Três Irmãs (telenovela) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Três Irmãs

Logotipo Oficial de "Três Irmãs".
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero comédia romântica
Criado por Antônio Calmon
Roteirista
Dirigido por Dennis Carvalho
José Luiz Villamarim
Elenco
Tema de abertura "Don't Worry, Be Happy", Mart'Nália
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 179
Produção
Câmera multicâmera
Formato de imagem 480i (SDTV)
Duração 55 minutos
Distribuição TV Globo
Exibição original
Emissora TV Globo

Globo Portugal

Transmissão 15 de setembro de 2008 – 10 de abril de 2009
Cronologia

Três Irmãs é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela TV Globo em 15 de setembro de 2008 até 10 de abril de 2009, em 179 capítulos[1], substituiu Beleza Pura e sendo substituída por Caras & Bocas[2]. Foi a 74ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Teve autoria de Antônio Calmon, com colaboração de Adriana Chevalier, Ângela Carneiro, Duba Elia, Guilherme Vasconcelos, Leandra Pires e Lícia Manzo, sob a direção de Amora Mautner, Vinícius Coimbra e Cristiano Marques, direção geral de José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho, também diretor de núcleo.

Contou com as atuações de Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann, Marcos Palmeira, Rodrigo Hilbert, Paulo Vilhena, Regina Duarte e Vera Holtz.

Em Caramirim, fictícia cidade localizada no litoral do Rio de Janeiro, a farmacêutica aposentada Virgínia (Ana Rosa) criou sozinha suas três filhas, que tomaram rumos diferentes e agora tem que se reencontrar para cuidar da mãe doente. A viúva Dora (Cláudia Abreu) tenta reconstruir a vida ao lado do ortopedista Bento (Marcos Palmeira), mas tem que enfrentar a fúria da ex-sogra, a ardilosa Violeta (Vera Holtz), que a culpa pela morte do filho e joga o neto contra ela, fazendo de tudo para sua infelicidade. Alma (Giovanna Antonelli) é uma médica atrapalhada com sete noivados desfeitos que nunca teve sorte no amor, mas que acaba reencontrando dois romances do passado ao retornar à cidade: o inescrupuloso Hércules (Bruno Garcia), que se torna obcecado por ela, e o sedutor surfista Gregg (Rodrigo Hilbert), a quem ela nunca esqueceu, embora os dois passem a viver uma humorada relação de "cão e gato". Já a surfista Susana (Carolina Dieckmann) é a única que ainda mora com a mãe. Ela namora Xande (Dudu Azevedo) apenas por condolência, uma vez que ele ficou manco ao salva-la anos antes, acabando com sua carreira de esportista. Susana vai descobrir o amor verdadeiro com o surfista Eros (Paulo Vilhena), melhor amigo de Gregg e que chega na cidade para conhecer seu pai, Sandro (Marcello Novaes), após sua mãe, a rica empresária Walquíria (Maitê Proença), finalmente revelar sua identidade.

As irmãs ainda se envolvem em uma verdadeira guerra contra Violeta, uma vez que a empresária planeja montar um complexo hoteleiro na região, o qual destruirá a floresta nativa e o centro histórico de Caramirim. Violeta, no entanto, mal sabe que está sendo ludibriada pela dupla de picaretas Vidigal (Luís Gustavo), que se tornou rico após se casar com uma milionária que faleceu misteriosamente, e Chuchu (Otávio Augusto), que finge ser um executivo espanhol, se tornando sócios dela no complexo ao ver a chance de faturar muito dinheiro. Os dois só não resistem aos encantos da inteligente e sensual Valéria (Graziella Moretto), que finge perante os outros ser apenas secretária, mas é o grande cérebro por trás dos planos, manipulando os dois para sempre seguirem suas ordens e formando um cômico trio de golpistas. Tudo muda com a chegada de Waldete (Regina Duarte), mulher enigmática e que conquista a todos com seus sábios conselhos, indo trabalhar na casa de Violeta para tentar se vingar dela, uma vez que conhece todos seus mais sórdidos segredos do passado, sendo a única capaz de barrar as maldades dela, embora também esconda grandes mistérios.

