Relações internacionais do Vietnã – Wikipédia, a enciclopédia livre
Em abril de 2022, o Vietnã (oficialmente a República Socialista do Vietnã) mantém relações diplomáticas com 189 Estados membros da ONU, com o Estado da Palestina e com a República Árabe Sahrawi Democrática.[1] Em 2011, o Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, no 11º Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã, divulgou uma declaração oficial sobre a política externa do Vietnã e uma seção da declaração afirmava que: "O Vietnã é amigo e parceiro confiável de todos os países da comunidade internacional, participando ativamente dos processos de cooperação internacional e regional. Aprofundar, estabilizar e manter as relações internacionais estabelecidas. Desenvolver relações com países e territórios do mundo, bem como com organizações internacionais, demonstrando: respeito pela independência, soberania e integridade territorial de cada um; não interferência nos assuntos internacionais do outro; não uso ou ameaça de força; solução de desacordos e disputas por meio de negociações pacíficas; respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo".[2]
O Vietnã tomou medidas importantes para restaurar os laços diplomáticos com os principais países. As relações diplomáticas plenas foram restauradas com a Nova Zelândia, que abriu sua embaixada em Hanói em 1995, enquanto o Vietnã estabeleceu uma embaixada em Wellington em 2003. O Paquistão reabriu sua embaixada em Hanói em outubro de 2000. O Vietnã também reabriu sua embaixada em Islamabad em dezembro de 2005 e seu escritório comercial em Karachi em novembro de 2005. As relações entre os Estados Unidos e o Vietnã melhoraram em agosto de 1995, quando ambas as nações elevaram seus escritórios de ligação abertos em janeiro de 1995 ao status de embaixada, com os Estados Unidos abrindo posteriormente um consulado geral na Cidade de Ho Chi Minh e o Vietnã abrindo um consulado em São Francisco.[3]
História
[editar | editar código-fonte]Vietnã Feudal
[editar | editar código-fonte]O Vietnã tem uma história que se estende por mais de 4.000 anos. No início de sua história, o Vietnã tentou manter boas relações com seus vizinhos. Desde a dinastia Hồng Bàng até muitas dinastias feudais, como a Ngô, Đinh, Early Lê, Lý, Trần, Later Lê, Tây Sơn e Nguyễn, as principais relações diplomáticas do Vietnã foram com a vizinha China Imperial, o Reino de Champá, o Império Quemer, o Reino Lan Xang e a Tailândia. Posteriormente, foram estabelecidas relações comerciais com países europeus (como a Companhia Holandesa das Índias Orientais) e com o Japão.
Pós-Segunda Guerra Mundial
[editar | editar código-fonte]Período 1945-1946
[editar | editar código-fonte]Após a rendição do Japão, os exércitos britânico e chinês do Kuomintang entraram no território do Vietnã para retirar o exército imperial japonês da Indochina. O governo da República Democrática do Vietnã decidiu fazer um acordo de paz com Chiang Kai-shek, do Kuomintang, que estava posicionado no Vietnã do Norte, para que eles pudessem lutar contra os franceses no sul. Depois disso, o Vietnã assinou o tratado de paz com a França em 6 de março de 1946.
Período de 1947 a 1954
[editar | editar código-fonte]O Vietnã começou a expandir suas relações externas com outros países do mundo. Em janeiro de 1950, a República Popular da China e a União Soviética foram os dois primeiros países a reconhecer a República Democrática do Vietnã.[4] Posteriormente, foram formadas alianças com o Camboja e o Laos para fazer campanhas antifrancesas, construindo a amizade com os países anticoloniais, como Tailândia, Myanmar, Indonésia e Índia.
Período da Guerra Fria
[editar | editar código-fonte]Guerra do Vietnã
[editar | editar código-fonte]Parte da série sobre |
Política do Vietnã |
---|
Constituição |
Ideologia |
Legislativo |
Judiciário |
Tópicos relacionados |
Portal do Vietnã |
Durante a Guerra do Vietnã (1959-1975), o Vietnã do Norte equilibrou as relações com seus dois principais aliados, a União Soviética e a República Popular da China.
Em 1964, Zhou Enlai, preocupado com a escalada das forças dos EUA no Vietnã do Sul, fez um acordo informal com o Vietnã do Norte. O acordo estipulava que, se as forças norte-americanas e sul-vietnamitas invadissem o Vietnã do Norte, os chineses responderiam emprestando pilotos ao Norte. Durante a invasão, Mao Tsé-Tung não conseguiu enviar o número de pilotos treinados que havia prometido. Como resultado, o Norte tornou-se mais dependente da União Soviética para sua defesa.[4]
Em 1975, a tensão começou a crescer, pois Pequim via cada vez mais o Vietnã como um possível instrumento soviético para cercar a China. Enquanto isso, o crescente apoio de Pequim ao Khmer Vermelho do Camboja provocou suspeitas vietnamitas sobre os motivos da China.
As relações entre a China e o Vietnã se deterioraram significativamente depois que Hanói instituiu a proibição do comércio privado em março de 1978, uma medida que afetou particularmente o setor sino-vietnamita da população. Após a invasão do Camboja pelo Vietnã em dezembro de 1978, a China lançou uma invasão retaliatória na região da fronteira norte do Vietnã. Diante do corte da ajuda chinesa e das tensas relações internacionais, o Vietnã estabeleceu laços ainda mais estreitos com a União Soviética e seus aliados nos países membros do Comecon. Durante toda a década de 1980, o Vietnã recebeu quase US$ 3 bilhões por ano em ajuda econômica e militar da União Soviética e realizou a maior parte de seu comércio com a URSS e os países do Comecon. A ajuda econômica soviética e do Bloco de Leste, no entanto, cessou após a dissolução da União Soviética.
