Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Wikipédia, a enciclopédia livre
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é um tipo de autarquia existente no Brasil à qual a administração direta outorga os serviços públicos de saneamento básico, notadamente o abastecimento de água e o tratamento de esgoto.
Histórico
[editar | editar código-fonte]SAAEs são presentes na estrutura administrativa de parte considerável dos municípios brasileiros e foram criados por volta do início da segunda metade do século XX, e, na maioria dos casos, a criação dos SAAEs era advinda de programas de saneamento do Ministério da Saúde. Na década de 1960, muitos foram geridos em parceria com a Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP), entidade que foi fundida à FUNASA.
Como exemplos existem Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos,[1] Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto,[2] Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos,[3] Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba[4] e Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (criado pela lei municipal de número 1.826, de 10 de agosto de 2017).[5][6]
Alguns SAAEs de alguns municípios não aceitam pagamento dos boletos por meio de Casas Lotérica ou internet banking, o que para os dias de hoje pode ser uma dificuldade ou um lado negativo para o consumidor que precisam se deslocar até uma agência do SAAE.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior
Referências
- ↑ http://www.saaeguarulhos.sp.gov.br:8081/
- ↑ http://www.saaesalto.sp.gov.br/
- ↑ http://www.saaesaocarlos.com.br/
- ↑ http://www.saaesorocaba.com.br/
- ↑ SAAE de Oeiras completa um ano levando água tratada e qualidade de vida para população. oeiras.pi.gov.br. Acesso em 6 de abril de 2019.
- ↑ LEI Nº 1.826, DE 10 DE AGOSTO DE 2017.pdf. Câmara Municipal de Oeiras. Acesso em 6 de abril de 2019
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, publicação do IBGE