A cidade ainda apresenta outras histórias, como da ingênua Natália (Cecília Dassi), que acaba engravidando do namorado, PH (Ivan Mendes), e não tem apoio dos pais, decidindo se casar e enfrentar as dificuldades de se criar um filho aos dezessete anos. A mãe dela, Leonora (Beth Goulart) é uma mulher fútil e que vive um casamento de conveniência com Orlando (Tato Gabus Mendes), se envolvendo secretamente com o prefeito Nelson (Aloísio de Abreu), pai de seu genro e marido de sua melhor amiga, Neuza (Malu Valle). A dona da pousada, Janaína (Solange Couto) namora o preguiçoso pescador Jacaré (Ailton Graça), embora ele nunca tenha esquecido a ex-namorada francesa Sylvie (Antônia Frering), que retorna à cidade para desespero da atual. Paulinho (Kayky Brito) é filho rebelde de Violeta e rival de Gregg no surf, que maltrata a namorada Laila (Juliana Schalch), mas acaba se tornando boa pessoa ao se encantar por Duda (Daniela Récco).

Intérprete Personagem
Cláudia Abreu Dora Jequitibá Rio Preto
Giovanna Antonelli Alma Jequitibá de Matos
Carolina Dieckmann Suzana Jequitibá Pascolli
Regina Duarte Waldete Bezerra / Verônica Ramos
José Wilker Augusto Pinheiro
Vera Holtz Violeta Áquila
Marcos Palmeira Bento Rio Preto
Paulo Vilhena Eros Pascolli Pedreira
Rodrigo Hilbert Gregório de Matos (Gregg)
Bruno Garcia Hércules Galvão (Galvão)
Ana Rosa Virgínia Jequitibá Pinheiro
Marcos Caruso Dr. Alcides Áquila
Maitê Proença Walquíria Pascolli
Marcello Novaes Sandro Pedreira
Malu Galli Lígia Pedreira (Liginha)
Dudu Azevedo Alexandre Galvão (Xande)
Cássio Gabus Mendes Baby Montenegro
Daniela Récco Maria Eduarda Bulhões da Silveira (Duda)
Kayky Brito Paulo Fernando Áquila (Paulinho)
Luiz Gustavo Vidigal Castro
Graziella Moretto Valéria Gutierrez
Otávio Augusto Francisco Benete (Chuchu)
John Herbert Excelência Gutierrez (Tubarão Branco)
Hugo Carvana Dr. Silvano Andrade
Othon Bastos Dr. Francisco Polidoro
Débora Duarte Florinda Áquila
Roberto Bonfim Pacífico Áquila
Ailton Graça Clodoaldo Astrogildo da Conceição (Jacaré)
Solange Couto Janaína Paz
Bianca Byington Gilda Sueli Montenegro
Beth Goulart Leonora Malatesta
Tato Gabus Mendes Orlando Malatesta
Aloísio de Abreu Prefeito Nelson Santana
Malu Valle Neuza Santana
Guilherme Piva Glauco Campo Santo
Otávio Müller Gennaro Fortuna
Maria Eduarda de Carvalho Maria do Carmo (Carminha)
Leonardo Carvalho Alfredo Malatesta (Alfredão)
Roberta Rodrigues Lucineide da Silva (Neidinha)
Cecília Dassi Natália Malatesta
Ivan Mendes Pedro Henrique Santana (PH)
Pedro Rossa Luiz Roberto Santana
Rafael Ciani Toninho
Juliana Schalch Juliana
Caio Vaz Thor Pedreira
Omar Docena Jerry
Antônia Frering Sylvie L'Eclair
Sidy Correa Sávio Campo Santo
Carlos Loffler Adamastor Pamplona
Kenya Costta Iracema
Sylbeth Soriano Borborema
Ana Paula Botelho Moema Augusta
Estrela Blanco Melissa Reginato (Mel)
Malu Rodrigues Marina
Créo Kellab Anacleto
Kelzy Ecard Geiza Arruda Campos
Beto Vandesteen Polenta
Vitor Novello Marco Antônio Jequitibá Áquila (Marquinho)
Thávyne Ferrari Rafaela Rio Preto (Rafinha)
Matheus Costa Lucas Rio Preto
Raquel de Queiroz Zara Reginato
Brenno Leone Zig Pedreira
Caio Vydal Gilberto Jequitibá Áquila (Gibo)
Dedé de Souza Guga

