Rebelde Way (telenovela portuguesa) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Rebelde.
Rebelde Way
Rebelde Way (telenovela portuguesa)
Informação geral
Formato Telenovela
Género
Duração ± 45 minutos
Estado terminada
Criador(es) João Matos
Baseado em Rebelde Way, de Cris Morena
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 221
Produção
Diretor(es) Carla Carvalho
Produtor(es) Teresa Amaral
Câmara multicâmara
Tema de abertura "Rebelde", RBL
Tema de encerramento "Amor Imortal", RBL
Música por Miguel Martins
Empresa(s) produtora(s) TDN Produções
Localização
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição 576i (SDTV)
Formato de áudio estéreo
Transmissão original 25 de agosto de 2008 – 16 de julho de 2009
Cronologia
Programas relacionados

Rebelde Way é uma telenovela portuguesa juvenil produzida pela TDN Produções que foi exibida pela SIC de 25 de agosto de 2008 a 16 de julho de 2009. É a "10.ª novela" do canal.

Escrita e adaptada por João Matos a partir da série argentina com o mesmo nome criada por Cris Morena, conta com a colaboração de Cararina Dias, Pedro Cavaleiro, Raquel Palermo e Filipa Guimarães como guionistas, a direção de Carla Carvalho, a realização de Iva Areias e João Duque e a supervisão de Teresa Guilherme e Attílio Riccó.

Conta com as atuações de Tiago Barroso, Joana Alvarenga, Nelson Antunes e Joana Anes nos papéis principais.

O Prestige International School é um prestigiado colégio interno onde os alunos recebem uma educação excelente e são, portanto, melhor preparados para um grande futuro. Além disso, este colégio conta ainda com um programa de bolsas de estudos para jovens de baixos recursos financeiros. Não obstante, são poucos os alunos que costumam acabar a sua graduação neste colégio, uma vez que são constantemente perseguidos por uma sociedade secreta, denominada de "Os Puros", cujo propósito é conservar a pureza da classe privilegiada.

Entre todos os alunos, destacam-se a Mia, o Manuel, o Pedro e a Lisa, quatro jovens que, apesar das suas enormes diferenças, descobrem algo que os unirá acima de tudo: o grande amor pela música. Acabam, assim, por formarem a banda RBL. Filha de um conceituado estilista de moda, a Mia detesta o mau gosto e gosta de ajudar as bolseiras a ficarem mais fashion. Vindo de Paris para vingar a morte do pai, o Manuel verá o seu mundo descambar quando descobrir que o suposto assassino do pai é o pai da miúda de quem gosta, Mia Rossi. Por sua vez, o Pedro é filho do Presidente da Câmara e, apesar de adorar a música, o pai espera que ele ocupe o seu lugar um dia mais tarde. Por último, a Lisa é filha de uma atriz famosa com a qual anda constantemente à birra, devido ao sentimento de inferioridade que sente para com a mãe. Porém, apesar de tudo, adora a mãe.

Estes quatro jovens e todos os seus colegas vivem no colégio e viverão experiências incríveis. Esta é a história de um grupo de adolescentes que abrem os olhos para a realidade do mundo elitista, onde o poder e os bens materiais são sobrevalorizados. Lutarão por romperem as barreiras sociais, pelo direito de amar e pelos ideais em que acreditam.

