Região Econômica do Noroeste – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2021) |
A Região Econômica do Noroeste (russo: Се́веро-За́падный экономи́ческий райо́н, tr.: Severo-Zapadny ekonomicheski raion) é uma das doze Regiões Econômicas da Rússia.
As cidades mais importantes da Região Econômica do Noroeste são São Petersburgo, Novgorod e Pskov.
Tem uma superficie de 196.500 km², com uma população de 7.785.589 habitantes (2002), com uma densidade de 40 hab/km², dos quais 87% é população urbana.
Composição
[editar | editar código-fonte]Indicadores socioeconômicos
[editar | editar código-fonte]São Petersburgo, com seu porto no Mar Báltico e sua proximidade da Finlândia, fez desta Região a janela da Rússia para o Oeste. Sua história é muito diferente da de Moscou ou outras partes da Federação Russa. Isto se vê refletido nas perspectivas positivas de muitos de seus moradores. Tanto a avaliação da economia atual como a perspectiva de melhora de suas vidas é bem maior que os padrões russos normais. A Região também é um centro de atração para estudantes de toda a Rússia que procurem educação superior de qualidade.