Participações especiais

[editar | editar código-fonte]
Intérprete Personagem
Alexandre Borges Artur Áquila
Emanuelle Araújo Soninha Rainha
Eriberto Leão Robinho
Erik Marmo Dr. Ricardo Rios
Nívea Stelmann Karen
Ernani Moraes Promotor Alvarez
Thalita Carauta Eliete Macedo
Camila dos Anjos Antônia
José Rubens Chachá Delegado Novaes
Iara Jamra Luzinete
Hélio Ribeiro Figueira
Miguel Nader Capanga
Tatyane Meyer Barbara
José Loreto Mamute
Giulio Lopes Juiz
Maria Manoella Teresa
Pérola Faria Belinda
Colbie Caillat Ela mesma
Lulu Santos Ele mesmo
Lua Blanco Luana
Lucília de Assis Izabel
Três Irmãs foi gravada na praia de Grumari, no Rio de Janeiro.

Originalmente a novela se chamaria Praia Azul, remetendo ao nome da fictícia praia onde se passava a telenovela, sendo alterado posteriormente para As Três Irmãs e, finalmente, Três Irmãs.[3] A inspiração para Antônio Calmon escrever a trama veio dos documentários brasileiros Surf Adventure e Fábio Fabuloso, de 2004, que contavam a história do surf no Brasil.[4] O surfista profissional Rico de Souza prestou assessoria para a composição do perfil dos personagens.[4] Em 26 de maio Rodrigo Hilbert, Paulo Vilhena e Maitê Proença viajaram para Bali, na Indonésia, para gravar as primeiras cenas da novela, utilizando a praia de Tanah Lot, tradicional no surf mundial, para as cenas iniciais de Gregg e Eros.[5]

O local foi escolhido após dois meses de pesquisa realizada pelo diretor José Luiz Villamarim sobre a cultura do surf e os principais pontos procurados pelos praticantes, usando outras praias indonesas como Uluwatu, Balangan e Padang Padang.[6] Outras cenas iniciais foram gravadas a partir de 13 de junho em Florianópolis, em Santa Catarina, para onde viajaram Marcello Novaes e Malu Galli.[7] Na cidade cenográfica o restante do elenco iniciou as gravações em 20 de junho.[8] As cenas externas dos surfistas foram gravadas em Grumari, praia de preservação ambiental do Rio de Janeiro.[9][10] A cena inicial da morte do personagem de Alexandre Borges levou dois dias para ser gravada, precisando da construção de uma estrutura suspensa por quatro guindastes no Autódromo do Rio de Janeiro para que o acidente do carro pudesse ser captado em todos os ângulos.[11] A cidade fictícia de Caramirim, foi inspirada na arquitetura histórica de Paraty, litoral do Rio de Janeiro, sendo desenvolvida pelos cenógrafos Fábio Rangel e Keller Veiga.[4]

O visual da personagem de Regina Duarte foi inspirado na personagem Mary Poppins, interpretada por Julie Andrews no filme homônimo de 1964.[12] Carolina Dieckmann teve que aprender a surfar para interpretar a personagem Suzana.[13]