Doi Moi
[editar | editar código-fonte]O Vietnã só começou a sair do isolamento internacional quando retirou suas tropas do Camboja em 1989. Poucos meses após os Acordos de Paz de Paris de 1991, o Vietnã estabeleceu relações diplomáticas e econômicas com os países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático e também com a maioria dos países da Europa Ocidental e do Extremo Oriente da Ásia. A China restabeleceu relações diplomáticas plenas com o Vietnã em 1991. As duas nações concluíram um acordo de demarcação de fronteiras terrestres em 1999. Em 1995, os EUA e o Vietnã restabeleceram os laços diplomáticos.[3]
O Vietnã reconheceu a importância da crescente interdependência econômica global e fez esforços conjuntos para ajustar suas relações exteriores para refletir a evolução da situação econômica e política internacional no Sudeste Asiático. O país começou a se integrar à economia regional e global por meio da adesão a organizações internacionais. O Vietnã intensificou seus esforços para atrair capital estrangeiro do Ocidente e regularizar as relações com o sistema financeiro mundial. Na década de 1990, após a retirada do veto dos EUA aos empréstimos multilaterais ao país, o Vietnã tornou-se membro do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Asiático de Desenvolvimento. O país expandiu o comércio com seus vizinhos do Leste Asiático, bem como com países da Europa Ocidental e da América do Norte. De particular importância foi a aceitação do Vietnã na Associação de Nações do Sudeste Asiático em julho de 1995. O Vietnã entrou para o fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em novembro de 1998 e também sediou a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático no mês seguinte. Em 2005, o Vietnã participou da primeira Cúpula do Leste Asiático. O Vietnã tornou-se membro da Organização Mundial do Comércio em novembro de 2006.
Problemas atuais
[editar | editar código-fonte]Embora o Vietnã tenha permanecido relativamente livre de conflitos desde a época doa invasão do Camboja, no passado surgiram tensões entre o Vietnã e seus vizinhos, especialmente no caso da China, já que ambas as nações reivindicam as ilhas Spratly e Paracel, os dois arquipélagos em uma área potencialmente rica em petróleo no Mar do Sul da China. As reivindicações conflitantes produziram, ao longo dos anos, conflitos armados em pequena escala na área. Em 1988, mais de 70 soldados vietnamitas foram mortos durante um confronto com as forças chinesas, quando a China ocupou várias ilhas sob controle vietnamita na região das Ilhas Spratly. A afirmação de controle da China sobre as Ilhas Spratly e todo o Mar do Sul da China despertou a preocupação do Vietnã e de seus vizinhos do Sudeste Asiático. A fronteira territorial entre os dois países está sendo definitivamente mapeada de acordo com um Acordo de Fronteira Terrestre assinado em dezembro de 1999 e um Acordo sobre Fronteiras no Golfo de Tonkin assinado em dezembro de 2000. O Vietnã e a Rússia declararam uma parceria estratégica em março de 2001, durante a primeira visita de um chefe de estado russo a Hanói, em grande parte como uma tentativa de contrabalançar o perfil crescente da China no Sudeste Asiático.
Disputas internacionais
[editar | editar código-fonte]Fronteira marítima com o Camboja não definida; envolvido em uma complexa disputa pelas Ilhas Spratly e Paracel com a República Popular da China, Malásia, Filipinas e possivelmente Brunei; fronteira marítima com a Tailândia resolvida em agosto de 1997; disputa de fronteira marítima com a República Popular da China no Golfo de Tonquim resolvida em 2000; Ilhas Paracel ocupadas pela República Popular da China desde 1974; ilhas offshore e seções da fronteira com o Camboja estão em disputa; o acordo sobre a fronteira terrestre com a República Popular da China foi assinado em dezembro de 1999.
Drogas ilícitas
[editar | editar código-fonte]Pequeno produtor de papoila-dormideira, com 21 km² cultivados em 1999, capaz de produzir 11 toneladas de ópio; pequeno ponto de trânsito para a heroína do Sudeste Asiático destinada aos EUA e à Europa; crescente dependência de ópio e heroína; possível produção de heroína em pequena escala.
