Cultura de Burquina Fasso – Wikipédia, a enciclopédia livre
Esta página ou se(c)ção precisa ser formatada para o padrão wiki. (Janeiro de 2023) |
As referências deste artigo necessitam de formatação. (Janeiro de 2023) |
Dois elementos-chave da cultura do Burquina Fasso são Máscaras e Dança. As máscaras utilizadas nesta região são feitas para os ritos de sacrifício para deuses e espíritos animais nas aldeias, para demonstrar o desejo dos aldeões a bênção das bebidas pelos espíritos.
Arte e cinema
[editar | editar código-fonte]O teatro popular em Ouagadougou, a capital de Burquina Fasso, é um centro de eventos sociais e culturais para o país. Ouagadougou, é um importante centro de actividade para os envolvidos em Cinema africano, e hospeda todos os anos um Festival de cinema Pan-Africano chamado FESPACO, o Festival de Ouagadougou de cinema e televisão Pan-Africano, que é um mundo-renomado dos negócios. Cultura e arte são mais exibidas em Laongo, uma área de exposição de granitos onde artistas de todo o mundo são convidados a esculpir sobre a rocha.[1] Idrissa Ouedraogo, provavelmente o diretor africano mais bem sucedido comercialmente, é de Burquina Fasso.
Esporte
[editar | editar código-fonte]Entre os esportes praticados no país, encontram-se o futebol, basquete, ciclismo, rugby, andebol, ténis, atletismo, boxe e artes marciais.[2] Burquina Fasso tem enviado atletas para osJogos Olímpicos de Verão desde 1988. De acordo com o seu nome anterior, Alto Volta, o país também competiu em 1972. Apesar de aparecer em seis Olimpíadas diferentes, Burquina Fasso nunca ganhou uma medalha olímpica.