Escolha do elenco

[editar | editar código-fonte]

Regina Duarte foi cogitada para interpretar Virgínia, mãe das três protagonistas, porém a atriz pediu para a direção da novela para interpretar a sábia e misteriosa Waldete, alegando que queria um papel mais misterioso.[14] Renée de Vielmond foi convidada na sequência, porém a atriz recusou, alegando que havia se aposentado das novelas em 1998 e aceitou apenas fazer uma participação em Paraíso Tropical despretensiosamente.[15] Nívea Maria chegou a ser confirmada no papel, mas abdicou-o para integrar o elenco de Caminho das Índias. Por fim Ana Rosa foi enfim escalada como Virgínia, retornando à Globo após quatro novelas na RecordTV.[16] Cláudia Abreu e Marcos Palmeira foram os primeiros escalados para o posto de protagonistas.[17] Rodrigo Hilbert, Paulo Vilhena e Kayky Brito foram escolhidos para interpretarem surfistas exatamente por já surfarem.[18] Acreditando que o casal Alma e Gregg precisava de um elemento para atrapalhar o romance, a direção escalou Emanuelle Araújo para interpretar Soninha Rainha, uma cantora de axé que era ex-namorada do surfista, entrando na trama na reta final, a partir do capítulo 139 em 23 de fevereiro de 2009.[19]

Em 18 de julho de 2008, dois meses antes da estreia, um incêndio atingiu os estúdios da novela e destruiu parte da cidade cenográfica, não causando nenhum dano físico, uma vez que não havia ninguém gravando no momento.[20] Em 20 de novembro o ator Marcello Novaes foi agredido gravemente em uma boate do Rio de Janeiro e precisou se afastar temporariamente da novela, sendo que suas cenas precisaram ser regravadas e um acidente de carro foi criado para que o ator pudesse voltar à história, justificando os machucados.[21] Em 30 de novembro Solange Couto sofreu uma isquemia cerebral e foi internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ficando de fora da novela foi três meses, sendo que na história foi alegado que sua personagem ia embora com um ex-namorado, Gennaro.[22] A atriz retornou às gravações em fevereiro de 2009.[23]

Conteúdo transmídia

[editar | editar código-fonte]

No final de 2008 a produtora Webcore Games desenvolveu para a Globo Marcas um jogo multiplayer online battle arena baseado na novela intitulado Surfínia, no qual o jogador passava por seis fases em campeonatos de surfe, perguntas sobre o tema e outros desafios de aventura.[24] O jogo foi lançado em 15 de janeiro de 2009 e ficou disponível durante todo aquele ano no website do Globo Esporte.[25][26]

Foi exibida pela primeira vez na Globo Portugal de 21 de junho de 2021 á 14 de Janeiro de 2022 substituindo a novela Sabor da Paixão às 13h40.

Está Sendo Exibida no Globo On desde Julho de 2022 Canal da TV Globo em Angola e Moçambique!

Com o horário de verão, a Globo resolveu mudar o horário de transmissão das novelas, deixando a trama de Antônio Calmon para ser exibida às 19h30 a partir da segunda-feira, dia 27 de outubro de 2008.[27]

Por causa da baixa audiência de Negócio da China, trama de Miguel Falabella e a primeira sem Maria Carmem Barbosa, a audiência da novela de Antônio Calmon e Caminho das Índias, de Glória Perez foi afetada e caiu absurdamente.

