Amor à primeira vista – Wikipédia, a enciclopédia livre
Amor à primeira vista é uma experiência pessoal e um tema comum em obras criativas: uma pessoa ou personagem sente uma atração romântica instantânea, extrema e duradoura por um estranho ao vê-lo pela primeira vez. Ela tem sido descrita por poetas e críticos desde o surgimento da Grécia antiga.
Concepções históricas
[editar | editar código-fonte]Grego
[editar | editar código-fonte]No mundo clássico, o fenómeno do “amor à primeira vista” era compreendido no contexto de uma concepção mais geral do amor apaixonado, uma espécie de loucura ou, como diziam os gregos, theia mania (“loucura dos deuses”). Essa paixão amorosa foi descrita por meio de um elaborado efeito psicológico metafórico e mitológico envolvendo "flechas de amor" ou "dardos de amor", cuja fonte era frequentemente dada como o mitológico Eros ou Cupido, e às vezes por outras divindades mitológicas, como Fama. Às vezes, dizia-se que a origem das flechas era a própria imagem do belo objeto de amor. Se essas flechas atingissem os olhos do amante, elas viajariam e "perfurariam" seu coração, inundando-o de desejo e saudade (doença do amor). A imagem da "ferida da flecha" era às vezes usada para criar oximoros e antíteses retóricas.
O "amor à primeira vista" era explicado como um sedução repentina e imediata do amante por meio da ação desses processos, e é ilustrado em inúmeras obras gregas e romanas. No épico de Ovídio de 8 d.C., Metamorfoses, Narciso fica imediatamente fascinado e encantado por sua própria imagem (sem que ele soubesse), e Eco também se apaixona por Narciso à primeira vista. Em Leucippe e Clitofonte, de Aquiles Tácio, o amante Clitofonte descreve assim sua própria experiência do fenômeno: "Assim que a vi, fiquei perdido. Pois a ferida da Beleza é mais afiada do que a de qualquer arma, e atravessa os olhos até a alma. É através dos olhos que a ferida do amor passa, e agora me tornei presa de uma série de emoções..."[1]
Outra interpretação clássica do fenômeno da "fome à primeira vista" é encontrada no Simpósio de Platão (c. 385-370 a.C.), na descrição de Aristófanes da separação de criaturas duplas primitivas em homens e mulheres modernos e sua subsequente busca por sua metade perdida: "... quando [um amante] ... tem a sorte de encontrar sua outra metade, ambos ficam tão intoxicados de afeição, de amizade e de amor, que não suportam deixar um ao outro fora de vista por um único instante."[2]
Medieval, Renascentista e Barroco
[editar | editar código-fonte]A concepção clássica das flechas do amor foi elaborada pelos poetas trovadores provençais do sul da França nos séculos XI e XII e se tornou parte da tradição do amor cortês europeu. Em particular, um vislumbre dos olhos da mulher foi considerado a fonte do dardo do amor:[3]
Essa doutrina da percepção visual imediata da dama como pré-requisito para o nascimento do amor originou-se entre os "beaux esprits" da Provença. [...] De acordo com essa descrição, o amor se origina nos olhos da dama quando encontrado pelos de seu futuro amante. O amor assim gerado é transmitido em brilhantes raios de luz dos olhos dela para os dele, através dos quais passa para tomar morada em seu coração.
Em alguns textos medievais, o olhar de uma bela mulher é comparado à visão de um basilisco.
