Jeff Healey – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jeff Healey
Jeff Healey
Jeff Healey em Peterborough, Ontário, em 2007.
Informação geral
Nome completo Norman Jeffrey Healey
Nascimento 25 de março de 1966
Toronto, Ontário
Origem Toronto, Ontário
País  Canadá
Morte 2 de março de 2008 (41 anos)
Toronto, Ontário
Gênero(s) Blues rock, rock, jazz
Ocupação(ões) Músico, compositor, DJ
Instrumento(s) Vocais, guitarra, trompete
Instrumento(s) notável(eis) Fender Stratocaster
Período em atividade 19832008
Gravadora(s) Arista, BMG, RCA, Sony
Afiliação(ões) The Jeff Healey Band
Blue Direction
The Jazz Wizards
Página oficial www.jeffhealey.com

Norman Jeffrey "Jeff" Healey (Toronto, 25 de Março de 1966 — Toronto, 2 de Março de 2008) foi um guitarrista canadense. Cego desde o primeiro ano de vida devido a um retinoblastoma,[1] Healey destacou-se pelo seu trabalho calcado no blues rock, junto da The Jeff Healey Band e, posteriormente, no jazz.[2] Conhecido pelo seu jeito incomum de tocar guitarra — com ela sobre suas pernas, como um piano[1] — e pela sua participação no filme Road House, Jeff colecionou, ao longo de sua carreira, participações com grandes nomes do blues, como Albert Collins, Stevie Ray Vaughan,[3] B.B. King e George Harrison.[4]

Jeff morreu em 2 de março de 2008, vítima de um câncer no pulmão.[3]

Ainda bebê, perdeu a visão devido a um câncer raro chamado retinoblastoma. Aos três anos de idade começou a tocar guitarra e, por ser cego, desenvolveu um estilo próprio de tocar, apoiando a guitarra em seu colo, um estilo chamado de lap-top.

Em 1985 formou a The Jeff Healey Band junto com os amigos e músicos Joe Rockman (baixista) e Tom Stephen (baterista). No mesmo ano, participou do filme Road House, onde Jeff aparecia tocando num bar.

Gravaram discos como o álbum "See the Light", indicado ao GRAMMY Awards em 1988 como "Melhor Instrumental" e que ultrapassou a marca de um milhão de unidades nos Estados Unidos da América.

Seu álbum "Hell to Pay", de 1990, traz a faixa "While My Guitar Gently Weeps", composta por George Harrison para o Álbum Branco dos Beatles (1968), canção que ficou famosa por ter os solos de guitarra feitos por Eric Clapton. Na voz de Healey, esta canção foi novamente um grande sucesso.

Referências

  1. a b Sorrentino, Pedro (2008). «A precoce perda de um notável». Revista Cover Guitarra (nº 160): pág. 24 
  2. Stephen Thomas Erlewine. «Jeff Healey» (em inglês). allmusic.com. Consultado em 21 de julho de 2011  Texto " Biography " ignorado (ajuda)
  3. a b «Jeff Healey Facts» (em inglês). encyclopedia.com. Consultado em 21 de julho de 2011 
  4. «Músico Jeff Healey morre aos 41 anos no Canadá». Folha online. 3 de março de 2008. Consultado em 21 de julho de 2011 


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.