Mar de Ocótsqui – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mar de Ocótsqui

O mar de Ocótsqui,[1][2] ou mar de Okhotsk (do russo Okhotskoe more), faz parte do oceano Pacífico ocidental, estendendo-se entre a península de Camecháteca e as ilhas Curilhas a leste, a ilha japonesa de Hocaido a sul e a ilha Sacalina a costa oriental da Sibéria, entre as ilhas Shantar e Ocótsqui, a oeste e, a norte, a costa sul da extremidade oriental da Sibéria, entre Ocótsqui e o golfo de Shelikhov.

Liga-se ao mar do Japão através do golfo de Sacalina e do golfo da Tartária a oeste da ilha Sacalina, e pelo estreito de La Pérouse ao sul da mesma ilha. Sem contar com as ilhas costeiras, a única ilha do mar de Ocótsqui é a remota e minúscula ilha de São Jonas (Ostrov Svyatovy Iony).

A maior parte do mar de Ocótsqui, exceto a área em torno das Curilas, congela durante o inverno. No verão, os icebergs descongelam e o mar volta a ser navegável.

Referências

  1. LEONARD, J. N. Japão Antigo. Tradução de Thomas Scott Newlands Neto. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 8,9.
  2. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.