Relações diplomáticas
[editar | editar código-fonte]Lista de países com os quais o Vietnã mantém relações diplomáticas:
# | País[5][6][7][8][9][10] | Data |
---|---|---|
1 | China | 18 de janeiro de 1950 |
2 | Rússia | 30 de janeiro de 1950 |
3 | Coreia do Norte | 31 de janeiro de 1950 |
4 | Romênia | 3 de fevereiro de 1950 |
5 | Hungria | 3 de fevereiro de 1950 |
6 | República Tcheca | 3 de fevereiro de 1950 |
7 | Polônia | 4 de fevereiro de 1950 |
8 | Bulgária | 7 de fevereiro de 1950 |
9 | Albânia | 11 de fevereiro de 1950 |
10 | Mongólia | 17 de novembro de 1954 |
11 | Indonésia | 30 de dezembro de 1955 |
12 | Sérvia | 10 de março de 1957 |
13 | Guiné | 8 de outubro de 1958 |
14 | Mali | 30 de outubro de 1960 |
15 | Cuba | 2 de dezembro de 1960 |
16 | Marrocos | 27 de março de 1961 |
17 | República Democrática do Congo | 13 de abril de 1961 |
18 | Laos | 5 de setembro de 1962 |
19 | Argélia | 28 de outubro de 1962 |
20 | Egito | 1 de setembro de 1963 |
21 | Iémen | 16 de outubro de 1963 |
22 | República do Congo | 16 de julho de 1964 |
23 | Tanzânia | 14 de fevereiro de 1965 |
24 | Mauritânia | 15 de março de 1965 |
25 | Gana | 25 de março de 1965 |
26 | Síria | 21 de julho de 1966 |
27 | Camboja | 24 de junho de 1967 |
28 | Iraque | 10 de julho de 1968 |
29 | Suécia | 11 de janeiro de 1969 |
30 | Sudão | 26 de agosto de 1969 |
31 | Senegal | 29 de dezembro de 1969 |
32 | Somália | 7 de junho de 1970 |
33 | Sri Lanka | 21 de julho de 1970 |
34 | Chile | 25 de março de 1971 |
35 | Suíça | 11 de outubro de 1971 |
36 | Dinamarca | 25 de novembro de 1971 |
37 | Noruega | 25 de novembro de 1971 |
38 | Índia | 7 de janeiro de 1972 |
39 | Camarões | 30 de agosto de 1972 |
40 | Guiné Equatorial | 1 de setembro de 1972 |
41 | Zâmbia | 15 de setembro de 1972 |
42 | Paquistão | 8 de novembro de 1972 |
43 | Áustria | 1 de dezembro de 1972 |
44 | Tunísia | 15 de dezembro de 1972 |
45 | Madagascar | 19 de dezembro de 1972 |
46 | Finlândia | 25 de janeiro de 1973 |
47 | Uganda | 9 de fevereiro de 1973 |
48 | Bangladesh | 11 de fevereiro de 1973 |
49 | Austrália | 26 de fevereiro de 1973 |
50 | Benim | 14 de março de 1973 |
51 | Bélgica | 22 de março de 1973 |
52 | Itália | 23 de março de 1973 |
53 | Malásia | 30 de março de 1973 |
54 | Países Baixos | 9 de abril de 1973 |
55 | França | 12 de abril de 1973 |
56 | Singapura | 1 de agosto de 1973 |
57 | Islândia | 3 de agosto de 1973 |
58 | Irã | 4 de agosto de 1973 |
59 | Canadá | 21 de agosto de 1973 |
60 | Reino Unido | 11 de setembro de 1973 |
61 | Japão | 21 de setembro de 1973 |
62 | Guiné-Bissau | 30 de setembro de 1973 |
63 | Argentina | 25 de outubro de 1973 |
64 | Gâmbia | 30 de outubro de 1973 |
65 | Luxemburgo | 15 de novembro de 1973 |
66 | Burquina Fasso | 16 de novembro de 1973 |
67 | Malta | 14 de janeiro de 1974 |
68 | Afeganistão | 16 de setembro de 1974 |
69 | Gabão | 9 de janeiro de 1975 |
70 | Togo | 8 de fevereiro de 1975 |
71 | Níger | 7 de março de 1975 |
72 | Líbia | 15 de março de 1975 |
73 | Grécia | 15 de abril de 1975 |
74 | Burundi | 16 de abril de 1975 |
75 | Guiana | 19 de abril de 1975 |
76 | Nepal | 15 de maio de 1975 |
77 | México | 19 de maio de 1975 |
78 | Myanmar | 28 de maio de 1975 |
79 | Maldivas | 8 de junho de 1975 |
80 | Nova Zelândia | 19 de junho de 1975 |
81 | Moçambique | 25 de junho de 1975 |
82 | Portugal | 1 de julho de 1975 |
83 | Cabo Verde | 8 de julho de 1975 |
84 | Panamá | 28 de agosto de 1975 |
85 | Alemanha | 23 de setembro de 1975 |
86 | Ruanda | 30 de setembro de 1975 |
87 | Costa do Marfim | 6 de outubro de 1975 |
88 | Angola | 12 de novembro de 1975 |
89 | Chipre | 29 de novembro de 1975 |
90 | Jamaica | 5 de janeiro de 1976 |
91 | Kuwait | 10 de janeiro de 1976 |
92 | Etiópia | 23 de fevereiro de 1976 |
93 | Costa Rica | 24 de abril de 1976 |
94 | Nigéria | 25 de maio de 1976 |
95 | Filipinas | 12 de julho de 1976 |
96 | Tailândia | 6 de agosto de 1976 |
97 | São Tomé e Príncipe | 6 de novembro de 1976 |
98 | Espanha | 23 de maio de 1977 |
99 | Turquia | 7 de junho de 1978 |
100 | Serra Leoa | 24 de junho de 1978 |
101 | Colômbia | 1 de janeiro de 1979 |
— | Saara Ocidental | 2 de março de 1979 |
102 | Granada | 15 de julho de 1979 |
103 | Seicheles | 16 de agosto de 1979 |
104 | Nicarágua | 3 de setembro de 1979 |
105 | Equador | 1 de janeiro de 1980 |
106 | Jordânia | 19 de agosto de 1980 |
107 | Líbano | 12 de fevereiro de 1981 |
108 | Zimbabwe | 24 de julho de 1981 |
109 | Chade | 5 de outubro de 1981 |
110 | Vanuatu | 3 de março de 1982 |
111 | Bolívia | 10 de fevereiro de 1987 |
— | Estado da Palestina | 19 de novembro de 1988 |
112 | Brasil | 8 de maio de 1989 |
113 | Papua Nova Guiné | 3 de novembro de 1989 |
114 | Venezuela | 8 de dezembro de 1989 |
