Zagan – Wikipédia, a enciclopédia livre
Nota: Se procura pela localidade polonesa, veja Żagań.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2020) |
Na demonologia, Zagan é o Grande Rei e Presidente do inferno, comandando mais de trinta e três legiões de demônios. Ele faz do homem espirituoso, também pode transformar vinho em água, a água em vinho e o sangue em vinho (de acordo com a Pseudomonarchia Daemonum, transforma o sangue em azeite, o óleo, em sangue, e um homem tolo num sábio). Outras das suas qualidades é o de transformar metais em moedas que são feitas com esse metal (ou seja, ouro em uma moeda de ouro, o cobre em uma moeda de cobre, etc.)
Zagan é retratado como um grifo de asa frontal que se transforma em homem depois de um tempo. Outros autores o retratam como um homem com cabeça de touro e asas de grifo.
Ortografia alternativa : Zagam.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Fontes
[editar | editar código-fonte]- S. L. MacGregor Mathers, A. Crowley, The Goetia: The Lesser Key of Solomon the King (1904). 1995 reprint: ISBN 0-87728-847-X.