Giovanni Boccaccio fornece um exemplo memorável em seu Il Filostrato, onde mistura a tradição do amor à primeira vista, os dardos do olho e a metáfora da flecha de Cupido:[4] "Nem ele (Troilo), que era tão sábio pouco antes... percebeu que o Amor com seus dardos habitava dentro dos raios daqueles olhos adoráveis... nem notou a flecha que disparou em direção ao seu coração."[5]
William Shakespeare presta uma homenagem póstuma a Christopher Marlowe, que escreveu "Quem já amou aquele que não amou à primeira vista?" em seu poema de 1598, Hero and Leander, citando-o no ano seguinte em Como Gostais: "Pastor morto, agora encontro tua espada de poder: "Quem já amou aquele que não amou à primeira vista? "'.[6]
Essas imagens dos olhos do amante, das flechas e das devastações do "amor à primeira vista" continuaram a circular e a ser elaboradas na literatura renascentista e barroca, e desempenham um papel importante na ficção ocidental e especialmente no romance, de acordo com Jean Rousset.[7]
Concepções psicológicas
[editar | editar código-fonte]Pesquisas mostram duas bases para o amor à primeira vista. A primeira é que a atratividade de uma pessoa pode ser determinada muito rapidamente, com o tempo médio em um estudo sendo de 0,13 segundos. A segunda é que os primeiros minutos, mas não o primeiro momento, de uma relação demonstraram ser preditivos do sucesso futuro da relação, mais do que o que duas pessoas têm em comum ou se gostam uma da outra ("semelhante atrai semelhante").[8]
A paixão, que não deve ser confundida com amor à primeira vista, é o estado de ser levado por uma paixão irracional ou amor presumido. Hillman e Phillips descrevem-no como um desejo de expressar a atração libidinal do amor viciante, inspirado por uma paixão ou admiração intensa, mas de curta duração, por alguém.
Ocorrência na literatura e nas artes
[editar | editar código-fonte]Referências bíblicas
[editar | editar código-fonte]- Comentários sobre a Bíblia frequentemente vêem o relato da primeira visão de Isaque sobre Rebeca (Gênesis 24:67) como amor à primeira vista.
- O mesmo se aplica à primeira visão de Raquel por Jacó.[9]
- Em 2 Samuel, o rei Davi de Israel observa Bate-Seba enquanto se banha – embora não haja menção de "amor" ou "amor à primeira vista" – e os comentaristas equiparam isso à "luxúria à primeira vista".[10] Ele a seduz, gera um filho com ela e ordena que seu marido Urias, o hitita, seja colocado na frente da batalha, o que leva à morte de Urias.
Literatura
[editar | editar código-fonte]- As obras de Dante Alighieri, um poeta italiano da Idade Média que escreveu muitas vezes sobre Beatriz Portinari; Alighieri se apaixonou por ela quando criança, e sua morte em 1290 teve um grande efeito em sua vida. Beatriz aparece como guia na Divina Comédia de Alighieri.
- Elegia di Madonna Fiammetta (c.1345), de Giovanni Boccaccio, descreve os estragos do amor à primeira vista em uma mulher.
- Troilo e Criseyde (c.1380), de Geoffrey Chaucer, retrata o amor fatídico de Troilo e Criseyde nos últimos dias da Guerra de Troia.
- Orlando Innamorato (1486) de Boiardo, a primeira visão da bela princesa Angélica.
- Jerusalém Libertada (1581) de Torquato Tasso, a bruxa Armida encanta os cavaleiros que os percebem.
- Romeu e Julieta (c.1595), de William Shakespeare, Romeu se apaixona por Julieta quando a vê pela primeira vez.
- Razão e Sensibilidade (1811), de Jane Austen, o Coronel Christopher Brandon ficou cativado pela voz de Marianne e se apaixonou por ela à primeira vista quando a viu tocando piano.
- A Pequena Sereia (1837), de Hans Christian Andersen, a pequena sereia se apaixona por um príncipe humano quando o vê pela primeira vez e o salva de um afogamento.
- Os Miseráveis (1862) de Victor Hugo, os personagens Marius Pontmercy e Cosette se apaixonam depois de olharem nos olhos um do outro
- Amor à Primeira Vista (1885) de James Brander Matthews, "Assim que o médico a viu, sentiu que a amava com toda a força do seu ser; nenhum golpe de amor à primeira vista foi mais repentino ou mais irresistível", disse sobre um jogo de xadrez humano onde a rainha é aquela que é amada à primeira vista.