Trilha sonora

[editar | editar código-fonte]
Três Irmãs: Volume 1
Três Irmãs (telenovela)
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 20 de outubro de 2008
Gênero(s)
Formato(s) CD
Gravadora(s) Som Livre

A primeira trilha sonora da telenovela foi lançada em 20 de outubro de 2008 pela Som Livre compilando canções nacionais e internacionais.[28] Luís Gustavo, Marcello Novaes, Marcos Caruso, José Wilker, Paulo Vilhena, Regina Duarte, Marcos Palmeira, Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli e Cláudia Abreu ilustraram a capa do álbum, enquanto a contracapa trazia Rodrigo Hilbert, Vera Holtz, Maitê Proença, Caio Vaz, Ana Rosa, Beth Goulart, Brenno Leone, Bruno Garcia, Tato Gabus Mendes, Kayky Brito e Dudu Azevedo.[29][30]

Lista de faixas
N.º TítuloMúsicaPersonagem tema Duração
1. "Midnight Bottle"  Colbie CaillatDora e Bento 3:43
2. "10 Contados"  CéuSuzana e Eros 3:25
3. "Morena Nativa"  ArmandinhoJanaína 3:31
4. "Summer at Eureka"  Pete MurrayGeral 3:16
5. "Sonífera Ilha / Ska"  Titãs e Os Paralamas do SucessoSurfistas 3:42
6. "Mais"  Capital InicialPaulinho 3:20
7. "Barbara Ann"  The Beach BoysSurfistas 3:47
8. "Maior Abandonado"  Leo JaimeAlma e Galvão 3:45
9. "Moça"  Caetano VelosoSuzana e Xande 3:45
10. "E não Vou Mais Deixar Você Tão Só"  LiahAlma e Gregg 3:20
11. "Medo de Amar nº2"  SimoneWalkíria 3:24
12. "Não é Proibido"  Marisa MonteGeral 3:15
13. "Esquisito"  Tania ChristalWaldete 3:31
14. "Maracangalha"  Diogo NogueiraValéria, Vidigal e Chuchu 3:38
15. "Don't Worry, Be Happy"  Mart'náliaAbertura 3:27
16. "Sol, Som, Surf e Sal"  João Penca e Seus Miquinhos AmestradosEros / Gregg 3:31
17. "Meu Erro"  Titãs e Os Paralamas do SucessoDuda e Paulinho 3:39
Três Irmãs: Volume 2
Três Irmãs (telenovela)
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 10 de janeiro de 2009
Gênero(s)
Formato(s) CD
Gravadora(s) Som Livre

A segunda trilha sonora da telenovela foi lançada em 10 de janeiro de 2009 pela Som Livre compilando canções nacionais e internacionais. Um carro antigo passando pela orla da praia ilustra a capa do álbum.[31]

Lista de faixas
N.º TítuloMúsicaPersonagem tema Duração
1. "Lovers in Japan"  ColdplayDuda e Paulinho 3:43
2. "You Make It Real"  James MorrisonNatália e PH 3:25
3. "Meu Mundo É o Barro"  O RappaGeral 3:31
4. "Brand New Start"  Little JoyDora e Bento 3:16
5. "Desabafo / Deixa Eu Dizer"  Marcelo D2 e CláudyaGeral 3:42
6. "Grilos"  Marina Machado e Samuel RosaAlma e Gregg 3:20
7. "De Repente Califórnia"  Lulu SantosSandro 3:47
8. "Little Favours"  KT TunstallVioleta 3:45
9. "Nós Vamos Invadir Sua Praia"  PittyValéria, Vidigal e Chuchu 3:45
10. "Do Ya"  McFlyGregg 3:20
11. "Mr. Rock & Roll"  Amy MacDonaldSuzana e Eros 3:24
12. "Um Dia Desses"  Adriana Calcanhotto e Moreno VelosoWaldete 3:15
13. "When I Fall In Love"  Cídia & DanWaldete e Alcides 3:31
14. "Sway"  Michael BubléNelson e Leonora 3:38
15. "J'ai Deux Amours (Due Amori)"  Madeleine PeyrouxSylvie 3:27
16. "I've Got You Under My Skin"  Ronaldo Canto e MelloWalquíria e Alcides 3:31
17. "Love Me Tender"  Ed WilsonAugusto e Virgínia 3:47
18. "Quizás, Quizás, Quizás"  EmmanuelSueli 3:45
19. "Neidinha"  Chico CarvalhoNeidinha 3:45