115 | Namíbia | 21 de março de 1990 |
116 | Djibouti | 30 de abril de 1991 |
117 | Uzbequistão | 17 de janeiro de 1992 |
118 | Ucrânia | 23 de janeiro de 1992 |
119 | Bielorrússia | 24 de janeiro de 1992 |
120 | Letônia | 12 de fevereiro de 1992 |
121 | Estônia | 20 de fevereiro de 1992 |
122 | Brunei | 29 de fevereiro de 1992 |
123 | Lituânia | 18 de março de 1992 |
124 | Quirguistão | 4 de junho de 1992 |
125 | Omã | 9 de junho de 1992 |
126 | Moldávia | 11 de junho de 1992 |
127 | Cazaquistão | 29 de junho de 1992 |
128 | Geórgia | 30 de junho de 1992 |
129 | Ilhas Marshall | 1 de julho de 1992 |
130 | Armênia | 14 de julho de 1992 |
131 | Tajiquistão | 14 de julho de 1992 |
132 | Turcomenistão | 29 de julho de 1992 |
133 | Azerbaijão | 23 de setembro de 1992 |
134 | Coreia do Sul | 22 de dezembro de 1992 |
135 | Eslováquia | [11] | 1 de janeiro de 1993
136 | Guatemala | 7 de janeiro de 1993 |
137 | Catar | 8 de fevereiro de 1993 |
138 | Fiji | 14 de maio de 1993 |
139 | Israel | 12 de julho de 1993 |
140 | Eritreia | 20 de julho de 1993 |
141 | Emirados Árabes Unidos | 1 de agosto de 1993 |
142 | Uruguai | 11 de agosto de 1993 |
143 | África do Sul | 22 de dezembro de 1993 |
144 | Samoa | 9 de março de 1994 |
145 | Maurício | 4 de maio de 1994 |
146 | Eslovênia | 7 de junho de 1994 |
147 | Macedônia do Norte | 10 de junho de 1994 |
148 | Croácia | 1 de julho de 1994 |
149 | Peru | 14 de novembro de 1994 |
150 | Belize | 4 de janeiro de 1995 |
151 | Bahrein | 31 de março de 1995 |
152 | Paraguai | 30 de maio de 1995 |
153 | Estados Federados da Micronésia | 22 de junho de 1995 |
154 | Estados Unidos | 12 de julho de 1995 |
155 | Barbados | 25 de agosto de 1995 |
156 | São Vicente e Granadinas | 18 de dezembro de 1995 |
157 | Quênia | 21 de dezembro de 1995 |
158 | Bósnia e Herzegovina | 26 de janeiro de 1996 |
159 | Irlanda | 5 de abril de 1996 |
160 | Ilhas Salomão | 30 de outubro de 1996 |
161 | Haiti | 26 de setembro de 1997 |
162 | Suriname | 19 de dezembro de 1997 |
163 | Lesoto | 6 de janeiro de 1998 |
164 | Arábia Saudita | 21 de outubro de 1999 |
165 | Timor-Leste | 28 de julho de 2002 |
166 | Honduras | 17 de maio de 2005 |
167 | Nauru | 21 de junho de 2006 |
168 | Montenegro | 4 de agosto de 2006 |
169 | Andorra | 12 de junho de 2007 |
170 | San Marino | 6 de julho de 2007 |
171 | República Dominicana | 7 de julho de 2007 |
172 | Mônaco | 29 de novembro de 2007 |
173 | Liechtenstein | 2 de julho de 2008 |
174 | Palau | 18 de agosto de 2008 |
175 | República Centro-Africana | 10 de novembro de 2008 |
176 | Botswana | 11 de fevereiro de 2009 |
177 | El Salvador | [12] | 16 de janeiro de 2010
178 | Butão | 19 de janeiro de 2012 |
179 | Essuatíni | 21 de maio de 2013 |
180 | Dominica | 1 de novembro de 2013 |
181 | São Cristóvão e Neves | 1 de novembro de 2013 |
182 | Antígua e Barbuda | 8 de novembro de 2013 |
183 | Kiribati | 15 de setembro de 2014 |
184 | Comores | 24 de setembro de 2015 |
185 | Libéria | [13] | 28 de junho de 2016
186 | Santa Lúcia | 26 de junho de 2018 |
187 | Sudão do Sul | 21 de fevereiro de 2019 |
— | Ilhas Cook | [14] | 26 de abril de 2022
188 | Bahamas | 6 de janeiro de 2023 |
189 | Trindade e Tobago | [15] | 1 de fevereiro de 2023
190 | Tonga | [16] | 21 de setembro de 2023
Relações bilaterais
[editar | editar código-fonte]África
[editar | editar código-fonte]País | Início das relações formais | Observações |
---|---|---|
Argélia | 28 de outubro de 1962 | Consulte Relações entre Argélia e Vietnã
|
Angola | 12 de novembro de 1975 | Consulte Relações entre Angola e Vietnã
|
Burquina Fasso | 16 de novembro de 1973 |
|
Burundi | 16 de abril de 1975 |
|
Cabo Verde | 8 de julho de 1975 |
|
República Centro-Africana | 10 de novembro de 2008 |
|
Comores | 24 de setembro de 2015 |
|
Djibouti | 30 de abril de 1991 |
|
Egito | 1 de setembro de 1963 |
|
Guiné-Bissau | 30 de setembro de 1973 |
|
Quênia | 21 de dezembro de 1995 | Consulte Relações entre Quênia e Vietnã
|
Líbia | 15 de março de 1975 | Consulte Relações entre Líbia e Vietnã
|
Madagascar | 19 de dezembro de 1972 |
|
Serra Leoa | 24 de junho de 1978 |
|
Tanzânia | [22] | 14 de fevereiro de 1965Consulte Relações entre Tanzânia e Vietnã |
Américas
[editar | editar código-fonte]País | Início das relações formais | Observações |
---|---|---|
Argentina | 25 de outubro de 1973 |
|
Brasil | 8 de maio de 1989 |
|
Canadá | 21 de agosto de 1973 | Consulte Relações entre Canadá e Vietnã
|
Chile | 25 de março de 1971 | Consulte Relações entre Chile e Vietnã
|
Cuba | 2 de dezembro de 1960 | Consulte Relações entre Cuba e Vietnã
|
República Dominicana | 7 de julho de 2007 |
|
Guiana | 19 de abril de 1975 |
|
México | 19 de maio de 1975 | Consulte Relações entre México e Vietnã