- A Saga Forsyte: Para Alugar (1921), quando Jon e Fleur se encontram na galeria.
- Mestre e Margarita (1968), Mikhail Bulgakov. Mestre e Margarita se apaixonam enquanto caminham lado a lado em uma rua de Moscou.
- O Poderoso Chefão (1969), de Mario Puzo : Michael Corleone, exilado na Sicília após matar o tenente McCluskey, se apaixona à primeira vista por uma jovem local chamada Apollonia. Seus guarda-costas sicilianos se referem como "o raio".
- O Silmarillion (1977), de J. R. R. Tolkien, Beren vê e se apaixona por Lúthien.
- Em Jogos Vorazes (2008), de Suzanne Collins, Peeta Mellark se apaixona pela protagonista, Katniss Everdeen, quando a vê pela primeira vez no primeiro dia de aula e a ouve cantar.
Músicas populares
[editar | editar código-fonte]- (1949) "Some Enchanted Evening" de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II
- (1967) "With a Little Help From My Friends" dos Beatles, tem a letra: "Você acreditaria em amor à primeira vista? Sim, tenho certeza de que isso acontece o tempo todo."
- (1969) "The First Time Ever I Saw Your Face" de Roberta Flack.
- (1969) O primeiro cover instrumental de sucesso da canção de Serge Gainsbourg "Je t'aime... moi non plus" usou o título "Amor à primeira vista".
- (1978) "Summer Nights" de Jim Jacobs e Warren Casey menciona o amor à primeira vista na forma de uma pergunta sem resposta.
- (1980) "Love at First Sight" por XTC.
- (1991) "Love at First Sight" de Styx.
- (1999) "I Knew I Loved You" de Savage Garden.
- (2001) "Love at First Sight" de Kylie Minogue descreve o fenômeno.
- (2003) "Love @ 1st Sight" de Mary J. Blige.
- (2004) No videoclipe de "She Will Be Loved", do Maroon 5, o jovem se apaixona à primeira vista pela socialite mãe de sua namorada.
- (2006) "Get Together" de Madonna, tem um verso que pergunta "Você acredita em amor à primeira vista?".
- (2006) "Good Directions" de Billy Currington descreve o amor à primeira vista.
- (2010) "As She's Walking Away" da Zac Brown Band descreve um homem que se apaixonou por uma mulher à primeira vista.
- (2016) "Déjà vu" de J.Cole.
Ópera
[editar | editar código-fonte]Os enredos de ópera devem ser condensados para se adequarem à sua interpretação musical e, portanto, são altamente adequados para enredos em que os protagonistas se apaixonam à primeira vista. Muitas vezes, esse momento inspira compositores a criar músicas excepcionalmente boas. Exemplos abundantes incluem:
- (1791) Na ópera A Flauta Mágica de Mozart, o príncipe Tamino é presenteado com uma imagem da princesa Pamina e imediatamente se apaixona por ela. Ele canta seus sentimentos à medida que eles se desenrolam na ária "Dies Bildnis ist bezaubernd schön" ("Esta imagem é encantadoramente adorável").
- (1870) Em Die Walküre de Richard Wagner, "Siegmund cambaleia levado pela tempestade para a cabana vazia de Hunding. Sieglinde entra e encontra o estranho - eles são desconhecidos um do outro, embora sejam irmão e irmã. Eles se amam à primeira vista."
- (1896) Em La Bohème, de Giacomo Puccini, "Rodolfo ... é interrompido por Mimi, uma vizinha que está procurando fósforos para acender sua vela. Está frio e Mimi e Rodolfo se amontoam. Eles contam um ao outro sobre suas origens em duas árias tocantes. É amor à primeira vista."
