Partido Social-Democrata do Azerbaijão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Partido Social-Democrata do Azerbaijão
Líder Ayaz Mütallibov, Araz Alizade
Fundação 1989
Dissolução 4 de Abril de 2023
Sede Baku, Azerbaijão
Ideologia Social-democracia, secularismo
Espectro político Esquerda
Afiliação internacional Internacional Socialista (anteriormente)

O Partido Social-Democrata do Azerbaijão (em azeri: Azərbaycan Sosial Demokrat Partiyası) foi um partido político de esquerda; um equivalente social-democrata do Azerbaijão. O partido foi criado em 1989 por Ayaz Mütallibov o último líder da República Socialista Soviética do Azerbaijão e do Partido Comunista do Azerbaijão e o primeiro presidente da República do Azerbaijão independente.

Nas últimas eleições parlamentares azeris de 2001 em 7 de janeiro, o partido recebeu menos de 1% dos votos e não recebeu nenhum assento na Assembleia Nacional da República do Azerbaijão.

Em 4 de abril de 2023, após a adoção da nova lei "Sobre os partidos políticos" no Azerbaijão e a morte do presidente do partido, Araz Alizadeh, o partido anunciou sua dissolução. [1]

Referências

  1. «O partido mais famoso do país acabou: O FIM DO ASDP de 34 anos criado por The Elizabeths». Musavat. 4 de Abril de 2023. Consultado em 7 de Agosto de 2024 
Ícone de esboço 1 Ícone de esboço 2 Este artigo sobre um partido político do Azerbaijão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.