Liga Internacional de Basquete de Rua – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Liga Internacional de Basquete de Rua - LIIBRA - é a soma de um conjunto de campeonatos de basquete de rua de abrangência nacional e internacional, abrangendo a LIBBRA (Liga Brasileira de Basquete de Rua) e circuitos nacionais de outros países onde CUFA está presente, já que foi criado pela organização não-governamental Central Única das Favelas (CUFA), ou seja, a LIIBRA mobiliza, com regras próprias, os circuitos em 20 países, além dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.

São 81 mil atletas e 5 mil produtores e voluntários envolvidos no esporte de particiação e cidadania. A competição acontece durante todo o ano em diversos espaços alternativos dos países participantes, seja em ruas, praças, viadutos, etc. Em 2005 a CUFA incorporou no movimento hip hop o basquete de rua e o skate, logo, para que o espaço possa ser reconhecido como de basquete de rua é preciso que exista na periferia das arenas outras manifestações artisticas como dj´s, break, graffiti, rap e skate.



A LIIBRA começou a nascer a partir de uma manifestação espontânea de jovens jogadores amadores de basquete que improvisaram cestas de basquete em recipientes de lixo no Hutúz Rap Festival, o maior evento de Hip Hop da América Latina, de 2001 e acabaram chamando bastante atenção. Em 2002, a CUFA – que sempre viu no esporte uma grande ferramenta a ser utilizada para promover a auto-estima da população – criou o primeiro campeonato nacional de Basquete de Rua, o Hutúz Basquete de Rua (HBR), que acontecia dentro do Hutúz Rap Festival. Equipes de 13 Estados brasileiros disputaram o torneio, que teve a duração de três dias.

Ainda em 2002, Nega Gizza – que coordenava os eventos alternativos do Hútuz – criou o Campeonato Carioca de Basquete de Rua. O evento cresceu tanto que, no ano de 2005, a CUFA criou a LIIBRA , cuja grande final foi realizada em um dos palcos mais expressivos da cultura carioca, o Sambódromo do Rio de Janeiro. No mesmo ano, a CUFA incentivou a criação de uma Seletiva Estadual de Basquete de Rua (SEBAR) em cada um dos Estados onde atua. A primeira a ser criada foi a SEBAR-RJ, um evento que reúne equipes de várias cidades do estado na luta por uma vaga na LIBBRA, conseqüentemente um espaço entre os melhores times do país.

Em 2007, a LIBBRA entrou para o calendário oficial social dos Jogos Pan-Americanos, disputado no Rio de Janeiro no mesmo ano.


História da Liga Internacional

[editar | editar código-fonte]

A LIIBRA - Liga Internacional de Basquete de Rua - surgiu como uma consequência natural, já que a Cufa se expandiu para vários países e o basquete cresceu como um dos elos de ligação entre as Cufas.


Durante a fase nacional são eleitos os melhores jogadores do campeonato, estes formam a seleção de seu país de basquete de rua, sendo apelidados carinhosamente de os Reis da Rua.

Os Reis da Rua fazem apresentações em clinicas, escolas e participam de eventos com o objetivo de promover o basquete de rua e seus conceitos sociais.



Circuito Municipal: A 1ª fase acontece em cada município que tiver possibilidade de organizar seu campeonato. Este não terá formato nem número de equipes pré-definido.

Circuito Estadual: A 2ª fase reune as melhores equipes que passarem nos municipais. As melhores equipes (três primeiras) de cada campeonato estadual se classificam para o nacional.

Circuito Nacional: A última fase do evento recebe representantes de todos os Estados, entre os meses de agosto e setembro, no Rio de Janeiro.

Circuito Mundial: É a “Copa do Mundo” do basquete de rua, é um torneio das melhores seleções dos paises aonde a Cufa está presente. Durante a fase nacional são eleitos os melhores jogadores do campeonato, aí surgem as seleções que vão para o Circuito Mundial.



Vencedores Circuito Brasil

[editar | editar código-fonte]

Masculino
Campeão - Equipe Madureira BDRB (RJ)
2º Colocado - CUFA do Rio de Janeiro (RJ)
3º Colocado - Equipe Liga dos Mutantes do Rio de Janeiro (RJ)

Feminino
Campeão - Equipe Fucas (SC)
2º Colocado - Equipe Assim que as pretas gostam (SP)
3º Colocado -Equipe Ja He (RS)


Masculino
Campeão – CUFA (RJ)
2º Colocado - Equipe AND1 Brasil (SP)
3º Colocado - Equipe Red Nose Shoes/Poucas Palavras (SP)

Feminino
Campeão - Equipe Red Nose Shoes/Nega7 (SP)
2º Colocado - Equipe Magic Ball (SP)
3º Colocado - Equipe As Super Poderosas (DF)


Masculino
Campeão - Equipe AND1 Brasil (SP)
2º Colocado - Equipe Poucas Palavras (SP)
3º Colocado - Equipe Dinossauros (RJ)

Feminino
Campeão - Equipe Team1 (RJ)
2º Colocado - Equipe SSV (RJ)
3º Colocado - Equipe Jebic (SC)


Masculino
Campeão - Equipe Slum (SP)
2º Colocado - Equipe Cross Over (SP)
3º Colocado - Equipe Bicho Solto (ES)

Feminino
Campeão - Equipe Jebic de (SC)
2º Colocado - Equipe Santa Mônica (RJ)
3º Colocado - Equipe Liguei o Botão (RJ)



Melhores Jogadores e Cestinhas - Brasil

[editar | editar código-fonte]

Masculino
Melhor - Alves - Madureira BDRB
Cestinha - Carlinhos - CUFA

Feminino
Melhor - Marlene - FUCAS
Cestinha - Camila - NEGA 7

Masculino
Melhor - Leandro - CUFA
Cestinha - Fábio - BICHO SOLTO

Feminino
Melhor - Cristal - NEGRA 7
Cestinha - Clarissa - MANGUEIRA TEAM

Masculino
Melhor - PH - AND 1
Cestinha - Wagner Antônio - AND 1

Feminino
Melhor - Clarissa - MANGUEIRA TEAM
Cestinha - Clarissa - MANGUEIRA TEAM

Masculino
Melhor - Renê - Cross Over
Cestinha - King

Feminino
Melhor - Clarissa - MANGUEIRA TEAM
Cestinha - Clarissa - MANGUEIRA TEAM


Organização

[editar | editar código-fonte]

Fundador da CUFA
Celso Athayde

Presidente de Honra
Nega Gizza

Vice Presidente de Honra
MV Bill

Coordenação Administrativa
Marilza P. Athayde

Consultoria Jurídica
Alvaro Melo Filho

Coordenação Técnica
Fernanda Borriello

Coordenação Esportiva
Rogaciano Filho

Produção Geral
Claudia Raphael
Assessoria e Marketing
On Sports









Fonte: Núcleo de Produção Cufa e Liibra