- (1911) "Di rigori armato il seno", uma ária de Der Rosenkavalier de Richard Strauss, descreve a paixão à primeira vista, apesar das mais severas precauções tomadas. O cantor não está apaixonado; ele é um cantor profissional enviado para entreter o Marechal. Mais tarde, dois personagens principais, Octavian e Sophie, se apaixonam à primeira vista enquanto Octavian cumpre seu dever titular, presenteando Sophie com uma rosa de prata perfumada em nome de seu pretendente, o Barão Ochs.
Filme
[editar | editar código-fonte]- The Gold Rush (1925), o Garimpeiro se apaixona por Georgia ao vê-la.
- The Bowery (1933), Chuck se apaixona por Lucy à primeira vista.
- Come and Get It (1936), Barney se apaixona por Lotta à primeira vista.
- Bluebeard's Eighth Wife (1938), Michael e Nicole se apaixonam à primeira vista.
- Gone With the Wind (1939), Scarlett se apaixona por Ashley à primeira vista.
- Uma Loira com Açúcar (1941), Biff se apaixona por Virginia à primeira vista.
- The Magnificent Ambersons (1942), George se apaixona por Lucy à primeira vista.
- Heaven Can Wait (1943), Henry e Martha se apaixonam à primeira vista.
- Modelos (1944), Coudair se apaixona por Rusty à primeira vista.
- Grandes Esperanças (1946), o jovem Pip se apaixona por Estella ao vê-la.
- O Fantasma Apaixonado (1947), onde Miles afirma ter se apaixonado por Lucy à primeira vista ao passar por ela na escada.
- Cinderela (1950), quando o príncipe vê Cinderela pela primeira vez, ele se apaixona instantaneamente por ela.
- Love at First Bite (1950), Os Três Patetas relembram o encontro com suas noivas.
- From Here to Eternity (1953), Prewitt se apaixona por Lorene na primeira vez que a vê.
- Mister Roberts (1955), Frank se apaixona por Ann à primeira vista.
- West Side Story (1961), uma releitura de Romeu e Julieta, Tony e Maria se apaixonam no momento em que se vêem em um baile.
- A Conquista do Oeste (1962), Cleve diz a Lilith que se apaixonou por ela à primeira vista.
- The Godfather (1972), Michael é "atingido pelo raio" quando vê Apollonia pela primeira vez.
- Love at First Bite (1979), o vampiro Drácula persegue a modelo Cindy Sondheim, que ele acredita ser a reencarnação de seu verdadeiro amor.
- Somewhere in Time (1980), Richard Collier se apaixona por Elise McKenna quando vê uma foto dela no museu do Grand Hotel.
- Blade Runner (1982), quando Rick Deckard se apaixona à primeira vista por Rachael, uma replicante experimental. O evento é um elemento da trama no filme de 2017, Blade Runner 2049.
- Scarface (1983), quando Tony vê Elvira pela primeira vez no elevador, ele imediatamente se apaixona por ela.
- At Close Range (1986), quando Brad Whitewood Jr. e Terry se veem pela primeira vez, eles se apaixonam instantaneamente.
- Der Himmel über Berlin (1987), o anjo Damiel se apaixona pela artista de circo Marion enquanto a observa no trapézio. Marion se apaixona por Damiel quando o vê pela primeira vez em seu sonho.
- A Pequena Sereia (1989), quando Ariel vê o príncipe Eric pela primeira vez, ela imediatamente se apaixona por ele.
- All the Vermeers in New York (1990), Mark se apaixona por Anna à primeira vista quando a vê em um museu de arte.
- Back to the Future Part III (1990), O Dr. Emmett Brown se apaixona ao conhecer Clara Clayton após salvá-la; Brown já havia afirmado que a "ideia de se apaixonar à primeira vista" era "um absurdo romântico".
- Edward Scissorhands (1990), Edward se apaixona por Kim quando a vê pela primeira vez em uma fotografia.
- Aladdin (1992), quando Aladdin vê Jasmine pela primeira vez no mercado.