|
Panamá | 28 de agosto de 1975 |
|
Paraguai | 30 de maio de 1995 |
|
Peru | 14 de novembro de 1994 | Consulte Relações entre Peru e Vietnã
|
Estados Unidos | 12 de julho de 1995 | Consulte Relações entre Estados Unidos e Vietnã
|
Uruguai | 11 de agosto de 1993 | Consulte Relações entre Uruguai e Vietnã
|
Venezuela | 8 de dezembro de 1989 | Consulte Relações entre Venezuela e Vietnã
|
Ásia
[editar | editar código-fonte]País | Início das relações formais | Observações |
---|---|---|
Afeganistão | 16 de setembro de 1974 | |
Armênia | 14 de julho de 1992 |
|
Bangladesh | 2 de novembro de 1973 | Consulte Relações entre Bangladesh e Vietnã |
Brunei | 29 de fevereiro de 1992 | Consulte Relações entre Brunei e Vietnã
|
Camboja | 24 de junho de 1967 | Consulte Relações entre Camboja e Vietnã
|
China | Dinastia Sung) 18 de janeiro de 1950 (República Popular da China) | 960 (Consulte Relações entre China e Vietnã
|
Índia | 7 de janeiro de 1972 | Consulte Relações entre Índia e Vietnã
|
Indonésia | 30 de dezembro de 1955 | Consulte Relações entre Indonésia e Vietnã
|
Irã | 4 de agosto de 1973 | Consulte Relações entre Irã e Vietnã |
Iraque | 10 de julho de 1968 | Consulte Relações entre Iraque e Vietnã
|
Israel | 12 de julho de 1993 | Consulte Relações entre Israel e Vietnã
|
Japão | Período Tokugawa) 21 de setembro de 1973 | 1605 (Consulte Relações entre Japão e Vietnã
|
Casaquistão | 29 de junho de 1992 |
|
Laos | 5 de setembro de 1962 | Consulte Relações entre Laos e Vietnã
|
Malásia | 30 de março de 1973 | Consulte Relações entre Malásia e Vietnã
|
Mongólia | Dinastia Yuan) 17 de novembro de 1954 | 1280 (Consulte Relações entre Mongólia e Vietnã
|
Myanmar | 28 de maio de 1975 | Consulte Relações entre Myanmar e Vietnã
|
Coreia do Norte | Dinastia Goryeo) 31 de janeiro de 1950 | 1226 (Consulte Relações entre Coreia do Norte e Vietnã
|
Paquistão | 8 de novembro de 1972 | Consulte Relações entre Paquistão e Vietnã
|
Filipinas | 12 de julho de 1976 | Consulte Relações entre Filipinas e Vietnã
|
Catar | 8 de fevereiro de 1993 | Consulte Relações entre Catar e Vietnã
|
Singapura | 1 de agosto de 1973 | Consulte Relações entre Singapura e Vietnã
|
Coreia do Sul | Dinastia Goryeo) 22 de dezembro de 1992 | 1226 (Consulte Relações entre Coreia do Sul e Vietnã
Visitas oficiais entre as nações:
|
Taiwan | Dinastia Song) | 960 (Consulte Relações entre Taiwan e Vietnã
|
Tailândia | 6 de agosto de 1976 | Consulte Relações entre Tailândia e Vietnã
|
Turquia | [67] | 7 de junho de 1978Ver Relações entre Turquia e Vietnã
|
Emirados Árabes Unidos | 1 de agosto de 1993 | Consulte Relações entre Emirados Árabes Unidos e Vietnã
|
Europa
[editar | editar código-fonte]País | Início das relações formais | Observações |
---|---|---|
União Europeia | 1990 | Consulte Relações entre União Europeia e Vietnã |
Áustria | 1 de dezembro de 1972 | Consulte Relações entre Áustria e Vietnã |
Bielorrússia | [69] | 24 de janeiro de 1992Consulte Relações entre Bielorrússia e Vietnã
|
Bulgária | 7 de fevereiro de 1950 | Consulte Relações entre Bulgária e Vietnã
|
República Tcheca | Tchecoslováquia) | 3 de fevereiro de 1950 (comoConsulte Relações entre República Tcheca e Vietnã
|
Dinamarca | 25 de novembro de 1971 | Consulte Relações entre Dinamarca e Vietnã
|
França | 12 de abril de 1973 | Consulte Relações entre França e Vietnã
|
Alemanha | Alemanha Oriental e a Alemanha unficada) 23 de setembro de 1975 (com a | 3 de fevereiro de 1955 (com aConsulte Relações entre Alemanha e Vietnã
|
Grécia | 15 de abril de 1975 | Consulte Relações entre Grécia e Vietnã
|
Santa Sé | Sem relações | Consulte Relações entre Santa Sé e Vietnã
|
Hungria | 3 de fevereiro de 1950 | Consulte Relações entre Hungria e Vietnã
|
Itália | 23 de março de 1973 | Consulte Relações entre Itália e Vietnã
|
Luxemburgo | 15 de novembro de 1973 | Consulte Relações entre Luxemburgo e Vietnã |
Macedônia do Norte | 10 de junho de 1994 |
|
Polônia | 4 de fevereiro de 1950 | Consulte Relações entre Polônia e Vietnã
|
Portugal | 1 de julho de 1975 |
|
Rússia | União Soviética) | 30 de janeiro de 1950 (comoConsulte Relações entre Rússia e Vietnã
|
Sérvia | República Socialista Federativa da Iugoslávia) | 10 de março de 1957 (como
|
Eslováquia | Tchecoslováquia) | 2 de fevereiro de 1950 (comoConsulte Relações entre Eslováquia e Vietnã
|
Espanha | [86] | 23 de maio de 1977Consulte Relações entre Espanha e Vietnã
|
Ucrânia | [87] | 23 de janeiro de 1992Consulte Relações entre Ucrânia e Vietnã |
Reino Unido | 11 de setembro de 1973 | Consulte Relações entre Reino Unido e Vietnã
|
Oceania
[editar | editar código-fonte]País | Início das relações formais | Observações |
---|---|---|
