M
Portugal Gonçalo Sousa M
Portugal Travassos M
Atacantes
N.º Jogador
Portugal Sérgio Alves
Portugal Ricardo Serra
Brasil Willians
Cabo Verde Catota
Portugal Diogo Almeida
Comissão técnica
Nome Pos.
Portugal Sérgio Boris T
Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.