- Jason's Lyric (1994), Jason se apaixona por Lyric desde o momento em que a vê.
- Dumb & Dumber (1994), Lloyd se apaixona por Mary depois que ela abre a porta para ele.
- Forrest Gump (1994), Forrest se apaixona por Jenny quando a vê pela primeira vez em um ônibus escolar.
- Quatro Casamentos e Um Funeral (1994), Charles ama Carrie desde o primeiro segundo em que a conhece, e depois que ele conta perto do fim do filme e eles se beijam, um raio cruza o céu. Fiona se apaixonou por Charles à primeira vista anos antes, e Tom se apaixona por sua prima distante Deirdre enquanto acomoda os convidados no casamento de Charles.
- I.Q. (1994), Ed se apaixona por Catherine à primeira vista.
- Balto (1995), Balto se apaixona por Jenna quando a vê pela primeira vez em uma corrida de mushing.
- O Corcunda de Notre Dame (1996), Febo se apaixona por Esmeralda quando a vê dançando.
- Titanic (1997), Jack se apaixona por Rose quando a vê pela primeira vez.
- Teoria da Conspiração (1997), Jerry diz a Alice que se apaixonou por ela à primeira vista.
- Aniyathipravu (1998), Sudhi e Mini se apaixonam à primeira vista.
- 10 Things I Hate About You (1999), Cameron se apaixona por Bianca na primeira vez que a vê.
- Head Over Heels (2001), quando Amanda vê Jim pela primeira vez ela se apaixona por ele.
- Moulin Rouge! (2001), Christian e o Duque de Monroth se apaixonam por Satine quando a vêem.
- Big Fish (2003), Edward Bloom se apaixona por Sandra Templeton na primeira vez que a vê.
- Just Married (2003), quando Tom e Sarah se vêem pela primeira vez na praia, eles se apaixonam.
- Secondhand Lions (2003), Depois que Hub e Jasmine caem no Mediterrâneo em seus cavalos, eles olham nos olhos um do outro e, como Garth diz, "Foi, claro como o dia, amor... à primeira vista".
- A Cinderella Story (2004), Austin se apaixona por Sam quando olha nos olhos dela.
- 50 First Dates (2004), Henry Roth se apaixona à primeira vista por Lucy Whitmore.
- Mean Girls (2004), quando Cady vê Aaron pela primeira vez na aula de matemática, ela imediatamente se apaixona por ele.
- Mickey, Donald, Goofy: The Three Musketeers (2004), A princesa Minnie se apaixona por Mickey à primeira vista quando o vê.
- The Notebook (2004), Noah se apaixona por Allie ao vê-la pela primeira vez.
- Raise Your Voice (2004), Englebert 'Kiwi' Wilson se apaixona à primeira vista por Sloane.
- Imagine Me & You (2005), onde Rachel se apaixona por Luce "depois de três segundos" de vê-la. O filme discute a ideia de amor à primeira vista em profundidade e um título inicial para o filme era Click, em referência a um termo francês para a sensação de coup de foudre/amor à primeira vista.
- Carros (2006), quando Relâmpago McQueen é levado a julgamento por destruir a estrada de Radiator Springs, Sally aparece e McQueen se apaixona por ela.
- August Rush (2007), quando Louis conhece Lyla ele se apaixona por ela instantaneamente.
- Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (2007), quando Anthony vê Johanna cantando pela primeira vez na janela do seu quarto, ele se apaixona por ela.
- Crepúsculo (2008), quando Bella vê Edward pela primeira vez, ela imediatamente se apaixona por ele.
- WALL-E (2008), WALL-E se apaixona por EVE à primeira vista, e dois membros da nave Axiom, John e Mary, se apaixonam um pelo outro.
- (500) Days of Summer (2009), quando Tom vê Summer pela primeira vez.
- April Showers (2009), Sean se apaixona por April quando eles se conhecem.
- Tudo Pode Dar Certo (2009), Randy se apaixona por Melody à primeira vista.