Austrália | 26 de fevereiro de 1973 | Consulte Relações entre Austrália e Vietnã
|
Nova Zelândia | [90] | 19 de junho de 1975Consulte Relações entre Nova Zelândia e Vietnã
|
Veja também
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- ↑ «- TÀI LIỆU CƠ BẢN VỀ CỘNG HÒA NAM SUDAN VÀ QUAN HỆ VỚI VIỆT NAM». www.mofa.gov.vn. Consultado em 24 de fevereiro de 2020
- ↑ «Viet Nam Foreign Policy». Vietnam Ministry of Foreign Affairs. Press and Information Department – Vietnam Ministry of Foreign Affairs. 11 de maio de 2012. Consultado em 31 de julho de 2013
- ↑ a b Political Risk Yearbook: East Asia & the Pacific, PRS Group, 2008, p. 27
- ↑ a b Zhai, Qiang. China and the Vietnam Wars, 1950–1975. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2000
- ↑ «Asia». Government of Vietnam. Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023
- ↑ «Pacific». Government of Vietnam. Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023
- ↑ «Europe». Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023
- ↑ «America». Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023
- ↑ «Africa». Abril de 2010. Consultado em 29 de abril de 2023
- ↑ «Diplomatic relations between Viet Nam and ...». Consultado em 29 de abril de 2023
- ↑ «Štáty a teritóriá» (em eslovaco). Consultado em 26 de maio de 2023
- ↑ «REGISTRO DE FECHAS DE ESTABLECIMIENTO DE RD» (em espanhol). Consultado em 9 de março de 2022
- ↑ «Liberia and Socialist Republic of Vietnam Establish Diplomatic Relations». Consultado em 29 de abril de 2023. Cópia arquivada em 29 de abril de 2023
- ↑ «Vietnam, Cook Islands Establish Diplomatic Relations». 26 de abril de 2022. Consultado em 29 de abril de 2023
- ↑ «Vietnam, Trinidad and Tobago set up diplomatic ties». Vietnam Plus. Vietnam News Agency. 2 de fevereiro de 2023. Consultado em 4 de dezembro de 2023
- ↑ «Vietnam and Tonga established diplomatic relations». 21 de setembro de 2023. Consultado em 22 de setembro de 2023
- ↑ a b c «- Home Page»
- ↑ a b c d e f «Vietnam, the Cook Islands set up diplomatic ties». Vietnam News Agency. 26 de abril de 2022
- ↑ Lưu, Văn Lợi. Fifty Years of Vietnamese Diplomacy, 1945–1995. Volume II, 1975–1995. Hanoi: Thê Gioi Publishers, 2002. p. 246
- ↑ Kenya Embassy Vietnam. Retrieved on 6 February 2015.
- ↑ «Vietnam Embassy in Tanzania - main_page». Consultado em 6 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 20 de janeiro de 2015. Vietnam Embassy Tanzania.
- ↑ «Tanzania» (em vietnamita). Consultado em 12 de março de 2016
- ↑ «Tin tức xét tuyển Cao Đẳng 2018 - Embargentina.org.vn». Tin tức xét tuyển Cao Đẳng 2018 - Embargentina.org.vn. Consultado em 23 de maio de 2009. Cópia arquivada em 21 de julho de 2009
- ↑ «Vietnam». 31 de maio de 2011. Cópia arquivada em 31 de maio de 2011
- ↑ «- Home Page»
- ↑ «- VIETNAM - GUYANA RELATIONS». Mofa.gov.vn. Consultado em 18 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 19 de novembro de 2016
- ↑ «Inicio». embamex.sre.gob.mx
- ↑ «Endorsement contracts, wills, power of attorney, the document excerpt, copy, copies of documentation, translation abroad». Cópia arquivada em 1 de outubro de 2016
- ↑ «HO CHI MINH CONSULADO DE PANAMÁ». Panamian Ministry of Foreign Affairs. 2020. Consultado em 24 de julho de 2020
- ↑ «領事部». Paraguayan Embassy in Tokyo. Consultado em 26 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 20 de abril de 2020
- ↑ a b «AFP: Vietnam president hails joint ties in Venezuela visit». Consultado em 11 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 10 de março de 2009
- ↑ «- VIETNAM – VENEZUELA RELATIONS». Nofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 16 de julho de 2012
- ↑ «- Vietnam-Venezuela relations bear fruit». mofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015
- ↑ «Báo Nhân Dân - Phiên bản tiếng Việt». Báo Nhân Dân - Phiên bản tiếng Việt. Consultado em 18 de setembro de 2009. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2014
- ↑ «AFP: Vietnam and Venezuela set up 200 million dollar joint fund». Consultado em 11 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 10 de março de 2009
- ↑ «- State President receives Venezuelan oil corp.'s vice president». Mofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015
- ↑ «- Venezuela, Vietnam cooperate in agriculture». Mofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015
- ↑ «Vietnam-Afghanistan Relations: Ambassador Pham Calls on Ambassador Haidari - EMBASSY OF THE ISLAMIC REPUBLIC OF AFGHANISTAN | COLOMBO - SRI LANKA»
- ↑ «- VIETNAM AND THE REPUBLIC OF ARMENIA RELATIONS». Mofa.gov.vn. Consultado em 30 de julho de 2018
- ↑ «Vietnam - Bilateral Relations - Ministry of Foreign Affairs of the Republic of Armenia». Mfa.am. Consultado em 7 de setembro de 2015. Cópia arquivada em 30 de maio de 2018
