Jabberjaw – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jabberjaw
Jabberjaw (PT)
Tutubarão (BR)
Jabberjaw
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Comédia, Aventura, musical
Duração 23 minutos
Criador(es) Joe Ruby
Ken Spears
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 1
Episódios 16
Produção
Diretor(es) Charles A. Nichols
Produtor(es) Alex Lovy
Produtor(es) executivo(s) William Hanna
Joseph Barbera
Vozes de Tommy Cook
Barry Gordon
Julie McWhirter
Pat Parris
Frank Welker
Tema de abertura "Jabberjaw" (Jabberjaw and The Neptunes)
Tema de encerramento "Jabberjaw" (instrumental)
Música por Hoyt Curtin
Empresa(s) produtora(s) Hanna-Barbera Productions
Exibição
Emissora original Estados Unidos ABC
Distribuição Taft Broadcasting (original)
Warner Bros. Television
Formato de exibição Cor
Formato de áudio Mono
Transmissão original 11 de setembro18 de dezembro de 1976

Jabberjaw (no Brasil: Tutubarão) é uma série de desenho animado estadunidense criado por Joe Ruby e Ken Spears, e produzida pela Hanna-Barbera. A série foi ao ar em 16 episódios originais na American Broadcasting Company (ABC) em 11 de setembro a 18 de dezembro de 1976 e as reprises continuaram até 3 de setembro de 1978.[1] O enredo mais uma vez seguia o estilo grupo de adolescentes com animal de estimação.

As aventuras se passavam no futuro (talvez contemporaneamente a The Jetsons) e as cidades eram no fundo do mar. O grupo era composto por Bife, o líder; Leila, uma garota esnobe; Bolha, uma loira burra; e Linguiça, o melhor amigo de Tutubarão, que era um tubarão branco bem atrapalhado. Eles formavam a banda subaquática Os Netunos. Durante as viagens em turnê, sempre acabavam cruzando com criminosos e vilões. Como para salvar o mundo só música não basta, Tutubarão e seus amigos partiam para a ação.

O desenho foi criado aproveitando o sucesso do filme Tubarão (Jaws), de Steven Spielberg, mas teve apenas uma temporada, com 16 episódios.

Tutubarão é ainda muito lembrado hoje pela sua frase: "não tem nenhum respeito!" (versão da dublagem brasileira para a frase original em inglês "No respect!", copiada do comediante americano Rodney Dangerfield[2]).

Houve muitos boatos sobre processos e que o desenho seria uma imitação de Scooby-Doo, mas o desenho não saiu do ar. Diferentemente do Scooby-Doo, Tutubarão era muito corajoso e destemido, apenas a Leila o assustava.

A série estreou em Portugal em 1982 na versão original com legendas em português no canal RTP.

No Brasil o desenho voltou ao ar em novembro de 2002, no SBT, no Bom Dia e Cia, de Jackeline Petkovic; tempos depois o desenho passou a ser exibido no Sábado Animado. Em 2010, o clássico voltou para as manhãs da emissora.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]