- Scott Pilgrim contra o Mundo (2010), Scott Pilgrim se apaixona por Ramona Flowers em um sonho.
- Gnomeo e Julieta (2011), Gnomeu e Julieta se apaixonam à primeira vista quando seus olhos se encontram.
- Hotel Transylvania (2012), A filha do Conde Drácula, Mavis, e o humano Jonathan Loughran se apaixonam quando seus olhos se encontram. Os pais de Mavis, o Conde Drácula e a Condessa Martha Drácula, também se apaixonaram à primeira vista. Eles se referem a isso como um "zing".
- Mirror, Mirror (2012), quando Branca de Neve e o Príncipe Alcott se encontram pela primeira vez.
- About Time (2013), Tim se apaixona por Charlotte à primeira vista.
- Magia ao Luar (2014),quando Stanley conhece Sophie ele se apaixona por ela instantaneamente.
- Carol (2015), Therese se apaixona por Carol à primeira vista.
- Roda Gigante (2017), quando Mickey se apaixona por Carolina à primeira vista.
- The Greatest Showman (2017), quando Phillip se apaixona por Anne ao vê-la no trapézio.
- It (2017), tanto Billy quanto Ben se apaixonam por Beverly só de olhar para ela.
- Hotel Transylvania 3: A Monster Vacation (2018), O Conde Drácula vê Ericka Van Helsing e é amor à primeira vista.
- Sing 2 (2021), Meena se apaixona por Alfonso quando o vê.
- Love at First Sight (2023), a própria trama do filme é o amor à primeira vista.
Televisão
[editar | editar código-fonte]- Coronation Street, Ken Barlow se apaixona por Valerie Tatlock pela primeira vez quando eles são apresentados pelo tio de Valerie, Albert Tatlock, em 1961.
- I Dream of Jeannie, A gênio Jeannie se apaixona pelo astronauta Anthony Nelson à primeira vista na série de 1965.
- The Vampire Diaries, Stefan Salvatore se apaixona por Elena Gilbert no instante em que a vê.
- Buffy the Vampire Slayer, Angel vê Buffy Summers sendo chamada para se tornar a Caçadora de Vampiros e se apaixona por ela.
- iCarly, Freddie Benson se apaixona por Carly à primeira vista, apesar de sua pouca idade.
- Friends, Russ e Julie se apaixonam à primeira vista ao se verem no episódio de 1995 "The One with Russ".
- Ursinhos Carinhosos, O Urso da Sorte e o Panda Educado se apaixonam quando se conhecem no episódio de 1986 "Os Ursinhos Carinhosos Perdidos".
- The Simpsons, Homer Simpson se apaixona por Marge Simpson quando a vê pela primeira vez, conforme descrito no episódio de 1991 "The Way We Was".
- My Little Pony: A Amizade É Mágica, no primeiro episódio (2010) Spike se apaixona por Rarity à primeira vista.
- Mickey Mouse Clubhouse, O distribuidor de ferramentas do Sensational Six, Toodles, e o distribuidor de ferramentas do Pirata Espacial Pete, Quoodles, se apaixonam no segundo em que se veem pela primeira vez no episódio de 2011, "Space Adventure".
- Billions, Bobby Axelrod relembra a experiência do "raio" ao conhecer sua esposa, Lara, em um ponto-chave da trama no episódio da segunda temporada "With or Without You" (2017).
- Zoey 101, Chase Matthews se apaixona por Zoey Brooks à primeira vista no primeiro episódio.
- Even Stevens, Louis Stevens se apaixona por Tawny Dean no instante em que a vê pela primeira vez, como mostrado no episódio "The Weak First Week".
- Boa Sorte, Charlie!, PJ Duncan e Skylar se apaixonam no segundo em que se veem no episódio de 2011, "Battle of the Bands".