- ↑ «Brunei-Vietnam Relations». Ministry of Foreign Affairs and Trade (Brunei). Consultado em 12 de fevereiro de 2014. Cópia arquivada em 22 de fevereiro de 2014
- ↑ a b c «Viet Nam-Cambodia trade set to increase 27%». Vietnam Business News. 18 de janeiro de 2008. Consultado em 11 de junho de 2008. Cópia arquivada em 23 de janeiro de 2008
- ↑ «NAGASAKI, Viet Nam target $2.3 billion in bilateral trade by 2010». Vietnam News. 21 de janeiro de 2008. Consultado em 11 de junho de 2008
- ↑ a b c d e «China, Vietnam find love». Asia Times. 21 de julho de 2005. Consultado em 3 de junho de 2008. Cópia arquivada em 23 de julho de 2005
- ↑ a b «China-Vietnam Bilateral Relations». Sina.com. 28 de outubro de 2005. Consultado em 3 de junho de 2008
- ↑ «Vietnam backs India for APEC membership». The Hindu. 7 de novembro de 2000. Consultado em 16 de junho de 2008. Cópia arquivada em 16 de dezembro de 2008
- ↑ a b c «Vietnam, India issue joint declaration on strategic partnership». VietNamNet Bridge. Consultado em 16 de junho de 2008. Cópia arquivada em 16 de dezembro de 2008
- ↑ «India and Vietnam in changing East Asia». Institute of Peace and Conflict Studies. Consultado em 16 de junho de 2008. Cópia arquivada em 20 de agosto de 2007
- ↑ «India-Vietnam: Developing a Strategic Partnership» (PDF). Asian Affairs. Consultado em 16 de junho de 2008
- ↑ «India, Vietnam sign MoU for bilateral cooperation on security». The Times of India. 24 de março de 2008. Consultado em 16 de junho de 2008
- ↑ «Vietnam Indonesia aim for all round cooperation, development». Vovnews.vn. Consultado em 16 de julho de 2009. Cópia arquivada em 27 de julho de 2011
- ↑ «The Israeli Government's Official Website, by the Ministry of Foreign Affairs». Consultado em 16 de julho de 2009. Cópia arquivada em 9 de abril de 2009
- ↑ «- Home Page»
- ↑ «Vietnam to build high-speed rail - Travel». Smh.com.au (em inglês). 7 de fevereiro de 2007. Consultado em 7 de abril de 2018
- ↑ Brown, MacAlister e Joseph J. Zasloff. "Relations with Vietnam". Laos: a country study (Andrea Matles Savada, editor). Library of Congress Federal Research Division (Julho de 1994). Este artigo incorpora o texto desta fonte, que é de domínio público.
- ↑ a b «Vietnamese agency reviews Mongolia ties before president's visit». Hanoi. Vietnam News Agency. 11 de abril de 2000
- ↑ «Mongolia, Vietnam sign new cooperation document.». Financial Times. 14 de janeiro de 2003
- ↑ a b «Vietnam, Mongolia aim for 10 million USD in trade». Vietnam News Agency. 13 de dezembro de 2008. Cópia arquivada em 7 de outubro de 2011
- ↑ «Mongolia, Vietnam sign transport, scientific, technical cooperation agreements.». Financial Times. 26 de maio de 2004
- ↑ Pham Thi Thu Thuy (2 de agosto de 2013). «The colorful history of North Korea-Vietnam relations». NKNews.org. Consultado em 3 de agosto de 2013
- ↑ «Ministry of Foreign Affairs, Republic of Korea-Asia Pacific». Consultado em 27 de junho de 2015. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2015
- ↑ Dang 2011, p. 32
- ↑ Tran 2011, p. 16
- ↑ «首頁 - Taipei Economic and Cultural Office in Vietnam 駐越南台北經濟文化辦事處». Web.roc-taiwan.org. Consultado em 7 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 27 de julho de 2016
- ↑ «首頁 - 駐胡志明市台北經濟文化辦事處 TAIPEI ECONOMIC AND CULTURAL OFFICE, HCM». Roc-taiwan.org
- ↑ «Vietnam Economic & Culture Office in Taipei - Contact». 16 de maio de 2009. Cópia arquivada em 16 de maio de 2009
- ↑ a b c d «Relations between Turkey and Vietnam». Ministry of Foreign Affairs. Consultado em 6 de outubro de 2020
- ↑ «Commercial and Economic Relations between Turkey and Vietnam». Ministry of Foreign Affairs. Consultado em 6 de outubro de 2020
- ↑ «- VIETNAM - BELARUS RELATIONS». Mofa.gov.vn
- ↑ «Political Relations between Belarus and Vietnam - Embassy of the Republic of Belarus in Socialist Republic of Vietnam». Vietnam.mfa.gov.by. Consultado em 30 de julho de 2018
- ↑ «Vietnamese embassy in Minsk». Vietnamembassy-belarus.org. Consultado em 7 de setembro de 2015. Cópia arquivada em 5 de janeiro de 2016
- ↑ «Министерство на външните работи». Министерство на външните работи. Consultado em 16 de julho de 2009. Cópia arquivada em 19 de junho de 2009
- ↑ «- Bulgaria». Mofa.gov.vn. Consultado em 21 de fevereiro de 2015
- ↑ «Bulgaria, Vietnam to Cooperate in Healthcare». Novinite.com. Consultado em 21 de fevereiro de 2015
- ↑ «Danmark i Vietnam». Ambhanoi.um.dk. Consultado em 21 de fevereiro de 2015.[Ligação inativa]
- ↑ «- Home Page»
- ↑ Antonio G. Filipazzi, Rappresentanze e Rappresentanti Pontifici dalla seconda metà del XX secolo (Libreria Editrice Vaticana 2006 ISBN 88-209-7845-8), p. X, XII, XV, 189
- ↑ "Embassy Information" Arquivado em 2018-09-10 no Wayback Machine.
