Rustemburgo – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para a cidade neerlandesa, veja Rustenburg (Holanda do Norte).
Rustemburgo
Geografia
País
Província
Distritos municipais
Bojanala Platinum District Municipality (en)
Municípios locais
Rustenburg Local Municipality (en)
Capital de
Bojanala Platinum District Municipality (en)
Rustenburg Local Municipality (en)
Área
282,42 km2
Altitude
1 170 m
Coordenadas
Funcionamento
Estatuto
administrative territorial entity of South Africa (en)
História
Fundação
Evento chave
Siege of Rustenburg (en)
Identificadores
Código postal
0299
0300
Prefixo telefônico
014
Website
Mapa

Rustemburgo[1] (em inglês e africâner: Rustenburg; literalmente em africâner: local de descanso) é uma cidade sul-africana com população de 395 761 habitantes (Censo Nacional de 2001) situada na base da cadeia de montanhas de Magaliesberg na província de Noroeste. Próxomo à cidade, encontram-se as duas maiores minas de platina do mundo e a maior refinaria, a PMR (Precious Metal Refiners), que processa ao redor de 70% da platina mundial.

A cidade foi estabelecida em 1851 como um centro administrativo de uma fazenda que produzia frutas cítricas, tabaco, amendoim, girassóis, milho e trigo, além de ter uma criação de animais bovinos. Em 10 de fevereiro de 1859, a Igreja Reformista Holandesa foi fundada em Rustemburgo. Em 1863, a nordeste da cidade, o então presidente de Transvaal, Paul Kruger, comprou uma fazenda de 5 km².

Entre os primeiros residente de Rustemburgo estavam imigrantes de origem indiana. Uma das primeiras famílias de origem indiana a chegar a cidade foi a família Bhyat, cuja contribuição para a história da cidade foi marcante. Por conta disso a rua principal se chama Fatima Bhyat Street. Fatima Bhyat e seu marido Abubakr Ahmed Bhyat, os primeiros residentes de origem indiana eram proprietários de uma loja que supria as linhas de frente de Paul Kruger durante a Guerra dos Bôeres.

Rustemburgo é a cidade que mais cresce na África.

Royal Bafokeng Stadium

Sede da Copa de 2010

[editar | editar código-fonte]

Rustemburgo foi uma das cidades escolhidas para ser sede da Copa do Mundo de 2010. O Royal Bafokeng Stadium, que foi uma das sedes da Copa do Mundo de Rugby de 1995, será reformado e terá capacidade para 40 000 espectadores para a primeira e a segunda fase da copa.[2]

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  2. Rafael Pirrho (3 de dezembro de 2009). «SEDES DA COPA: Rustemburgo». Globo.com. Globo Esporte. Consultado em 25 de julho de 2012 

Ligações Externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre a África do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.