Elenco principal

[editar | editar código-fonte]
  • Tiago Barroso como Pedro Silva Lobo, um dos integrantes da banda RBL. Filho do Presidente da Câmara, o Pedro é um rapaz rico e mimado que não olha a meios para atingir os fins. Sedutor, é um jovem popular e charmoso, tanto que costuma aproveitar-se disso para engatar miúdas. Vive em confronto constante com o pai, que possui expetativas muito altas a seu respeito, e exerce uma grande pressão sobre ele. Tem, como grande suporte, a mãe, que o apoia em tudo e o defende do marido. Apesar de viver uma relação de amor ódio com a Lisa, é apaixonado por ela, mas nunca o demonstra. Os seus melhores amigos são o Tomás e o Gui. Tal como o Manuel, a Mia e a Lisa, também tem uma grande paixão pela música. É um excelente compositor. No final da novela, recomeça o namoro com a Lisa.
  • Joana Alvarenga como Elisabeth «Lisa» Scott, um dos integrantes da banda RBL e filha de Sónia. Rebelde por natureza, Lisa vive uma relação de amor ódio com a mãe, a reconhecida atriz e ex-modelo, Sónia Valentino. Abandonada pelo pai, John Scott, Lisa foi criada pela mãe, de quem sente inveja e sente-se inferior. Obrigada pelo pai, que acha que ela foi muito mal educada pela mãe, acaba por entrar no colégio. Por considerá-la fútil e mimada, tem um confronto imediato com a Mia e apelida-a de "Barbie". Frontal e irónica, a Lisa não tem medo de expressar as suas opiniões, o que acaba por lhe originar vários problemas tanto com os professores como com os colegas. Apaixonada por Pedro, oculta os seus sentimentos, uma vez que o considera um mimado e betinho. No entanto, por diversas vezes, ambos vivem momentos apaixonados e românticos. Tem uma breve relação com o Salvador que acaba pouco tempo depois, pois descobre que este namora com ela e a Mia. Tem ainda uma relação com o Henrique e o Simão e ainda uma relação de curta duração com o seu melhor amigo, Marco. As suas grandes amigas são a Elsa e a Íris. Tal como o Manuel, a Mia e o Pedro, também tem uma grande paixão pela música e pela dança. No final da novela, recomeça o namoro com o Pedro.
  • Nelson Antunes como Manuel Guerreiro, um dos integrantes da banda RBL. Manuel vive em Paris com a família e namorada até ao momento em que o pai se suicida devido a um negócio que o deixou com dificuldades financeiras. Com o objetivo de se vingar de Afonso Rossi, por achar ser o culpado da morte do pai, regressa a Portugal. Para tal, candidata-se a uma bolsa no Prestige International School de modo a aproximar-se da filha do seu rival, Mia Rossi. No entanto, apaixona-se por ela, apesar de nunca o assumir. Como tal, acaba por se ter uma relação com as duas melhores amigas da Mia, Kika e Vicky, e ainda com uma aluna popular do 12º ano, Julieta. Justo e leal, o Manuel odeia injustiças e preconceitos. Deste modo, luta constantemente contra a seita do colégio, cujo objetivo é expulsar todos os alunos bolseiros, Os Puros. Os seus melhores amigos são o Gabriel e o Marco. Adora cantar e dançar. Tal como a Mia, a Lisa e o Pedro, a música e a dança são igualmente grandes paixões para o Manuel. Acaba por descobrir que, afinal, o Afonso Rossi não teve culpa nenhuma na morte do pai. No final da novela, recomeça o namoro com a Mia.
  • Joana Anes como Mia Rossi, filha de Afonso e integrande da banda RBL. A Mia cresceu sem mãe, supostamente falecida num acidente de avião. Rica e mimada, a Mia é a miúda mais popular do colégio e adora preocupar-se com a sua imagem. Fútil, adora cosméticos e roupas e está sempre atenta às últimas tendências. Tem uma breve relação com o Salvador que acaba pouco tempo depois, pois descobre que este namora com ela e a Lisa. As suas melhores amigas são a Kika e a Vicky que lhe fazem todas as vontades. Apaixona-se por Manuel, aluno bolseiro que vem de França. Ao descobrir que a Kika está apaixonada por ele, coloca-se de lado e, desta forma, acaba por criar uma relação de amor ódio com o Manuel. Alguns meses depois, acabam por namorar, mas a relação não dura muito devido a vários fatores. Entretanto, envolve-se com o professor Ricardo Moura, mas oculta a relação por esta ser considerada proibida tanto pelo colégio como pelo pai. Tal como o Manuel, a Lisa e o Pedro, a música e a dança são igualmente grandes paixões para a Mia. No final da novela, acaba com o Manuel e acaba por conhecer a mãe, Maria, que entretanto regressa para lhe pedir perdão.

Elenco recorrente

[editar | editar código-fonte]

Elenco adicional

[editar | editar código-fonte]
RBL
Rebelde Way (telenovela portuguesa)
Banda sonora de RBL
Lançamento 11 de maio de 2009
Género(s) pop
Duração 42:14
Idioma(s) português
Formato(s) CD, Download digital, streaming
Editora(s) iPlay
Singles de RBL
  1. "Rebelde"
    Lançamento: 11 de maio de 2009 (2009-05-11)
  2. "Amor Imortal"
    Lançamento: 11 de maio de 2009 (2009-05-11)

RBL é a banda sonora oficial da telenovela, acompanhada de 12 músicas originais, que foi lançada a 11 de maio de 2009.[1][2] O primeiro single "Rebelde" faz parte do tema de abertura da telenovela e o segundo single "Amor Imortal" faz parte do tema de encerramento.