Anime e mangá
[editar | editar código-fonte]- Gokusen (2008), Sawada afirma que ele foi tão cooperativo com Yamaguchi devido ao fato de que ele se apaixonou por ela à primeira vista.
- Sailor Moon, Sailor Moon se apaixona por Tuxedo Mask quando o vê pela primeira vez, apesar de não perceber quem ele realmente é.
- The 100 Girlfriends Who Really, Really, Really, Really, Really Love You (2019-presente), a trama envolve o amor mútuo à primeira vista entre Rentarō Aijō e cada uma de suas 100 namoradas.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- O rei e a pedinte, um conto do século XVI de amor à primeira vista usado por Shakespeare, em pinturas e em outras mídias.
Referências
[editar | editar código-fonte]- ↑ Reardon, Bryan Peter (1989). «Leucippe and Clitophon». Collected Ancient Greek Novels (em inglês). Berkeley, Califórnia: University of California Press. p. 179. ISBN 978-0520043060. OCLC 827592637
- ↑ Platão; Cairns, Huntington; Hamilton, Edith (1961). The Collected Dialogues of Plato. Col: Bollingen Series, 71 (em inglês). Princeton. Nova Jersey: Princeton University Press. p. 545. ISBN 978-1570851582. OCLC 827888056
- ↑ Boccaccio, Giovanni; Griffin, Nathaniel Edward; Myrick, Arthur B. (2017). The Filostrato of Boccaccio: A Translation with Parallel Text (em inglês). Nova York: University of Pennsylvania Press. p. 76. ISBN 978-0-8196-0187-2. OCLC 976846518
- ↑ Boccaccio, Giovanni; Griffin, Nathaniel Edward; Myrick, Arthur B. (2017). The Filostrato of Boccaccio: A Translation with Parallel Text (em inglês). Nova York: University of Pennsylvania Press. p. 77. ISBN 978-0-8196-0187-2. OCLC 976846518.
Na descrição do enamoramento de Troilo há uma mistura singular da concepção provençal dos olhos como o berço do amor com a ideia clássica do Deus do Amor com seus arcos e aljavas...
- ↑ Boccaccio, Il Filostrato, Canto 1, estrofe 29 (tradução de Nathaniel Edward Griffin e Arthur Beckwith Myrick).
- ↑ Shakespeare, William (1996). Harbage, Alfred, ed. The Complete Works of William Shakespeare (em inglês). Nova York: Wordsworth Editions. p. 273. ISBN 978-1853268953. OCLC 11459712
- ↑ Rousset, Jean (1981). Leurs yeux se rencontrèrent: la scène de première vue dans le roman (em francês). Túnis: Corti. ISBN 978-2714303066. OCLC 949076264
- ↑ Mark, Alexis (14 de novembro de 2009). «Health & Science: Love at first sight may not be as implausible as it seems». The Heights (em inglês). Consultado em 19 de novembro de 2024. Arquivado do original em 25 de novembro de 2009
- ↑ Nelson, Thomas (1999). Nelson's New Illustrated Bible Commentary: Spreading the Light of God's Word into Your Life (em inglês). Nashville: Thomas Nelson. ISBN 978-1418587345. OCLC 841413264.
29:18, 19 amou Raquel: Um raro exemplo bíblico de "amor à primeira vista" (para a resposta similar de seu pai a Rebeca, leia Gênesis 24:67). Os longos sete anos de serviço fornecem uma demonstração impressionante do valor que Jacó deu a Raquel.
- ↑ Cohen, Joel (2007). David and Bathsheba: Through Nathan's Eyes (em inglês). Nova York: Paulist Press. p. 113. ISBN 978-1587680410. OCLC 81150171
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- A definição de dicionário de Amor à primeira vista no Wikcionário
- O Começo das Atrações Quentes: a primeira visão da Química
- Você pode amar à primeira vista: cientistas descobrem uma região cerebral responsável pela atração instantânea - Ciência/Técnica - Medical Daily, 7 de novembro de 2012