Inequação-produto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Inequação-produto é toda inequação na qual há um produto de termos. Note que o produto deve ser comparado a zero, para que seja possível avaliar os sinais dos fatores. A inequação é da forma:
onde é necessário que haja o produto de pelo menos dois polinômios.
- Exemplo:
Resolução
[editar | editar código-fonte]Há dois métodos principais de resolução da Inequação-Produto: o método de decomposição (método matemático) e o do Quadro de Sinais (método prático).
Decomposição
[editar | editar código-fonte]Decompõe-se o produto em seus valores possíveis, obtêm-se o Conjunto Solução de cada valor e acha-se o valor geral possível:
etc...
Note que é o e lógico, equivalente à Interseção e que é o ou lógico, equivalente à União.
Exemplo
[editar | editar código-fonte]
Quadro de Sinais
[editar | editar código-fonte]Passos para a resolução da inequação-produto pelo quadro se sinais:
- 1º) Obtêm-se o valor das raízes de cada fator da inequação-produto, igualando-os a zero.
- 2º) Após isso, estuda-se o sinal de cada fator.
- 3º) Então, faz-se um quadro de sinais, como mostrado na imagem, sendo a raiz de e a raiz de .
- 4º) O quadro determina o sinal de cada fator, dependendo do , para cada fator e, posteriormente, do próprio produto, utilizando as regras de intervalos reais.
Exemplo
[editar | editar código-fonte]
Observando a imagem, concluimos que o trecho em que o produto assume valor positivo é aquele que compreende os valores de entre e .
Outras inequações-produto
[editar | editar código-fonte]É possível, na verdade, observar inequações-produto sem fatores que sejam resumidos à inequações do 1º grau ou que tenham mais de dois fatores. Sua resolução, todavia, apesar de usar os métodos descritos, requisita outros conhecimentos:
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- MURAKAMI, Gelson Iezzi Carlos. "Fundamentos da Matemática Elementar - Volume 1". 8ª Edição. São Paulo: Atual, 2004. ISBN 85-357-0455-8