N.º TítuloArtista(s) Duração
1. "Resistir"  RBL 3:27
2. "Amor Imortal"  RBL 3:39
3. "Reste Amor"  RBL 3:30
4. "Chegou a Hora"  RBL 3:13
5. "Há que Viver"  RBL 3:23
6. "Marcas do Passado"  RBL 4:01
7. "Assim Completamente"  RBL 3:42
8. "P'ra Quê Chorar"  RBL 3:34
9. "Vida"  RBL 4:08
10. "Eu Sou Assim"  RBL 3:11
11. "Ponto Final"  RBL 3:16
12. "Rebelde"  RBL 3:10

Final adaptado

[editar | editar código-fonte]

Apesar da versão portuguesa só ter tido uma temporada, ao contrário da versão original que teve duas temporadas, o final foi alterado de modo a que os casais protagonistas acabassem juntos. Também o rumo de várias outras personagens foi alterado.

Transmissão na OPTO

[editar | editar código-fonte]
PartesEpisódiosOriginalmente exibido
O Início81 de abril de 2024 (2024-04-01)
13529 de abril de 2024 (2024-04-29)
23527 de maio de 2024 (2024-05-27)
33624 de junho de 2024 (2024-06-24)
44129 de julho de 2024 (2024-07-29)

A 23 de fevereiro foi anuciado que a novela ficaria disponível na plataforma de streaming OPTO.[3][4] Antes do lançamento oficial, a 1 de abril, foram disponibilizados os primeiros 8 episódios, intitulados "Rebelde Way - O Início", que mostram a vida dos protagonistas Pedro, Mia, Manuel e Lisa antes de se conhecerem no Prestige International School.[5] A novela foi dividida em 7 partes. Foi lançada oficialmente a 29 de abril de 2024 com 35 episódios, tratando-se da 'parte 1'.[6][7] A 27 de maio de 2024, foi lançada a 'parte 2', com 35 episódios.[8] A 24 de junho foi lançada a 'parte 3', com 36 episódios.[9] A 29 de julho foi lançada a 'parte 4', com 41 episódios.[10]

Estreou no dia 25 de Agosto de 2008 com 8.8% de audiência média e 22.2% de share.[11] No último episódio, obteve 4.5% de audiência média e 30.4% de share.

Referências

  1. «RBL by RBL on Apple Music». 11 de maio de 2009. Consultado em 23 de julho de 2024 
  2. «RBL by RBL on Discogs». 11 de maio de 2009. Consultado em 23 de julho de 2024 
  3. SAPO. «Alerta, nostalgia. "Rebelde Way" está prestes a chegar à Opto. Veja a reação dos atores». MAGG. Consultado em 23 de fevereiro de 2024 
  4. SAPO. «Alerta, nostalgia. "Rebelde Way" está prestes a chegar à Opto. Veja a reação dos atores». MAGG. Consultado em 23 de fevereiro de 2024 
  5. SAPO. «"Rebelde Way" já tem data de estreia na OPTO SIC. E há quem queira fazer nova temporada». MAGG. Consultado em 1 de maio de 2024 
  6. «Era fã de "Rebelde Way"? A série está de regresso e vai ficar disponível na OPTO». SIC Notícias. 29 de abril de 2024. Consultado em 1 de maio de 2024 
  7. «Quase 16 anos depois, Rebelde Way já está novamente disponível». 30 de abril de 2024. Consultado em 1 de maio de 2024 
  8. Oliveira, Anselmo (24 de maio de 2024). ««Rebelde Way» ganha novos episódios na OPTO». Quinto Canal. Consultado em 24 de maio de 2024 
  9. «Conheça a data de estreia dos novos episódios de "Rebelde Way" na OPTO». 6 de junho de 2024. Consultado em 2 de julho de 2024 
  10. «Já há data de estreia dos novos episódios de "Rebelde Way" na Opto». 2 de julho de 2024. Consultado em 2 de julho de 2024 
  11. «Rebelde Way chegou à SIC». www.marktest.com. Consultado em 26 de junho de 2023 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]