Joana Sofia da Baviera – Wikipédia, a enciclopédia livre

Joana Sofia
Joana Sofia da Baviera
Retrato por Anton Boys.
Duquesa Consorte da Áustria
Reinado 29 de agosto de 139514 de setembro de 1404
Antecessor(a) Beatriz de Nuremberga
Sucessor(a) Isabel de Luxemburgo
 
Nascimento c. 1373 ou 13 de setembro de 1377
  Munique ou Le Quesnoy
Morte 15 de novembro de 1410 (33 anos) ou 15 de novembro de 1410 (37 anos)
  Viena, Áustria
Sepultado em Catedral de Santo Estêvão, Viena
Cônjuge Alberto IV da Áustria
Descendência Margarida, Duquesa da Bavaria
Alberto II da Germânia
Casa Wittelsbach
Hasburgo (por casamento)
Pai Alberto I da Baviera
Mãe Margarida de Brieg
Brasão

Joana Sofia da Baviera (em alemão: Johanna Sophie; Munique, 1373 ou Le Quesnoy, 13 de setembro de 1377Viena, 15 de outubro de 1410)[1][2] foi uma nobre alemã. Ela foi duquesa consorte da Áustria pelo seu casamento com Alberto IV da Áustria.

Joana Sofia foi a quarta filha, sétima e última criança nascida do duque Alberto I da Baviera e de sua primeira esposa, Margarida de Brieg.

Os seus avós paternos eram o imperador Luís IV do Sacro Império Romano-Germânico e Margarida II, Condessa de Hainaut. Os seus avós maternos eram Luís I de Brieg, duque de Legnica, e Inês de Glogów-Sagan.

Ela teve seis irmãos: Catarina, que foi casada duas vezes; Joana, esposa do rei Venceslau IV da Boêmia; Margarida da Baviera, esposa de João, Duque da Borgonha; Guilherme II da Baviera, casado com Jaqueline, Condessa de Hainaut; Alberto II da Baviera, que governou junto ao pai, mas morreu jovem, e o duque João III da Baviera, também bispo de Liège.

Pelo segundo casamento do pai com Margarida de Cleves, ela não teve meio-irmãos. Contudo, teve alguns meio-irmãos ilegítimos.

No dia 24 de abril de 1390, na cidade de Viena, Joana Sofia se casou com o futuro duque Alberto, único filho de Alberto III da Áustria da Casa de Habsburgo, e de sua segunda esposa, Beatriz de Nuremberga. A noiva tinha 12 ou 17 anos, e o noivo tinha 12 anos de idade. O casamento serviu para pôr um fim ao conflito entre os pais do casal. Alberto I concordou em pagar a quantia de 10.000 fénigues, e também deu a Alberto III a fortaleza de Natternberg e a cidade de Deggendorf.

O casal teve dois filhos: Alberto V, Duque da Áustria, também conhecido como Alberto II da Germânia como marido de Isabel de Luxemburgo, e Margarida, cujo casamento com o duque Henrique XVI da Baviera, foi arranjado pela mãe.

O duque Alberto costumava brigar com os membros da família da esposa, tais como o cunhado deles, o rei Venceslau IV da Boêmia, e o seu meio-irmão Sigismundo do Sacro Império Romano-Germânico.

Alberto faleceu em 1404, e Joana Sofia não se casou novamente, vindo a falecer alguns anos depois, em 15 de novembro de 1410. A duquesa viúva foi enterrada na Catedral de Santo Estêvão, em Viena.[3]

Descendência

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Joana Sofia da Baviera

Referências