Kariú Kariri – Wikipédia, a enciclopédia livre

Kariú Kariri é uma comunidade indígena guerreiros que resistiu ao processo de colonização. O povo Kariú atualmente se encontra em levante étnico com o etnônimo Kariú Kariri traçam sua origem dos antigos Kariú da região do Vale do Cariri cearense (Crato, Barbalha, Missão Velha), Serra de Pereiro (Kariú Kariri clã Kinkú), estando espalhados nos Estados Acre (Marechal Taumaturgo e cidades vizinhas),Ceará (Núcleos familiares no Cariri, Região Metropolitana de Fortaleza, Vale do Jaguaribe, Centro Sul cearense e Sertão Central), São Paulo, Distrito Federal e Maranhão (Estreito e São Luís). É um povo falante da Língua Dzubukuá-Kipeá com um dialeto especifico para cada comunidade, esta língua foi dada como extinta, mas tem sido retomada da mata para o cotidiano ao longo dos ultimos 30 anos. Existem torés (cantos) tradicionais e contemporâneos sendo feitos em sua língua.

[1] [2]

  • BANDEIRA, M. Ls. Os Kariris de Mirandela: um grupo indígena integrado. Coleção Estudos Baianos. UFBA. nº 6. 1972.
  • CRUZ PIRES, M. I. A guerra dos Bárbaros. Recife. Editora Universitária. 2002. ISBN 85-7315-174-9
  • SIQUEIRA, B. Os cariris do Nordeste. Rio de Janeiro. Livraria Editora Cátedra. 1978.
  • CARVALHO, Maria Rosário “As revoltas indígenas na aldeia da Pedra Branca no século XIX”. In: ELISA REIS et al (orgs.), Ciências Sociais Hoje. São Paulo: Anpocs/Hucitec, 1995: 272-90.
  • POMPEU SOBRINHO, Thomas.Tapuias do Nordeste,Revista do Instituto do Ceará,1939.p. 221-235.
  • HERCKMAN,Elias,"Os Tapuias do Nordeste" e a Monografia de Elias Herckman In tomo XLVIII da Revista do Instituto do Ceará,1934.p.7-28.
  • STUDAR FILHO,Carlos, Os Aborígenes do Ceará,Revista do Instituto do Ceará,Primeira parte,1962.p. 5-75/ Segunda parte,1963.p.154-217.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.