Exibição Original

O capítulo de estreia marcou 33 pontos e 51% de televisores ligados, representando um aumento de um ponto em relação ao primeiro capítulo da antecessora Beleza Pura.[32] Em 16 de setembro e 6 de outubro a trama atingiu seu maior índice, 33 pontos, repetindo o mesmo da estreia.[33][34] Aos poucos a audiência da novela foi caindo e, logo no primeiro mês, já acumulada uma média de apenas 28 pontos, uma das piores da história da faixa.[35] Parte da perda de audiência deveu-se ao crescimento do Jornal da Record, que – apesar de não chegar perto dos índices de Três Irmãs – representava um aumento gravidado de 14% desde o início da exibição da novela.[36] Em 31 de janeiro a trama atingiu apenas 16 pontos, a menor da história das "novelas das sete" e abaixo do registrado pela décima sexta temporada de Malhação.[37] Mantendo-se abaixo dos 20 pontos, Três Irmãs passou a ter menos audiência que a reprise de Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo, que chegou a atingir 26 pontos. O último capítulo teve média de 25 pontos, o menor da história do horário, representando uma queda de oito pontos em relação a Beleza Pura, que havia fechado com 33.

Três Irmãs obteve média geral de 24 pontos, a pior da história das "novelas das sete", superando os 27 de Bang Bang, considerado o maior fracasso do horário até aquele momento, sendo superado anos depois por Fuzuê, que teve 19.3 pontos.[38]

Prêmios e indicações

[editar | editar código-fonte]
Ano Prêmio Categoria Resultado Ref.
2008 Melhores do Ano Melhor Atriz Infantil Thávine Ferrari Indicado [39]
Prêmio Minha Novela Melhor Atriz Cláudia Abreu Venceu [40]
Melhor Ator Marcos Palmeira
Melhor Atriz Infantil Thávine Ferrari
Melhor Ator Infantil Caio Vydal
2009 Prêmio Contigo! Melhor Novela ou Minissérie Três Irmãs Indicado [41]
Melhor Autor Antônio Calmon
Melhor Atriz Giovanna Antonelli
Melhor Atriz Revelação Daniela Recco
Melhor Atriz Infantil Thávine Ferrari Venceu
Melhor Ator Infantil Matheus Costa Indicado
Vítor Novello
Melhor Diretor Dennis Carvalho
Prêmio Extra de Televisão Melhor Novela Três Irmãs [42]