- ↑ "List of Vietnamese Embassies and Consulates abroad" Arquivado em 2007-06-16 na Archive.today, 48th International Mathematical Olympiad, consultado em 28 de abril de 2009.
- ↑ a b «- Information about Viet Nam - Macedonia relation». Consultado em 26 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 27 de fevereiro de 2017
- ↑ «Portugal – Vietname, 500 anos de História – Jornal O Clarim». Oclarim.com.om. Consultado em 21 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 14 de janeiro de 2015
- ↑ «Portal das Comunidades Portuguesas». Secomunidades.pt. Consultado em 30 de julho de 2018. Cópia arquivada em 14 de janeiro de 2015
- ↑ «Vietnam-Russia traditional ties reach new heights». Embassy of Vietnam in the United States of America. 5 de março de 2001. Consultado em 8 de agosto de 2007
- ↑ «Serbia-Vietnam, Bilateral relations». www.mfa.gov.rs. Cópia arquivada em 14 de agosto de 2009
- ↑ «- Home Page»
- ↑ «Spain – Countries – Office of the Historian». History.state.gov. Consultado em 21 de fevereiro de 2015
- ↑ «Political issues of Ukraine and Vietnam - Embassy of Ukraine in the Socialist Republic of Vietnam». Consultado em 11 de agosto de 2014. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2014
- ↑ «British Embassy Hanoi». UK.GOV. Consultado em 5 de julho de 2023
- ↑ «- Home Page»
- ↑ «Vietnam – New Zealand Relations». Wellington: Embassy of the Socialist Republic of Vietnam in New Zealand
Trabalhos citados
[editar | editar código-fonte]- Dang, Xuan Tanh (Agosto de 2011), «AEC, ECFA and Vietnam–Taiwan Economic Relations» (PDF), Taiwan–Vietnam Economic Cooperation: Moving Towards the 2015 Vision of ASEAN Economic Integration, consultado em 4 de dezembro de 2012, cópia arquivada (PDF) em 24 de dezembro de 2013
- Tran, Quang Minh (Agosto de 2011), «Two decades of Taiwan's FDI in Vietnam: An analysis» (PDF), Taiwan–Vietnam Economic Cooperation: Moving Towards the 2015 Vision of ASEAN Economic Integration, consultado em 4 de dezembro de 2012, cópia arquivada (PDF) em 24 de dezembro de 2013
Leitura adicional
[editar | editar código-fonte]- Amer, Ramses. "Border conflicts between Cambodia and Vietnam." IBRU Boundary and Security Bulletin 5.2 (1997): 80-97 online.
- Asselin, Pierre. Vietnam's American War: A History. (Cambridge University Press, 2018) online
- Brown, Frederick Z. "Rapprochement Between Vietnam and the United States." Contemporary Southeast Asia (2010): 317-342 online.
- Cuong, Nguyen Xuan, e Nguyen Thi Phuong Hoa. "Achievements and Problems in Vietnam: China Relations from 1991 to the Present." China Report 54.3 (2018): 306-324. online
- Gin, Christopher M. "How China Wins: A Case Study of the 1979 Sino-Vietnamese War" (Army Command And General Staff College Fort Leavenworth KS, 2015) online Arquivado em 2020-03-25 no Wayback Machine.
- Ha, Lam Thanh, e Nguyen Duc Phuc. "The US-China Trade War: Impact on Vietnam." (2019). online Arquivado em 2022-08-14 no Wayback Machine
- Hiep, Nguyen Quang. "Vietnam-China trade relations and the effects of the US-China trade war." Business and Economic Research 9.4 (2019): 1-11.
- Hood, Steven J. Dragons Entangled: Indochina and the China-Vietnam War (ME Sharpe, 1993).
- Leighton, Marian Kirsch. "Perspectives on the Vietnam-Cambodia border conflict." Asian Survey 18.5 (1978): 448–457. online
- Levinson, David, e Karen Christensen, eds. Encyclopedia of Modern Asia. (2002) vol 6.
- Morris, Stephen J. Why Vietnam invaded Cambodia: Political culture and the causes of war (Stanford University Press, 1999).
- Path, Kosal. "The Duality of Vietnam’s Deference and Resistance to China." Diplomacy & Statecraft 29.3 (2018): 499–521. online
- Thanh, Luong Ngoc. "Vietnam's Foreign Policy in the post-Cold War Era: Ideology and Reality." (PhD dissertation Hiroshima University 2013) online.
- Thayer, Carlyle A. "Vietnam in 2013: Domestic contestation and foreign policy success." Southeast Asian Affairs (2014): 355-372 online.
- Tran, Thi Bich, e Yoichiro Sato. "Vietnam's Post‐Cold War Hedging Strategy: A Changing Mix of Realist and Liberal Ingredients." Asian Politics & Policy 10.1 (2018): 73-99 online.
- Vuving, Alexander L. "Strategy and evolution of Vietnam's China policy: a changing mixture of pathways." Asian Survey 46.6 (2006): 805-824 online
- Westad, Odd Arne, e Sophie Quinn-Judge, eds. The third Indochina war: conflict between China, Vietnam and Cambodia, 1972-79 (Routledge, 2006).
- Womack, Brantly. "Asymmetry and systemic misperception: China, Vietnam and Cambodia during the 1970s." Journal of Strategic Studies 26.2 (2003): 92-119 online.