Referências

  1. «Três Irmãs - Ficha Técnica» 
  2. «Antônio Calmon fala sobre a estréia da sua próxima novela, 'Três irmãs'». O Globo. 8 de setembro de 2008. Consultado em 19 de julho de 2017 
  3. «Antonio Calmon faz um balanço de 'Três irmãs', que chega à reta final». Extra. Consultado em 9 de abril de 2018 
  4. a b c «CENOGRAFIA E ARTE». Globo. 6 de agosto de 2008. Consultado em 9 de abril de 2018 
  5. «Rodrigo Hilbert grava cenas de novela em Bali». UOL. Consultado em 9 de abril de 2018 
  6. «'Três irmãs' é gravada em Bali». Extra. 9 de julho de 2008. Consultado em 19 de julho de 2017 
  7. «Novela Três Irmãs será gravada em Florianópolis». Clic RBS. Consultado em 9 de abril de 2018 
  8. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome optv001
  9. «Elenco de 'Três Irmãs' grava na praia de Grumari, Rio». Globo. Consultado em 9 de abril de 2018 
  10. «Elenco de 'Três irmãs' grava na Praia de Grumari». Extra. Consultado em 9 de abril de 2018 
  11. «Réveillon trágico em "Três Irmãs"». Diário do Nordeste. 6 de agosto de 2008. Consultado em 19 de julho de 2017 
  12. «A misteriosa Waldete, com dábliu». Globo. Consultado em 9 de abril de 2018 
  13. «Para nova novela, Carol Dieckmann tem aulas de surfe e gravará em Bali». UOL. Consultado em 9 de abril de 2018 
  14. «Marcinha, de "Malhação", será garota de programa em novela das oito». UOL. Consultado em 9 de abril de 2018 
  15. «Renée de Vielmond encerra sua participação em "Paraíso Tropical", mas continua disponível para gravar». UOL. Consultado em 9 de abril de 2018 
  16. «Ana Rosa será uma mãezona moderna na novela 'Três irmãs'». O Globo. Consultado em 9 de abril de 2018 
  17. «Cláudia Abreu conta detalhes da sua próxima personagem na TV». Globo. Consultado em 9 de abril de 2018 
  18. «Cláudia Abreu conta detalhes da sua próxima personagem na TV». Globo. Consultado em 9 de abril de 2018 
  19. «Emanuelle Araújo entra na trama de 'Três irmãs' para criar confusão entre Alma e Gregg». O Globo. 21 de fevereiro de 2009. Consultado em 19 de julho de 2017 
  20. «Fogo destrói parte da cidade cenográfica da novela 'Três irmãs'». Globo. Consultado em 9 de abril de 2018 
  21. «Marcelo Novaes é agredido em boate e deve ficar fora da novela 15 dias». O Globo. 21 de novembro de 2008. Consultado em 19 de julho de 2017 
  22. «Solange Couto é internada com isquemia cerebral transitória». Estadão. 1 de dezembro de 2008. Consultado em 19 de julho de 2017 
  23. «Solange Couto volta a gravar 'Três Irmãs'». Ego. 9 de fevereiro de 2009. Consultado em 19 de julho de 2017 
  24. «A Webcore Games desenvolveu para a Rede Globo o game SURFÍNIA». Webcore Games. Consultado em 9 de abril de 2018 
  25. «Game Surfínia da novela Três Irmãs da Globo». Tudibão. Consultado em 9 de abril de 2018 
  26. «Vem aí: Surfínia» 
  27. «Audiência das novelas da Globo sobe no Ibope com mudança de horário». Na Telinha - UOL. 28 de Outubro de 2008. Consultado em 21 de Novembro de 2008. Arquivado do original em 31 de outubro de 2008 
  28. «Trilha sonora de 'Três irmãs' mistura músicas nacionais e internacionais». O Globo. Consultado em 30 de março de 2018 
  29. «Trilha sonora da novela Três Irmãs, CD internacional». As Novidades. Consultado em 30 de março de 2018 
  30. «Três Irmãs: Volume 1». Teledramaturgia. Consultado em 30 de março de 2018 
  31. «Três Irmãs: Volume 2». Teledramaturgia. Consultado em 30 de março de 2018 
  32. «Três Irmãs: Novela mantém audiência de Beleza». Estrelando. 16 de setembro de 2008. Consultado em 11 de julho de 2015 
  33. «Audiências» 
  34. «As audiências» 
  35. «"Negócio da China" tem pior audiência da história e já afeta "Três Irmãs"». UOL. Consultado em 8 de abril de 2018 
  36. «Jornalismo da Globo perde ibope e share em 2008». UOL. Consultado em 8 de abril de 2018 
  37. «As audiências» 
  38. «As melhores e as piores audiências das novelas das 19h». IG. Consultado em 8 de abril de 2018 
  39. Melhores do Ano: Confira todos os vencedores das 14 edições do prêmio
  40. «Melhores do Ano». Consultado em 1 de fevereiro de 2009. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2009 
  41. «Cauã recebe prêmio por atuação em 'A Favorita' e dedica a Grazi». Terra. 19 de maio de 2009. Consultado em 30 de setembro de 2011. Arquivado do original em 23 de maio de 2009 
  42. Ganhadores do Prêmio Extra de TV 2009

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]